Expansão de Operações: por que investir no aluguel de Galpões Logísticos?

*Este artigo foi produzido pela Log CP em parceria com a e-Sales.

 

Quando uma empresa inicia o processo de expansão de operações, precisa planejar questões como as novas regiões de atendimento, estratégias de distribuição e a localização das novas unidades, por exemplo. Nesse sentido, o aluguel de galpões logísticos pode se tornar um grande aliado do seu negócio.

A seguir, listamos alguns motivos pelos quais essa decisão pode ser altamente benéfica. Continue com a leitura e veja quais são eles!

Permite a criação de um centro de distribuição
Um dos aspectos referentes ao planejamento do crescimento do negócio está em alcançar um público maior, que pode até mesmo estar localizado em regiões diferentes das que são atendidas nesse primeiro momento.

Com o aluguel de galpões logísticos, torna-se possível estruturar um centro de distribuição. Ele poderá ser responsável por armazenar os estoques, fazer a expedição dos pedidos e organizar o transporte.

Além disso, o espaço servirá como o chamado “estoque pulmão” e será possível até mesmo enviar os produtos para as outras unidades — que mantém seus estoques menores.

Facilita o processo de distribuição
Elaborar uma rede de distribuição eficiente é fundamental para que sua empresa consiga entregar os pedidos em um prazo adequado, no local escolhido pelo cliente, pelo menor custo possível — uma das premissas mais básicas da logística.

Nesse sentido, o aluguel de galpões logísticos também ajuda a tomar decisões mais inteligentes, já que normalmente estão localizados próximos de saídas importantes, que facilitam a chegada e, principalmente, a saída de veículos para outras regiões.

Reduz custos com transporte
Com a expansão das suas operações e uma abrangência maior do público, espalhado por diversas regiões, escolher uma localização mais centralizada e ao mesmo tempo próxima dos clientes, ajuda a reduzir os custos com o transporte de produtos.

Isso acontece em decorrência da facilidade em planejar a roteirização e pela diminuição na distância total que precisa ser percorrida para a realização das entregas.

Além disso, com essa proximidade e um planejamento adequado de transportes, torna-se possível oferecer prazos menores para o envio dos pedidos. Este é um dos fatores determinantes para o fechamento da compra e ajuda a aumentar a satisfação dos clientes.

Proporciona rapidez na implantação das novas operações
Esta é, talvez, uma das maiores vantagens de se investir no aluguel de galpões logísticos. Como as estruturas já estão prontas — precisam de, no máximo, algumas adequações —, o início da operação pode se dar em um prazo muito menor do que quando se opta por construir.
Além da vantagem do tempo, o aluguel também gera custos consideravelmente menores do que quando se constrói ou compra uma estrutura própria.

Outro aspecto que vale a pena ressaltar é que o galpão não precisa ser usado apenas como um local de armazenagem. Ele também pode ser aproveitado para abrigar o escritório administrativo, diminuindo os gastos que sua empresa tem com o aluguel de imóveis.

O aluguel de galpões logísticos é uma das formas mais rápidas e menos onerosas de abrigar uma nova operação ou aumentar a capacidade de armazenagem e movimentação de mercadorias.
Mas lembre-se: é preciso tomar o cuidado de pesquisar mais sobre a empresa que cederá o espaço, quais serviços ela oferece e qual é a melhor opção de acordo com o seu modelo de negócio.
Gostou desse artigo e quer continuar por dentro de outras dicas para melhorar a logística do seu negócio? Então siga nossos perfis nas redes sociais e não perca nenhum conteúdo: estamos no Facebook, YouTube, Flickr, LinkedIn e Twitter!