Otimize a relação com seus fornecedores e qualifique suas operações de Logística Inbound, com organização e agilidade a partir da automatização de processos relacionados com recebimento de carga.

Acompanhe indicadores de desempenho logístico e eleve o nível de suas operações de Logística Outbound com a integração de processos e automatização da troca de informações para maior visibilidade e eficiência de sua gestão.

Obtenha dados de suas vendas no varejo e de distribuidores para aumentar vendas, reduzir rupturas e perdas com informações compartilhadas para estruturar seus processos e auxiliar seu gerenciamento.

Aumente a sua demanda de transportes e seja encontrado por Embarcadores de todo o país.

Facilite a comunicação entre sistemas de gestão e diferentes bancos por meio da transferência de arquivos de forma ágil, íntegra e segura.

    Um sistema capaz de atender os processos de negócios de seus clientes empresariais sem necessitar o investimento em desenvolvimento de sistemas internos.

    O PagPlan é uma solução que permite o pagamento das principais contas de concessionárias (como água, luz, gás, etc.) e DETRANs: utilizando o cartão de crédito como meio de pagamento.

      O EDI Business é uma solução altamente customizável para gestão operacional e estratégica de arquivos.

      O EDI Enterprise oferece uma infinidade de recursos de intercâmbio de informações baseado em um conjunto de regras de envio e recepção, múltiplos protocolos de comunicação, além de topologia altamente flexível.

      Inovação e tecnologia aplicados a emissão, recebimento e armazenamento de documentos fiscais eletrônicos.

      Tecnologia para conectar transportadoras e embarcadores com inteligência e compliance.

      Blog

      Logística Outbound

      Como evitar prejuízos com a logística reversa e fidelizar clientes?

      4 anos atrás - por:

      As plataformas de e-commerce se tornaram tão relevantes para o comércio quanto as lojas físicas. De olho em sua consolidação no mercado, as lojas online

      buscam melhorar a experiência do cliente a cada dia, oferecendo soluções integradas como a logística reversa.

      A logística reversa oferece, além da comodidade, a garantia dos direitos plenos do consumidor de troca e devolução, ampliando a satisfação do cliente no momento da compra.

      Os clientes estão cada vez mais conscientes dos direitos que lhes competem ao adquirir produtos e serviços. Assim, procuram lojas que vão assegurar que os termos serão cumpridos dentro das condições legais e objetivas, gerando a possibilidade de uma substituição ou mesmo a devolução do produto sem custo para ele.

      Tendo em vista a importância em oferecer um serviço de qualidade para os clientes, a logística reversa bem empregada é uma estratégia que pode fazer a diferença a quem deseja fidelizar seus clientes.

      Confira agora como aplicar a logística reversa em seu negócio se prevenindo dos erros mais comuns.

      Estratégias de gestão para logística reversa

      Pela complexidade do procedimento, é preciso conectar todos os setores para que a etapa de remessa do produto esteja assistida integralmente. Assim que o produto é comprado, deve se criar a demanda do envio, da retirada de nota fiscal e gerado um código do produto enviado, sendo a gestão responsável por adequar todas as áreas para efetivar este trabalho.

      Desde o estoque até o financeiro, o produto deve passar contendo um código único, que o identificará em caso de extravio, troca ou devolução. Caso o cliente opte pela logística reversa, a empresa estará preparada para readmitir o produto em sua reserva e fazer o reembolso com agilidade e praticidade.

      Consonância com a parte financeira da empresa

      Todo produto é parte componente da área financeira da loja, uma vez que cada pagamento constitui uma parcela dos rendimentos da empresa. A logística reversa deve estar bem conectada ao setor financeiro, que por sua vez deve amparar com toda a estrutura necessária para que as trocas e devoluções corram dentro do esperado.

      Um dos problemas mais recorrentes é a diferença entre produtos devolvidos e sua relação no estoque, podendo gerar conflitos de dados e influenciar até em outras saídas. Para evitar transtornos, o financeiro deve estabelecer uma margem de erro e de reserva para compra de uma pequena quantidade a mais do produto.

