Otimize a relação com seus fornecedores e qualifique suas operações de Logística Inbound, com organização e agilidade a partir da automatização de processos relacionados com recebimento de carga.

Acompanhe indicadores de desempenho logístico e eleve o nível de suas operações de Logística Outbound com a integração de processos e automatização da troca de informações para maior visibilidade e eficiência de sua gestão.

Obtenha dados de suas vendas no varejo e de distribuidores para aumentar vendas, reduzir rupturas e perdas com informações compartilhadas para estruturar seus processos e auxiliar seu gerenciamento.

Aumente a sua demanda de transportes e seja encontrado por Embarcadores de todo o país.

Facilite a comunicação entre sistemas de gestão e diferentes bancos por meio da transferência de arquivos de forma ágil, íntegra e segura.

    Um sistema capaz de atender os processos de negócios de seus clientes empresariais sem necessitar o investimento em desenvolvimento de sistemas internos.

    O PagPlan é uma solução que permite o pagamento das principais contas de concessionárias (como água, luz, gás, etc.) e DETRANs: utilizando o cartão de crédito como meio de pagamento.

      O EDI Business é uma solução altamente customizável para gestão operacional e estratégica de arquivos.

      O EDI Enterprise oferece uma infinidade de recursos de intercâmbio de informações baseado em um conjunto de regras de envio e recepção, múltiplos protocolos de comunicação, além de topologia altamente flexível.

      Inovação e tecnologia aplicados a emissão, recebimento e armazenamento de documentos fiscais eletrônicos.

      Tecnologia para conectar transportadoras e embarcadores com inteligência e compliance.

      Blog

      Logística Inbound, Logística Outbound

      Logística de cosméticos: como ter um diferencial competitivo?

      2 anos atrás - por:

      logística de cosméticos

      O ramo de cosméticos tem ganhando cada vez mais espaço no mercado, e para gerar um diferencial competitivo e conseguir se destacar perante a concorrência, algumas estratégias precisam ser elaboradas. Entre elas, ter uma logística de cosméticos eficiente permite uma execução mais adequada dos processos, desde a criação do produto até a chegada ao consumidor final.

      O cliente precisa entender que o item desenvolvido tem a qualidade necessária para evitar danos à saúde, além identificar toda preocupação em atender às suas expectativas. Para isso, é preciso realizar o desenvolvimento de novas técnicas para que a cadeia de produção seja a mais qualificada possível.

      Quer entender melhor como obter uma logística eficaz na empresa? Então, continua a leitura deste post até o fim!

      Qual a importância da logística de cosméticos?

      Não há dúvidas de que a logística é importante para as companhias de todos os setores, e na área de cosmético não é diferente, principalmente por ser um mercado muito acirrado. A importância desse processo se deve à possibilidade de proporcionar as bases para a projeção estratégica do negócio e garantir sua competitividade.

      A logística representa uma junção de práticas, métodos e conhecimentos aplicados para assegurar o fluxo de abastecimento de matéria-prima, movimentação dos produtos, estocagem, transporte e demais etapas que constituem a sua produção.

      A armazenagem e a distribuição de cosméticos são fases que requerem um gerenciamento qualificado para não provocarem o aumento dos custos para as instituições, considerando que quanto maior o período de mercadorias paradas no estoque, maior é o custo com capital de giro.

      Dessa forma, é possível melhorar a logística por meio da busca em propiciar sustentabilidade, manter a qualidade dos produtos e oferecer uma experiência satisfatória aos clientes, fazendo com que ela se torne essencial para o sucesso do negócio.

      Como melhorar os processos logísticos e alcançar um diferencial competitivo?

      Várias medidas podem ser implementadas para melhorar a logística de cosméticos. Veja, a seguir, algumas delas!

      Realize um planejamento eficaz

      Pelo fato de o ramo estar em ascensão no mercado, é muito importe investir em um bom planejamento, criado com base no levantamento das necessidades da empresa. Para isso, um cronograma sobre custos, pedidos, atendimento, entregas, entre outros, pode ser elaborado.

