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      Produtividade e Gestão

      Como desenvolver um relacionamento de sucesso com clientes B2B?

      2 anos atrás - por:

      relacionamento b2b

      Traçar estratégias para estreitar o relacionamento B2B é necessário para que a empresa consiga fazer grandes negócios, além de gerar lucratividade e competitividade, tendo em vista que são relações complexas e que envolvem números altos.

      Para isso, diversas medidas podem ser adotadas para melhorar o atendimento e proporcionar uma melhor experiência ao cliente, mas que podem ser entendidas como desafiadoras pelos empresários e gestores, muitas vezes, por falta de entendimento de qual é a melhor forma de agir.

      Pensando em ajudar nesse processo, elaboramos este conteúdo para explicar a importância e como manter um relacionamento eficaz com o cliente B2B. Confira!

      O que é B2B?

      A sigla é um termo em inglês que significa Business to Business e é empregada quando um empreendimento realiza vendas ou presta serviços para outras empresas, por exemplo, quando uma instituição fornece serviços de consultoria contábil para um empreendedor novo no mercado. Na maioria dos casos, são negociações que envolvem números altos e recorrência de pedidos.

      Por que é importante manter um relacionamento B2B saudável?

      Devido o aumento da competitividade, os clientes têm possibilidades imensas para fechar um negócio. Por esse motivo, eles estão se tornando cada vez mais exigentes — e, é claro, que eles não investirão em uma empresa que não preza pelo bom relacionamento.

      No ambiente corporativo a dificuldade é ainda maior, já que os processos envolvem diversas pessoas, cada uma com seu perfil e nível de exigência, sendo que todos precisam chegar a um consenso para que a negociação seja efetivada. Além disso, existem políticas de compras e demais regras que regule ou limite a atuação desses membros em relação as decisões a serem tomadas em prol da companhia.

      Dessa forma, é necessário que as ações implementadas sejam adequadas para que os processos de vendas e prestações de serviços estejam dentro dos padrões estabelecidos para que as relações estabelecidas estejam dentro das expectativas de ambas partes, o que é importante para a conquista e fidelização de novos clientes.

      Quais estratégias podem ser implementadas para melhorar esse relacionamento?

      Várias práticas podem ser usadas com o intuito de promover um relacionamento satisfatório no mercado B2B. Veja as dicas que separamos!

      Identifique a base de clientes

      Identificar a base de clientes é fundamental para qualquer negócio, principalmente quando o assunto é B2B. Quanto mais souber sobre o público, melhor poderá se adequar às suas demandas e atuar de maneira estratégica para captá-los e mantê-los. Por exemplo ao detectar o poder de compra dos clientes, poderá precificar os produtos e serviços com precisão, evitando um planejamento de preços elevados, o que pode gerar estoque parado e prejuízos para a organização.

      Identifique sua persona conforme o perfil encontrado

      Depois de identificar a base de clientes que pretende alcançar, é importante entender com quem conversar em cada companhia. Busque conhecer os cargos, atividades exercidas, desafios da rotina, soluções esperadas, canais de comunicação usados, entre outros. Dessa forma, fica mais fácil compreender como elaborar argumentos concisos ao dialogar com os eventuais clientes, tornando as estratégias criadas mais eficientes.

      Construa a credibilidade da empresa

      No mercado B2B a credibilidade é outra questão fundamental, já que envolve duas empresas e transações altas. Por este motivo, é necessário fazer com que o cliente tenha confiança no produto oferecido ou serviço prestado, além de usufruir de um atendimento satisfatório.

      Para construir essa credibilidade, um ponto importante é investir na transparência. Seja honesto sobre os preços, prazos para pagamentos, problemas e riscos que possam surgir no decorrer da negociação. Afinal, não adianta nada criar uma expectativa de resultados que não poderão ser alcançados

      Diminua a quantidade de burocracias

      Demoras nos atendimentos, cadastros longos, solicitação de vários documentos físicos são pontos que podem gerar reclamações dos clientes B2B, enfraquecendo as relações comerciais entre as companhias.

      Quanto mais rápido for o processo de negociação, mais satisfeitas as partes envolvidas ficarão. Por isso, sempre que pensar nas medidas aplicadas para aprimorar a qualidade do atendimento, pense na comodidade e praticidade. Uma ideia é contar com ferramentas tecnológicas para reduzir a burocracia, otimizar tempo, integrar informações e demais funcionalidades importantes proporcionadas pela automatização dos processos.

      Ofereça vários canais de atendimento ao cliente

      Os canais de atendimento utilizados por sua empresa também refletirão bastante no quanto os clientes ficarão satisfeitos, já que é por meio deles que o púbico consegue entrar em contato para resolver algum problema, esclarecer dúvidas, entre outros. Com a transformação digital, hoje em dia não existem mais desculpas para disponibilizar somente um canal de comunicação, já que existem diversas possibilidades disponíveis no mercado.

      Por exemplo, caso o cliente tenha alguma intercorrência para resolver, ele não quer ficar esperando vários minutos na linha telefônica para falar com o responsável e solucionar a situação. Isso, além de tomar o seu tempo, ainda mostrar uma falta de consideração com as pessoas que fecham negócios com a instituição.

      Para agilizar esse atendimento, você pode pensar em muitas alternativas, como a implementação de um sistema que possibilite o redirecionamento das ligações para os setores apropriados, diminuindo o tempo de espera, o uso de e-mails, chats, mensagens via WhatsApp, entre outros.

      Conte com o auxílio de soluções que facilitem a comunicação e integração de informações

      Nesse caso, podemos citar o Entregou, que é uma solução desenvolvida com a finalidade de tornar a rotina logística mais otimizada e dinâmica. Para que isso ocorra, a ferramenta gera um ambiente em que todos os envolvidos podem trocar informações, se comunicar e ajustar detalhes de serviços logísticos. Dessa forma, a cadeia de valor consegue ter um local online em que possa resolver todas as duas demandas. Isso porque, o sistema ajuda a gerenciar a operação e centraliza todos os dados em um único local.

      Conseguiu entender a importante de prezar pelo relacionamento B2B? Então, não espere para colocar as dicas apresentadas em prática, além de contar com uma ferramenta eficiente como o Entregou, que contribui para que as empresas otimizem suas demandas logísticas, gerando a prestação de serviços de qualidades e, consequentemente, a satisfação dos clientes.

      Quer entender melhor como funciona o Entregou? Então, entre em contato com a gente e esclareça todas as dúvidas sobre a solução!

      Por:
      eSales
      do autor

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