Logística

Sistema TMS: o que é e qual sua importância para a logística?

Sistema TMS o que é e qual a sua importância para a logística?

 

 

Cada vez mais a tecnologia tem se desenvolvido e oferecido soluções que visam modernizar e facilitar as rotinas, tanto das pessoas quanto das empresas. Uma delas é o Transportation Management System (TMS), um sistema muito importante para a logística, que muda completamente a rotina de transportes.

A seguir, vamos falar mais sobre esse sistema, como ele funciona e quais vantagens ele traz para as empresas. Saiba mais!

Afinal, o que é o sistema TMS?

O Transportation Management System, ou, em português, Sistema de Gerenciamento de Transportes, é o sistema desenvolvido para a gestão das atividades relacionadas ao transporte, como o próprio nome já diz.

Com ele, é possível aprimorar os processos de logística e distribuição, modernizando a gestão, controlando melhor as informações e agilizando a execução das atividades.

Quais são suas principais funcionalidades?

Por ser um software voltado para a gestão de transportes, o sistema TMS oferece funções que visam controlar as atividades inerentes a esse setor. Entre as principais, podemos citar:

  • Cadastro de veículos;
  • Gestão da documentação;
  • Planejamento e controle de manutenções;
  • Controle de peças e acessórios;
  • Rastreamento das cargas;
  • Controle de custos;
  • Planejamento de rotas.

Porém, por se tratar de um sistema inteligente, ele não se restringe ao registro dos dados. Ele também auxilia na gestão e no processo de tomada de decisões, fornecendo informações importantes, como: apresentar cálculos e simulações de frete, apontar quais são as rotas mais adequadas para determinado transporte, fazer a liberação de pagamentos e recebimento, controlar diversas tabelas de frete, realizar a gestão de ocorrências, entre outras.

Quais benefícios ele proporciona para as empresas?

Com a implementação de um sistema TMS, as empresas podem observar uma redução de custos referentes ao transporte — um dos maiores custos que uma empresa possui — melhoria no nível de serviço de entregas, maior controle sobre as viagens, melhoria na consolidação das cargas e no planejamento de rotas, disponibilidade de dados que permitem análises de composição de frete (que pode ser calculado por cliente, por pedido, ou por produto, por exemplo), melhoria na comunicação e disponibilidade de informações, geração de relatórios gerenciais que auxiliam na elaboração e gestão de indicadores de desempenho e no processo de tomada de decisão e elaboração de novas estratégias.

Além desses benefícios mais direcionados, podemos dizer que o sistema TMS permite uma modernização da gestão de transportes, automatiza os processos, melhora os índices de produtividade, reduz os índices de erros, promove maior segurança na gestão e troca das informações e aprimora os resultados, de maneira geral.

Outra vantagem que alguns softwares oferecem é a de poder realizar a integração com um sistema ERP, integrando com outras áreas, e trocar informações com transportadores via EDI.

Como podemos ver, o sistema TMS muda a forma como a gestão de transportes é praticada, aumentando o controle sobre as operações e garantindo a disponibilidade, a segurança e a veracidade das informações. Essa transformação impacta diretamente na gestão logística de uma empresa, que passa a operar com maior eficiência e a apresentar resultados mais satisfatórios!

Este artigo esclareceu suas dúvidas a respeito do sistema TMS? Quer continuar recebendo conteúdo como este em primeira mão? Assine nossa newsletter agora mesmo e fique por dentro das novidades que surgem por aqui!