Conheça as 4 principais dicas para otimizar pagamentos online

mobile payment credit card hand holding phone flat

São centenas de canais de venda de alta performance que estão se moldando conforme as necessidades de cada cliente. Preços acessíveis, produtos diferenciados, atendimento personalizado e formas de pagamento que cabem perfeitamente nas condições de cada usuário. O primeiro contato que o cliente tem com o layout da página e demais funcionalidades passa a ser o grande diferencial.

Mas otimizar o recebimento de pagamentos online dos clientes não é tão simples. É preciso que o usuário se sinta seguro para fornecer suas informações pessoais e bancárias e, finalmente, possa finalizar o processo de compra.

Os novos e-consumidores não esperam apenas um bom produto. Oferecer a melhor experiência de compra, desde a hora em que ele entra no ambiente virtual até o check-out é o grande diferencial. É preciso tornar o ambiente online mais agradável para a navegação, mais seguro para o pagamento das compras e mais objetivo para as especificações dos produtos que, consequentemente, vão gerar maior credibilidade e aumento das vendas.

Conheça as 4 principais dicas para otimizar pagamentos online. Acompanhe!

1. Ofereça várias opções de pagamento online

O e-consumidor está cada vez mais exigente e dinâmico diante das escolhas de pagamento. Cartão de crédito, débito em conta, boleto bancário, PayPal e tantas outras possibilidades devem estar ao alcance dos mais variados perfis de usuários.

Segundo pesquisa apresentada em um infográfico da Milo, 56% dos entrevistados esperam encontrar várias opções de pagamento online na página de check-out. Pesquise e estude as formas de pagamento online mais utilizadas pelo seu público-alvo. Vale destacar que é importante verificar o que o concorrente está oferecendo e quais estratégias estão sendo utilizadas em relação aos pagamentos.

Mas, antes de oferecer qualquer forma de pagamento, é importante pesquisar tanto as intermediadoras quanto operadoras de cartão, já que cada uma delas conta com diferentes benefícios, taxas e vantagens. Além disso, analise prazos oferecidos, meios de parcelamento para seu cliente e formas de recebimento do valor da compra para sua empresa.

2. Faça com que os erros sejam fáceis de serem corrigidos

O cliente colocou todos os dados bancários, mas esqueceu de preencher o código postal. Ao otimizar o recebimento de pagamentos online, é possível apontar o erro para o cliente e facilitar o processo de correção ou inclusão de informações. Algumas páginas de check-out indicam no topo da página uma mensagem de erro que nem sempre é facilmente visualizada pelo cliente, que acaba não percebendo o que ocorreu.

É essencial que a mensagem de erro apareça no campo em que o problema aconteceu. O que facilita para o cliente saber exatamente o que está faltando ou precisa ser corrigido — evitando assim a desistência da compra.

Outra dica importante é não eliminar as informações que já foram digitadas pelo cliente no caso de erro. Para facilitar todo o processo, possibilite que os dados sejam recarregados posteriormente ao problema, apresentando com clareza a mensagem de erro nos respectivos campos para a correção ou para a inclusão dos dados.

3. Invista em um design amigável e intuitivo

Investir em um design amigável e que ofereça uma navegação intuitiva e simples é uma grande vantagem competitiva, possibilitando que o cliente permaneça na página e não pense em abandonar a compra.

É importante considerar que os usuários virtuais não querem pensar antes de executar suas ações. Por isso, aposte em um site visualmente bonito e com navegabilidade intuitiva, afinal, a maioria das pessoas que utiliza o ambiente virtual o acessa por meio de dispositivos móveis.

Por isso, dê atenção no design intuitivo e verifique como a página se adapta ao tamanho das telas que serão utilizadas pelos usuários, como tablets e smartphones.

4. Realize tudo em uma única tela

A maneira mais fácil de tornar o processo de finalização de compra e de pagamento online mais fácil é disponibilizar tudo em uma única tela. Ou seja, o cliente confere o valor da compra, escolhe a forma de pagamento online, coloca os dados bancários ou informações pessoais requeridas e faz login na sua conta, autorizando que toda a transação possa ser realizada — tudo em poucos cliques e sem a necessidade de abertura de outras abas.

Para continuar sempre por dentro das novidades e crescer cada vez mais com sua empresa, siga nossos perfis nas redes sociais (Facebook , Linkedin) para acompanhar todo o nosso conteúdo!