Otimize a relação com seus fornecedores e qualifique suas operações de Logística Inbound, com organização e agilidade a partir da automatização de processos relacionados com recebimento de carga.

Acompanhe indicadores de desempenho logístico e eleve o nível de suas operações de Logística Outbound com a integração de processos e automatização da troca de informações para maior visibilidade e eficiência de sua gestão.

Obtenha dados de suas vendas no varejo e de distribuidores para aumentar vendas, reduzir rupturas e perdas com informações compartilhadas para estruturar seus processos e auxiliar seu gerenciamento.

Aumente a sua demanda de transportes e seja encontrado por Embarcadores de todo o país.

Facilite a comunicação entre sistemas de gestão e diferentes bancos por meio da transferência de arquivos de forma ágil, íntegra e segura.

    Um sistema capaz de atender os processos de negócios de seus clientes empresariais sem necessitar o investimento em desenvolvimento de sistemas internos.

    O PagPlan é uma solução que permite o pagamento das principais contas de concessionárias (como água, luz, gás, etc.) e DETRANs: utilizando o cartão de crédito como meio de pagamento.

      O EDI Business é uma solução altamente customizável para gestão operacional e estratégica de arquivos.

      O EDI Enterprise oferece uma infinidade de recursos de intercâmbio de informações baseado em um conjunto de regras de envio e recepção, múltiplos protocolos de comunicação, além de topologia altamente flexível.

      Inovação e tecnologia aplicados a emissão, recebimento e armazenamento de documentos fiscais eletrônicos.

      Tecnologia para conectar transportadoras e embarcadores com inteligência e compliance.

      Blog

      Produtividade e Gestão

      TMS embarcador: qual a sua importância na gestão de fretes terceirizados?

      1 ano atrás - por:

      tms embarcador

      O uso de tecnologia na área de logística é essencial tanto na otimização dos processos quanto na redução de custos e de tempo na execução e acompanhamento de atividades.

      Por isso, um sistema TMS embarcador é tão usado, já que se trata de uma ferramenta que busca auxiliar alguns desafios enfrentados por gestores de fretes, como a dificuldade de rastrear uma mercadoria durante o transporte até o destinatário e monitorar os elevados gastos com fretes.

      Apesar disso, ainda existem divergências de valores entre as tabelas de frete e o que consta no CT-e (Conhecimento de Transporte eletrônico). Em outras palavras, se esse acompanhamento não for feito por um software como um TMS embarcador, os gestores podem pagar mais, o que pode comprometer as margens de lucro da empresa.

      Quer entender melhor o que é TMS embarcador e os seus principais benefícios? Continue a leitura do nosso artigo até o fim e fique por dentro do tema!

      O que é TMS embarcador?

      A sigla TMS significa, em inglês, Transportation Management System. Portanto, consiste em um sistema gerenciador de transportes que ajuda as empresas a acompanhar mais de perto as suas mercadorias e todos os processos logísticos envolvidos. Dentre as principais funcionalidades dessa ferramenta podemos citar:

      • emissão de documentos;
      • rastreamento veicular;
      • simulação de fretes;
      • agendamento de entregas;
      • relatórios de desempenho;
      • auditoria de frete;
      • contratação de transportadora;
      • solicitação de ordem de serviço.

      Quais as vantagens do TMS embarcador?

      Com base nas funcionalidades apresentadas há pouco, é possível concluir que a adoção de um TMS embarcador implica em muitos benefícios.

      Acompanhe os itens a seguir e conheça os principais deles!

      Cálculo automático de frete

      Algumas variáveis que devem ser consideradas na hora de calcular o frete são o combustível e a remuneração dos profissionais envolvidos no transporte de cargas. Além disso, pode ocorrer a incidência de impostos e pedágios que também impactam no preço final. O TMS faz o cruzamento de todas essas variáveis e calcula automaticamente em tempo real os valores de frete, o que reduz bastante a incidência de erros, visto que quem fará o procedimento será o software e não os colaboradores.

      Geração de relatórios em tempo real

      A análise de dados é indispensável em todo negócio e na gestão de frete isso não poderia ser diferente. Por meio do TMS, os gestores conseguem ter acesso a informações precisas e em tempo real, o que ajuda a tomar as melhores decisões de negócio. Os relatórios podem apontar, por exemplo, para a necessidade de elaborar planos de ação e correções de falhas que ocorram na parte logística.

      Redução de custos

      Lembra de quando falamos das divergências entre o valor de frete que consta na tabela e no Conhecimento de Transporte eletrônico? Pois bem, o TMS embarcador faz a comparação entre os preços e evita que sejam pagos valores a mais. Esse procedimento é conhecido por auditoria de fretes e, em caso de diferença nos valores dos documentos, o gestor pode solicitar uma nova fatura com o preço reduzido. No médio e longo prazo, será notória a economia obtida por meio dessa auditoria.

      O TMS embarcador é um software indispensável na otimização de processos e na redução de custos com fretes. Para contratá-lo e implementá-lo, é importante designar colaboradores internos que façam o manuseio da solução, bem como organizar um cronograma que seja capaz de informar todos os envolvidos, com clareza, sobre as fases de implantação do TMS embarcador.

      Gostou do artigo e quer se aprofundar ainda mais no tema? Continue no blog da eSales e aproveite para conferir este conteúdo sobre a importância do sistema TMS para a logística!

      Por:
      eSales
      do autor

      Comentários sobre este post