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      Analytics, Gestão de Vendas e VMI, Soluções eSales

      Supply Analytics 4.0: conheça as funcionalidades dessa nova solução

      2 anos atrás - por:

      supply analytics

      Algumas empresas que contam com uma ampla rede de distribuição não possuem um controle confiável de determinadas informações necessárias para a tomada de decisão e alavancagem de resultados. Por exemplo, quantidade e modelo de produto a ser fabricado, níveis de estoque, disponibilidade de produtos ao consumidor final e comportamento de demanda são indicadores que, caso não existentes ou confiáveis, podem gerar erros e causar sérios prejuízos ao negócio quando não são devidamente acompanhados. Para casos assim, foi desenvolvida pela eSales uma solução que pode tornar esses controles muito mais eficientes, chamada de Supply Analytics 4.0.

      Com a ajuda do nosso colaborador Guilherme Costa, executivo de contas da eSales, elaboramos este conteúdo para apresentar melhor o Supply Analytics 4.0. Acompanhe!

      O que é o Supply Analytics 4.0?

      Trata-se de uma solução que oferece informações assertivas como o estoque exato dos distribuidores, vendas e pedidos para planejamento de produção, metas e bônus de forma automatizada e qualificada, sem falhas por processos humanos manuais, integrando toda a sua cadeia de vendas. Além disso, a solução também cumpre o papel de VMI (Inventário Gerido pelo Fornecedor), utilizando deep learning para contribuir com inteligência preditiva e, consequentemente, oferecer aumento de receita e redução de custos para as empresas..

      Para quem é indicada e como funciona?

      O foco da solução são indústrias de médio e grande porte como segmentos de alimentos e bebidas, farmacêutico, higiene e cosméticos. O Supply Analytics 4.0 baseia-se em uma estrutura de captura de dados em comparação com informações de estoque e vendas dos distribuidores e varejistas que são clientes desta organização.

      Por exemplo: vamos falar de uma indústria de cosméticos que produz shampoos, cremes e sabonetes. Ela opera com o varejo (supermercados) e distribuidores. A intenção da ferramenta é fazer uma leitura de dados relacionados a esses clientes e entregar informações relacionadas ao estoque e venda para a empresa.

      Essa troca de informação serve para que a indústria possa se preparar melhor e produzir a quantidade certa de produto, programar vendas, controlar os itens armazenados no estoque, entre outros.

      Quais são os diferenciais do Supply Analytics 4.0?

      O Supply Analytics 4.0 proporciona uma série de benefícios para as indústrias ao automatizar o fluxo de captura de dados e informações, processo que já é algo muito antigo e comum no mercado. O grande diferencial é que a troca de dados convencional envolve informações manuais, ou seja, o distribuidor e varejista são responsáveis por inserir a quantidade de produtos que foram vendidas.

      Nossa solução trabalha com uma auditoria sobre o processo de vendas, a qual não depende somente dos clientes informarem a quantidade de produtos, já que é feita uma conferência dessas informações por meio das Notas Fiscais Eletrônicas emitidas por esses parceiros.

      É crucial que a informação seja confiável e que tenha qualidade, e o Supply Analytics 4.0 captura todos os dados conforme a necessidade da indústria. Ela faz o recolhimento de forma robusta, conectando diretamente com o VMI, integrando-se para uma vantagem final para o cliente.

      O processo convencional exige que os distribuidores e varejistas façam o desenvolvimento de sua aplicação para entregar as informações para a indústria. Isso quer dizer que é preciso digitar todos os dados manualmente e definir um responsável para isso, além de customizar o ERP para gerar dados, aumentando o consumo de tempo e dinheiro para executar essa atividade.

      O Supply Analytics 4.0 traz agilidade ao processo pois apresenta um modelo de integração com a cadeia de suprimentos padrão, criado pela Secretaria da Fazenda, que é o órgão fiscalizador. Desse modo, quando a indústria realiza essa conexão por meio da solução , não é necessária nenhuma customização, proporcionando um custo menor para as operações.

      Vamos a um exemplo comum no mercado: uma a empresa vende 2.000 celulares para a distribuição e solicita que ele seja distribuído no interior de Goiás. O objetivo, nesse caso, é fazer com que o aparelho chegue na maior quantidade possível de pontos de vendas no local.

