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Frete x Abandono de carrinho: entenda essa relação

07/10/2017

A empresa de software Ve Interactive Brasil realizou, no último ano, uma pesquisa que apontou uma redução de 5% na taxa de abandono de carrinho de compras na área de e-commerce em nosso país.

Apesar dessa diminuição, essa taxa ainda é muito alta: 83,73% em 2015. A Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) realizou outro estudo, só que em 2013, a respeito também da taxa de abandono de carrinho, e concluiu que 53% do total de clientes que abandonam carrinhos fazem isso por causa do alto custo do frete.

A questão que todos nós sabemos, e sem depender de pesquisas, é que o frete no nosso país é muito caro. E esse caro se torna abusivo quando falamos das regiões mais afastadas do eixo sul-sudeste, como algumas cidades da região norte, por exemplo. Esse mesmo estudo da ESPM apontou que outro motivo para o abandono do carrinho é o prazo de entrega, geralmente alto.

Você percebe a relação entre o frete e o abandono de carrinho?

O alto custo do frete

Nós compramos tudo pela internet, até mesmo os itens do supermercado. O problema surge quando você seleciona os seus produtos, clica no botão “comprar” e digita o CEP para ver o custo da entrega. Eis que o valor do frete é alto demais. Em alguns casos — pasmem! — supera o valor do produto, principalmente se este não for alto e a pessoa morar no interior de uma região afastada do centro de distribuição.

Para driblar o alto custo do frete, o lojista pode oferecer condições especiais de frete para quem morar mais próximo da transportadora ou até mesmo descentralizar a sua distribuição, para que dessa forma o frete não fique tão caro para o consumidor.

O prazo longo de entrega

Somos imediatistas. Compramos? Queremos o produto. É claro que o prazo de entrega deve existir, porém, se ele for grande demais, o consumidor pode buscar outra alternativa para adquirir o produto.

O prazo de entrega, na maioria das vezes, é afetado pelas dimensões continentais do nosso país e também pela localização do centro de distribuição. A questão da infraestrutura também justifica esse valor, mas esse ponto não pode ser melhorado diretamente por nós.

Possibilidades para resolver o problema

A solução para o prazo de entrega pode ser trabalhar com mais de uma transportadora ou, assim como no tópico anterior, descentralizar a distribuição dos produtos. Com mais de uma transportadora fazendo a entrega dos produtos é possível batalhar por preços mais acessíveis tanto para o consumidor quanto para quem vende. Aproximar os centros de distribuição do consumidor torna o transporte dos produtos mais barato para ambas as partes.

Outra solução para tornar o valor do frete mais atraente para os consumidores é realizar promoções e programas de fidelidade. Estabelecendo um valor mínimo para compras com frete grátis, você estimula as vendas e ainda consegue baixar mais ainda o valor das entregas.

Já com os programas de fidelidade, você pode estimular os consumidores a sempre comprar no seu e-commerce para ganhar vantagens como descontos no frete e até mesmo o frete sem custo, por exemplo.

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