      Também é necessário contar com um time capacitado, que esteja alinhado com a ideia do negócio, evitando que problemas possam afetar consideravelmente o desenvolvimento da companhia.

      Tenha cuidado com o processo de armazenamento

      O local usado para a armazenagem do produto é muito importante para garantir a sua qualidade. Isso porque os cosméticos são itens frágeis e que precisam de um espaço adequado para a sua armazenagem. Nesse tipo de situação, algumas alternativas, como ter um ambiente próprio ou terceirizado, por exemplo, pode ser necessário.

      Também é primordial monitorar o local e se certificar da segurança, higiene e processos de entregas e recolhimento.

      Escolha as embalagens corretamente

      A embalagem tem a finalidade de proteger o produto para que ele chegue intacto nas mãos dos consumidores. Um grande erro de muitas organizações é tentar economizar nesse processo, adquirindo itens com materiais que possam provocar grandes prejuízos por não serem as adequadas ou terem qualidade inferior ao que o item exige.

      É imprescindível que a embalagem seja resistente e garanta a segurança da mercadoria ao longo de todo trajeto — desde a fábrica até as lojas e mãos do consumidor.

      Preze pelo transporte apropriado

      O transporte de cosméticos é uma etapa que exige muita atenção, tendo em vista que os produtos podem sofrer danos, extravio e demais problemas provocados por interferências externas. Isso quer dizer que a forma como são armazenados, transportados e manipulados influenciam diretamente na qualidade da mercadoria e satisfação do cliente.

      Por esse motivo, os profissionais responsáveis pela condução precisam ser qualificados, além do veículo ter as dimensões adequadas, que siga os padrões de iluminação, temperatura e higiene exigidos, como forma de impedir a alteração da composição química do produto. Além disso, manter os prazos de entrega definidos e manter toda a documentação necessária são outros pontos que não podem ser deixados de lado de forma alguma.

      Cumpra com os prazos estabelecidos

      Quanto mais ágil for a entrega, mais satisfeito o cliente fica, o que aumenta as chances de uma nova compra no estabelecimento ou, até mesmo, de ele se tornar um consumidor fiel à marca. Além disso, quanto menos tempo o produto ficar parado em estoque, menores serão os ricos de que ele sofra eventuais danos.

      Fique atento às normas regulamentadoras

      Qualquer área é regida por regras e normas que estabelecem as práticas que devem ser aplicadas para que os processos aconteçam da forma mais segura possível. Para o setor de cosméticos, é muito importante estar atendo às regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que é a responsável por cuidar da inspeção do estabelecimento, e orientar as atividades por meio de uma equipe capacitada.

      Conte com o apoio da tecnologia

      O transporte dos cosméticos pode ser aperfeiçoado por meio da implementação de tecnologias que possam auxiliar no monitoramento e rastreamento em tempo real, assim, é possível entender os produtos estão e qual é o seu status de entrega. Também é uma maneira de proporcionar maior segurança ao trajeto das mercadorias e contribuir para o controle de qualidade.

      Entre as ferramentas que mais se destacam e que são mais utilizadas pelas empresas, estão a inteligência artificial, machine learning, big data, internet das coisas, etc. Elas podem ser bastante vantajosas quando o assunto é a economia de gastos, redução da burocracia e dos erros humanos, aumento da lucratividade e confiabilidade.

      A logística de cosméticos é um dos setores mais importantes para o crescimento da empresa, já que ela envolve diversos processos necessários para garantir a qualidade dos produtos criados, operações eficientes, redução de custos, etc. Além disso, essas ações geram impactos diretos de como o cliente vê o estabelecimentos e seus produtos oferecidos, influenciando no espaço conquistado pelo negócio no mercado.

      Gostou deste conteúdo e quer entender mais sobre este e outros assuntos? Então, aproveite a sua visita em nosso blog para aprender sobre como otimizar processos logísticos com ferramenta de gerenciamento.

      Por:
      eSales
      do autor

      Comentários sobre este post