Otimize a relação com seus fornecedores e qualifique suas operações de Logística Inbound, com organização e agilidade a partir da automatização de processos relacionados com recebimento de carga.

Acompanhe indicadores de desempenho logístico e eleve o nível de suas operações de Logística Outbound com a integração de processos e automatização da troca de informações para maior visibilidade e eficiência de sua gestão.

Obtenha dados de suas vendas no varejo e de distribuidores para aumentar vendas, reduzir rupturas e perdas com informações compartilhadas para estruturar seus processos e auxiliar seu gerenciamento.

Aumente a sua demanda de transportes e seja encontrado por Embarcadores de todo o país.

Facilite a comunicação entre sistemas de gestão e diferentes bancos por meio da transferência de arquivos de forma ágil, íntegra e segura.

    Um sistema capaz de atender os processos de negócios de seus clientes empresariais sem necessitar o investimento em desenvolvimento de sistemas internos.

    O PagPlan é uma solução que permite o pagamento das principais contas de concessionárias (como água, luz, gás, etc.) e DETRANs: utilizando o cartão de crédito como meio de pagamento.

      O EDI Business é uma solução altamente customizável para gestão operacional e estratégica de arquivos.

      O EDI Enterprise oferece uma infinidade de recursos de intercâmbio de informações baseado em um conjunto de regras de envio e recepção, múltiplos protocolos de comunicação, além de topologia altamente flexível.

      Inovação e tecnologia aplicados a emissão, recebimento e armazenamento de documentos fiscais eletrônicos.

      Tecnologia para conectar transportadoras e embarcadores com inteligência e compliance.

      Blog

      Logística Inbound, Logística Outbound

      Sistema TMS: o que é e qual sua importância para a logística?

      2 anos atrás - por:

      tms

      Cada vez mais a tecnologia tem se desenvolvido e fornecido soluções que visam modernizar e facilitar as rotinas, tanto das pessoas quanto das empresas. Uma delas é o Transportation Management System (TMS), um sistema crucial para o setor de Logística e que é responsável por tornar mais organizada as operações de transporte de uma organização.

      Essa solução é recomendada para empresas responsáveis pela distribuição dos seus produtos, ou seja, que não contam com os serviços de uma transportadora terceirizada. O seu principal atrativo é a capacidade de planejar e organizar cada etapa da operação.

      A seguir vamos falar mais sobre esse sistema, como ele funciona e quais vantagens o TMS traz para as empresas. Saiba mais!

      O que é o sistema TMS?

      O Transportation Management System ou, em português, Sistema de Gerenciamento de Transportes, é o sistema desenvolvido para a gestão das atividades relacionadas ao transporte, como o próprio nome já diz. Essa ferramenta tem conquistado espaço nas empresas que passam por um momento de transformação digital e buscam conquistar eficiência por meio de investimentos em TI. Como resultado, é possível integrar toda a cadeia de suprimentos, otimizando, assim, a sua gestão.

      O TMS tem foco na promoção do fluxo de materiais e informações sobre o processo logístico. Esse aspecto favorece a comunicação entre fornecedores e clientes. Com isso, é possível aprimorar os processos de armazenagem e distribuição, modernizando os métodos de controle, melhorando a confiabilidade dos registros e agilizando a execução das atividades.

      Quais são as suas principais funcionalidades?

      Por ser um software voltado para a gestão de transportes, o sistema TMS oferece funções que visam controlar as atividades inerentes a esse setor. Entre as principais, podemos citar:

      • controle de custos;
      • cadastro de veículos;
      • planejamento de rotas;
      • gestão da documentação;
      • rastreamento das cargas;
      • processamento de pedidos;
      • controle de peças e acessórios;
      • planejamento e controle de manutenções.

      Contudo, por se tratar de um sistema inteligente, ele não se restringe ao registro dos dados. Ele também auxilia na gestão e no processo de tomada de decisões, fornecendo informações importantes, como:

      • apresentar cálculos e simulações de frete;
      • apontar quais são as rotas mais adequadas para determinado transporte;
      • fazer a liberação de pagamentos e recebimentos;
      • controlar diversas tabelas de frete;
      • realizar a gestão de ocorrências, entre outras.