      O custo do frete de devolução deve estar previsto dentro da média estabelecida pela empresa, constando no orçamento prioritário e evitando que as trocas afetem a margem de lucro do negócio.

      Adequação para as medidas legais

      A conciliação da logística reversa com as necessidades fiscais é essencial para o sucesso do procedimento. Todas as saídas devem estar conectadas com o setor que faz as embalagens e a remessa, associando as informações fiscais com os dados da reserva da loja.

      Todo o processo legal deve ser feito com atenção, se possível por meio de programas que automatizem o procedimento. Quando a nota fiscal não está acompanhando o produto, esta deve ser emitida no momento do pedido da devolução.

      A medida possibilita a inserção do produto novamente no estoque e é uma garantia de recuperação do ICMS, evitando prejuízos e permitindo que o reembolso seja feito dentro das medidas legais.

      Agilidade no atendimento ao cliente

      Não basta oferecer o serviço da logística reversa: ele precisa ser rápido e prático. Lidar com a ansiedade de quem compra um produto novo significa ter mecanismos que deverão responder às questões com agilidade e coletar o produto no menor tempo possível.

      É aconselhável elencar os casos em termos de prioridade. Produtos com defeitos ou erros devem constar no topo da lista. Ao possuir um programa que identifica rapidamente o produto, as substituições são facilitadas, possibilitando conferir o estoque virtualmente, no momento da solicitação.

      Quanto mais rápida a resposta da empresa com a solução encaminhada, mais será a satisfação do cliente. Os setores devem se esforçar para, já na primeira resposta ao cliente, oferecer o código da postagem na mensagem, demonstrando cuidado e atenção.

      Automatização para praticidade

      Formulários e questionários em momentos delicados como os de troca ou devolução só pioram a experiência do cliente. Estando dentro do prazo de 7 dias úteis após o recebimento do produto, é um direito e por isso deve ser feito com a menor burocracia possível.

      A automatização dos procedimentos elimina tempo, recursos e capital humano. Todo o processo da logística reversa pode ser conduzida com a ajuda de softwares, aplicativos e programas que facilitam as postagens e as coletas.

      Aplicativos que auxiliam a logística reversa

      Entre as facilidades da adoção dos processos automatizados, está a transparência tanto da entrega do produto quanto da coleta para sua devolução. O consumidor pode acompanhar todo o percurso do produto, estando a par da localização do entregador. Experimente acompanhar seus pedidos com teuPedido.

      Os aplicativos otimizam a disponibilidade do cliente, evitando as negativas nas tentativas de entrega e melhorando a estatística de produtos entregues na primeira vez.

      Outro ponto bastante positivo é o consumidor poder acionar a devolução já no momento da entrega. Com este, a empresa economiza recursos , já que o mesmo entregador pode voltar com o produto e realizar o resto do procedimento.

      Estatísticas de feedback para construção de indicadores

      Tão importante quanto rastrear o produto desde sua coleta, acompanhar o volume de todos os produtos que estão sendo devolvidos ou substituídos é bastante significativo para o desenho de estatísticas de feedback.

      O registro das porcentagens de trocas e devoluções serve para orientar o setor de vendas, esclarecendo a aceitação dos novos artigos e criando uma margem segura para os consumidores daquele nível.

      As estatísticas podem ser desenhadas automaticamente a partir dos programas e aplicativos utilizados. Visando saber também sobre a experiência do cliente, podem ser gerados gráficos que mostrem os índices de satisfação, que podem ser feitos por questionários obrigatórios, induzidos ou espontâneos através dos canais de atendimento da loja.

      A logística reversa pode servir muito mais do que um simples processo de troca e devolução, mas um diferencial para a sua empresa se destacar no mercado virtual, sendo uma técnica essencial para evitar prejuízos e fidelizar seus clientes.

      Para continuar sempre por dentro das novidades e crescer cada vez mais com sua empresa, siga nossos perfis nas redes sociais (Facebook , Linkedin) para acompanhar todo o nosso conteúdo!

      Por:
      eSales
      do autor

      Comentários sobre este post