      Então, ela incentiva sua cadeia de distribuição a vender esses produtos para diferentes varejos, com a finalidade de que as maiores cidades do interior tenham o aparelho celular. Só que para isso, ela oferece uma bonificação para o distribuidor, como forma de comissão.

      No entanto, acontece o seguinte: o distribuidor acha caro fazer essa distribuição para várias cidades e faz o que pensa ser mais conveniente, que é vender apenas para a capital e na hora de passar as informações das vendas a indústria edita manualmente, dizendo que vendeu exatamente como foi solicitado, transmitindo dados inconsistentes.

      Já com o Supply Analytics 4.0, a auditoria é realizada viabilizando identificar esse tipo de informação cruzada, sendo possível perceber quais dados divergentes podem ter sido repassados apenas para receber a bonificação. É importante destacar que, em um processamento de dois anos de vendas de um dos nossos clientes, foi detectada a diferença de milhões em bônus pagos de forma errônea, tendo em vista que antes não era possível fazer a auditoria desse processo.

      Quais são as informações que podem ser compartilhadas?

      Basicamente as informações de Notas Fiscais Eletrônicas, já que toda empresa é obrigada a emitir o documento fiscal nas operações de vendas. A solução , além de transferir as informações convencionais, também busca informações da a NF-e, sendo um grande diferencial perante os concorrentes. Quando esses dados são cruzados é entregue uma confiabilidade de informações muito grande para a indústria.

      Quais são os ganhos futuros para as empresas que optam pelo Supply Analytics 4.0?

      Entre os principais ganhos está a qualidade das informações recebidas, já que é fundamental para o planejamento da produção com base nos dados. Por exemplo, se a distribuição e o varejo vendem muito, ela vai produzir muito e vice-versa. Dessa forma, se a informação não é correta, ela vai produzir errado.

      Além disso, quando a empresa consegue captar informações confiáveis e precisas, como as entregues pela solução , é possível programar campanhas comerciais e de marketing efetivas. Caso ela perceba que existe uma quantidade de itens parados no estoque, uma alternativa é fazer uma promoção para evitar desperdícios. Caso a informação não seja de qualidade, a indústria realiza a campanha errada e acaba perdendo o investimento.

      Aplicada inteligência via deep learning a estas informações confiáveis, as empresas conseguem tomar ações para reduções de custos, como otimização da produção e dos níveis de estoque, bem como alavancagem de receita, por meio da redução de ruptura.

      Como adquirir o Supply Analytics 4.0?

      A aquisição desta solução é realizada após um estudo com base na operação da empresa, como:

      • quantos distribuidores o negócio tem;
      • região que atende;
      • quantidade de produtos que comercializa;
      • prazo de validade dos itens;
      •  outras informações relevantes para a operação.

      Após esse estudo, é realizada uma análise para verificar a eficiência da ferramenta e cálculos do retorno que poderá ser obtido, para só então ser iniciado um processo comercial, relacionando valores, contratos e demais informações.

      A nossa intenção é proporcionar um benefício real para nossos clientes, por esse motivo que somente se resultados precisos forem identificados é que há a liberação para que a indústria contrate o serviço. Nosso objetivo é resolver um problema. Caso o cliente não apresente algum, não há a necessidade de comercializar um recurso que não vai propor nenhuma solução.

      A integração com os distribuidores e varejo é feita pelo time de técnicos da eSales, o que se diferencia dos concorrentes. Assim, a análise das informações é feita e, caso alguma incoerência seja encontrada, faz-se a interlocução entre toda a cadeia de relacionamento para garantir que os dados estejam corretos.

      Conseguiu compreender os benefícios do Supply Analytics 4.0? Por meio dele é possível aprimorar os processos de vendas e estoque, algo tão importante para a lucratividade e crescimento sustentável das indústrias. Com o desenvolvimento dessa ferramenta, nossa maior intenção é propiciar uma solução para um dos maiores problemas encontrados em empresas com uma ampla rede de distribuição.

      Aproveite agora mesmo todos os benefícios que o Supply Analytics 4.0 tem a oferecer. Para isso, basta entrar em contato com a gente!

      Por:
      eSales
      do autor

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