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      Produtividade e Gestão

      Entenda os desafios da comunicação corporativa e como superá-los!

      2 anos atrás - por:

      comunicação corporativa

      A comunicação corporativa de uma empresa é cada vez mais importante para criar uma boa imagem da marca e apresentar seus produtos e valores, visto que se trata de um conjunto de ações e processos aplicado com o intuito de se fortalecer no mercado.

      Por meio dela é possível melhorar o alinhamento com o público interno e externo, minimizando erros que podem impactar negativamente no ramo no qual está inserida. Contudo, existem alguns desafios que devem ser conhecidos e superados para manter a efetividade dessa comunicação. Por isso, elaboramos este post. Acompanhe!

      Quais são os principais desafios da comunicação corporativa?

      Existem alguns erros que são mais recorrentes quando falamos dos desafios que devem ser superados para obter uma comunicação corporativa eficaz. Veja a seguir quais são!

      Tecnologias desatualizadas

      Apesar das diversas ferramentas disponíveis no mercado, originárias do avanço digital, muitas companhias ainda não investem o suficiente em canais adequados, prejudicando a comunicação entre empresa, colaboradores e clientes.

      Ausência de recursos e investimentos

      O principal fator que gera a falta de investimento na comunicação corporativa é a baixa percepção de valor por parte da alta gestão. O resultado disso é um time reduzido, que acaba ficando sobrecarregado de atividades e com ferramentas ultrapassadas para atingir os funcionários.

      Em empresas de pequeno porte isso ainda se torna mais complicado, pois normalmente não existe uma pessoa exclusiva para atuar na área de TI e a responsabilidade costuma recair sobre os setores relacionados.

      Pouca participação estratégica

      A falta de participação estratégica está diretamente ligada à dificuldade de percepção da diretoria em relação à importância da comunicação interna para a organização, mesmo conhecendo a necessidade do papel desenvolvido por esse departamento.

      Essa baixa compreensão muitas vezes é resposta da dificuldade que os colaboradores da área têm para medir e monitorar os indicadores de comunicação interna, que precisam estar sempre unidos aos objetivos estratégicos da companhia.

      É necessário estabelecer metas que vão além de somente “distribuir avisos”. E essa análise precisa estar focada nos resultados. Por esse motivo, em vez de avaliar quantas pessoas clicaram em um e-mail enviado, que tal mensurar os impactos que a mensagem gera em relação a comportamentos, atitudes e conhecimento? Essa é uma boa alternativa.

      Falta de alcance a todos os funcionários

      Existem alguns trabalhadores que são de difícil acesso por não atuarem nas dependências da empresa. Esses acabam, muitas vezes, ficando desconectados das novidades, metas e projetos da instituição, o que significa um grande problema para toda a equipe.

      Por isso, atingir esses funcionários requer uma estratégia especial por parte dos responsáveis pela comunicação interna, como, por exemplo, a utilização de uma rede social ou de um aplicativo da companhia para que eles possam se manter conectados enquanto estiverem longe dos demais membros da organização.

      Como otimizar a comunicação corporativa e superar os desafios?

      Existem diversas medidas que podem ser implementadas com o intuito de evitar ou corrigir problemas que possam afetar negativamente a comunicação corporativa. Conheça algumas delas.

      Elimine os ruídos de comunicação

      No processo de comunicação existem três componentes básicos: o emissor, o receptor e a mensagem. Há também fatores que interferem na transmissão e tornam a mensagem pouco eficaz, conhecidos como ruídos. Para eliminar o ruído, é necessário encontrar sua fonte, que pode ser semântica, física, psicológica e fisiológica e, então, adotar algumas medidas para combater esse problema.

      Implemente uma comunicação interna eficiente

      O maior problema é que muitas instituições ainda contam com uma estrutura conhecida como comando e controle. Nela, algumas decisões são tomadas pela alta gestão sem consultar outros membros da equipe, sendo acatadas pelos demais trabalhadores da companhia. Construir uma excelente comunicação corporativa capaz de dar voz aos colaboradores, parceiros e investidores é fundamental, tendo em vista que ao contrário a companhia pode fracassar.

      Você pode investir em reuniões mais informais para aprimorar a comunicação, para que a troca de ideia aconteça e, assim, fortaleça os relacionamentos e torne o local de trabalho mais positivo, leve e aberto.

      A liderança que ouve os trabalhadores conta com várias vantagens, considerando que caso exista algum tipo de problema na instituição, eles são os primeiros a saber e conseguem resolver a situação de uma forma mais tranquila para todos.

      Valorize o trabalho dos funcionários

      Outra ação importante para aprimorar a comunicação dentro da empresa e motivar o empregado é valorizar seu trabalho. Dessa forma, ele vai se sentir engajado e vestir a camisa para atingir os objetivos propostos.

      Para atingir essa meta, uma opção é fornecer algum tipo de bônus ou benefício por produtividade, por exemplo. É possível, ainda, realizar em um período determinado uma pesquisa com todos os membros do time para compreender o que eles pensam sobre a instituição, ouvir sugestões de melhorias, críticas construtivas, feedbacks etc.

      Assim, eles se sentirão realmente como parte do êxito do negócio, o que auxilia muito a melhorar a comunicação interna e, consequentemente, elevar a produtividade de cada um e alcançar resultados mais positivos.

      Converse nos momentos de crise

      Os momentos de crises podem ocorrer por diversos motivos, como rombos nas finanças, recebimento de multas pesadas por descumprimento da legislação, desastres ambientais, crises econômicas, entre outros. Elas precisam ser conduzidas com o máximo de comunicação, tanto com o público interno quanto com o externo.

      Contudo, é um grande desafio manter o diálogo nessas horas, fazendo com que muitos gestores realizem exatamente o contrário: comecem a segurar informações, cometendo um erro grave. Uma alternativa nesse caso é contar com uma assessoria de imprensa para repassar com clareza o que realmente está acontecendo.

      Conte com canais de comunicação mais modernos

      Antigamente, os canais de comunicação estavam restritos a poucas possibilidades, como, por exemplo, caixa de sugestões, mural de recados e informativo interno. Nos dias atuais, com o crescimento da tecnologia, é possível utilizar canais mais modernos, como notebook, smartphone, redes sociais, aplicativos, entre outros.

      Pensando nisso, é preciso buscar evoluir, mudar e se adaptar às novas exigências para eliminar essa barreira imposta por alguns gestores, principalmente em organizações mais burocráticas e antigas.

      Agora que você conhece os principais desafios enfrentados pela comunicação corporativa, aproveite as dicas aqui apresentadas para elaborar um planejamento e eliminar qualquer problema que possa interferir no diálogo entre liderança e colaboradores da sua empresa, aumentando as chances de sucesso do negócio.

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