      Quais benefícios um Sistema TMS proporciona para as empresas?

      O setor logístico desempenha uma atividade imprescindível para a economia nacional, por isso, os investimentos em tecnologia e infraestrutura contribuem para a qualificação do setor. Mesmo assim, muitas empresas ainda hesitam em apostar no crescimento do próprio negócio. Entretanto, a complexidade do setor de transportes justifica a adoção de sistemas que possibilitam a gestão integrada. Pensando em ajudar na otimização da sua estratégia, listamos os principais benefícios do uso do TMS.

      Propicia a redução de custos

      É inegável que a operação de transportes é dispendiosa. A aquisição de veículos para frotas, a sua manutenção periódica e os gastos com combustíveis são responsáveis por reduzir a margem de lucro.

      Por isso, a busca por soluções capazes de gerar uma economia de recursos está entre as prioridades de gestores de empresas de todos os portes. Com a implementação de um sistema TMS, as empresas podem observar uma redução significativa dos custos referentes ao transporte — um dos maiores custos que uma empresa tem — acompanhado da melhoria no nível do serviço de entregas.

      Esse é um fator que ajuda a equilibrar as finanças e possibilita que a empresa possa investir na otimização da operação. Além disso, um processo de distribuição mais enxuto resulta na prática de preços mais competitivos, o que, por sua vez, ajuda a atrair novos clientes.

      Favorece o planejamento da operação

      Um dos meios de ampliar a eficiência da atividade de movimentação de mercadorias é por meio do planejamento da sua execução. Para que isso seja possível, é essencial contar com sistemas que possibilitam maior controle sobre as viagens, melhoria na consolidação das cargas e no planejamento de rotas.

      Tudo isso é possível devido à disponibilidade de dados que permitem análises de composição de frete (que pode ser calculado por cliente, por pedido ou por produto, por exemplo). Além disso, é possível criar cenários que ajudam a prever eventuais problemas e como solucioná-los com agilidade.

      Tem compatibilidade com outros sistemas

      Outra vantagem que alguns softwares oferecem é a de poder realizar a integração com um sistema ERP, integrando com outras áreas, e trocar informações com transportadores via EDI. Esse suporte é oferecido pelos desenvolvedores que customizam as suas ferramentas para que o sistema seja compatível com as particularidades do seu negócio.

      O sistema TMS muda a forma como a gestão de transportes é praticada, aumentando o controle sobre as operações e garantindo a disponibilidade, a segurança e a veracidade das informações. Essa transformação impacta diretamente na gestão logística de uma empresa, que passa a operar com maior eficiência e a apresentar resultados cada vez mais satisfatórios.

      Possibilita o compartilhamento de informações

      A implementação do TMS representa uma melhoria na comunicação e na disponibilidade de informações. Esse aspecto ajuda a criar uma relação de confiabilidade na qual clientes e parceiros têm acesso aos dados referentes ao andamento da entrega. Além disso, esse sistema possibilita a geração de relatórios gerenciais que auxiliam na elaboração e gestão de indicadores de desempenho. Todos esses aspectos combinados favorecem o processo de tomada de decisão e elaboração de novas estratégias.

      Otimiza o relacionamento com os clientes

      O TMS já não pode ser considerado uma tendência no setor, mas sim, uma necessidade para as empresas que desejam permanecer competitivas. Além da modernização dos processos de trabalho e do potencial para expandir a operação, esse sistema tem impacto na relação com clientes.

      Essa ferramenta garante a agilidade da etapa de processamento de pedidos e automatiza a função de expedição. Esse fator garante o aumento da produtividade e a agilidade da entrega das mercadorias por causa da redução de lead times.

      Além desses benefícios mais direcionados, podemos dizer que o sistema TMS permite uma modernização da gestão de transportes, automatiza os processos, melhora os índices de produtividade, reduz a incidência de erros, promove maior segurança na gestão e troca de informações, além de aprimorar os resultados, de maneira geral.

      Quer continuar a receber conteúdos como este em primeira mão? Assine nossa newsletter agora mesmo e fique por dentro das novidades que surgem por aqui!

      Por:
      eSales
      do autor

      Comentários sobre este post