Agilidade nas entregas é um dos grandes diferenciais de uma empresa. Isso não só conquista, mas principalmente fideliza os clientes. Para alcançar todos os benefícios de um bom serviço de entregas, é preciso conhecer todas as etapas desse processo e saber como melhorar cada uma delas.
Last mile, ou última milha, é um conceito que se refere à última etapa da movimentação do produto antes de ele chegar ao consumidor. Esse processo, que ocorre depois de as mercadorias saírem do centro de distribuição, exige bastante atenção, pois é decisivo para a experiência do cliente com a marca.
Neste artigo serão apresentadas 5 dicas para otimizar esse processo. Confira!
1. Invista em tecnologia adequada ao seu negócio
Para otimizar as entregas last mile, a tecnologia é uma grande aliada. Porém, nem sempre as opções existentes são adequadas ao seu negócio. Para isso, existem os softwares personalizados que são desenvolvidos especialmente para a empresa contratante.
Eles oferecem maior consistência na resolução dos problemas individuais da organização, bem como exige menor tempo de implementação por ser fácil de usar. Isso porque ele se encaixa perfeitamente com as necessidades de seu negócio.
2. Aposte no acompanhamento em tempo real
Os consumidores sempre têm o desejo de conhecer por completo o processo de entrega do seu pedido. Sendo assim, são muito exigentes em relação ao acompanhamento das entregas.
Para oferecer essa visibilidade e transparência em relação ao que eles exigem, aposte no monitoramento dos veículos e fornecimento desses dados aos clientes. Isso permite também que a empresa possa avaliar as rotas e o desempenho dos motoristas.
3. Realize entregas programadas
Um dos grandes desafios enfrentados pelas empresas que apostam no last mile é a ausência dos clientes no momento da entrega. Isso gera problemas financeiros, sejam eles relacionados à segurança ou ao próprio reenvio. Para reduzir esse tipo de custo, é recomendado realizar entregas programadas. Nelas, o pedido é entregue no momento escolhido pelo cliente, reduzindo a possibilidade de sua ausência.
4. Faça um planejamento prévio
É muito importante para o last mile que as rotas sejam bem planejadas, pois assim elas se tornam mais inteligentes e enxutas, já reduzindo uma boa quantidade de gastos. Além disso, é preciso contar com imprevistos.
Principalmente em cidades grandes, é necessário lidar com vários problemas do cotidiano, como o trânsito. Para diminuir os impactos negativos desses imprevistos, faça um bom planejamento de entregas, e assim os clientes poderão ser notificados e os motoristas saberão como agir da melhor forma.
5. Dê importância ao transporte
O transporte é fundamental para as entregas last mile. Por ser uma operação muito complexa que influencia tanto a satisfação do consumidor quanto os custos da empresa, exige boa dose de atenção por parte do gestor.
Portanto, busque a opção de transporte mais adequada ao seu negócio, equilibrando questões como preço e agilidade. Também atente-se à manutenção da frota. Além disso, invista em tecnologias aplicadas ao transporte, como GPS e rastreadores.
Uma das questões centrais para o gestor de uma empresa é conquistar uma base de clientes fiéis e satisfeitos, e isso exige que seus desejos e necessidades sejam supridos. Empresas que trabalham com entregas devem buscar excelência em todas as etapas desse serviço. As entregas last mile podem ser otimizadas com uma série de ações essenciais para a ascensão de seu negócio no mercado.
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