Saiba como ter um sistema de ERP com segurança

Sistema ERP com segurança

As empresas estão se beneficiando cada vez mais dos avanços tecnológicos e mudando drasticamente a forma como fazem negócios. Tudo em nome da competitividade e melhores índices de lucratividade. Nesse sentido, a adoção do sistema de ERP ganha força.

A ferramenta ficou mais acessível e, com todas as vantagens e benefícios que oferece, pequenas e médias empresas também estão aderindo a essa tecnologia. Mas você sabe como escolher o modelo ideal para atender adequadamente ao seu negócio? Sabe como mantê-lo funcionando de maneira segura e livre de riscos?

Continue acompanhando o nosso post e confira agora tudo o que você precisa saber sobre ERP!

O que é ERP?

A sigla ERP significa “Enterprise Resource Planning”. Em português, seria algo como “Planejamento de Recursos da Empresa”, mas essa definição é muito superficial.

A ferramenta pode ser descrita como um conjunto de módulos de software  que permite automatizar os processos de negócios para uma gestão unificada e totalmente integrada.

Ou seja, a tecnologia não apenas possibilita aos gestores o planejamento dos recursos da empresa, mas a execução e o gerenciamento de operações de forma integrada, melhorando a visão geral do negócio, aumentando a produtividade e reduzindo desperdícios de recursos.

Como um sistema de ERP funciona?

Ao ser implementado na empresa, o sistema ERP permitirá que todos os gestores e colaboradores desempenhem suas funções de forma mais ágil e eficiente.

Todo os envolvidos terão acesso a informações mais precisas e em tempo real sobre o seu próprio departamento e também de outros. Assim, poderão coordenar as suas atividades  que estão interligadas e dependentes entre eles.

Como ter um ERP seguro na empresa?

O sistema ERP já vem carregado de recursos de segurança, mas você deve aplicar também os seus próprios parâmetros para reforçá-la e ser mais bem-sucedido na estratégia. Veja algumas dicas abaixo:

1. Verifique a estrutura em que o sistema é mantido

Antes da contratação, tenha certeza de que o sistema ERP foi desenvolvido sob uma estrutura de ponta. Isso elimina a perda de tempo e dinheiro com trocas de fornecedores no futuro.

2. Estabeleça uma equipe para gerenciar o sistema

O fornecedor de ERP oferece um bom suporte aos usuários do sistema, mas manter a sua própria equipe de TI para monitorar as atividades internas será fundamental para a rápida identificação de falhas e aplicação das ações corretivas necessárias.

Dessa forma, você transfere a responsabilidade do funcionamento do sistema para uma equipe especializada e ganha tempo para se dedicar mais ao negócio.

3. Programe backups regulares e automatizados

Os backups no sistema ERP acontecem de forma automatizada, mas em períodos aleatórios. Você pode programá-los para acontecerem em horários mais propícios ao seu negócio, como sempre no horário do almoço, fim das atividades ou início das atividades.

Essa ação ajuda a prevenir a perda de informações registradas em casos de falhas operacionais dos servidores online.

4. Crie regras para o uso do sistema

O acesso ao sistema exige cadastros de logins e senhas, mas os usuários costumam registrar senhas fracas e fáceis de serem descobertas. Dessa forma, pessoas não autorizadas podem invadir o sistema.

Mude isso solicitando que todos cadastrem senhas mais fortes, não acessem o sistema por meio de redes públicas ou não confiáveis e treine os profissionais para o uso das ferramentas e recursos corretamente.

5. Utilize um bom firewall

Diante das ameças de invasões constantes ao sistema, contar com um firewall será fundamental para garantir a segurança das informações, uma vez que funcionará como uma barreira para elas.

Além de poder monitorar e controlar os acessos , com o firewall, você poderá descobrir quais ameaças são maiores e constantes e reforçar a segurança bloqueando o acesso definitivamente para elas.

Com essas dicas você poderá contar com um sistema ERP sempre seguro e em pleno vapor. Siga nossos perfis nas redes sociais (Facebook , Linkedin) e fique por dentro de mais conteúdos como esse.