Otimize a relação com seus fornecedores e qualifique suas operações de Logística Inbound, com organização e agilidade a partir da automatização de processos relacionados com recebimento de carga.

Acompanhe indicadores de desempenho logístico e eleve o nível de suas operações de Logística Outbound com a integração de processos e automatização da troca de informações para maior visibilidade e eficiência de sua gestão.

Obtenha dados de suas vendas no varejo e de distribuidores para aumentar vendas, reduzir rupturas e perdas com informações compartilhadas para estruturar seus processos e auxiliar seu gerenciamento.

Aumente a sua demanda de transportes e seja encontrado por Embarcadores de todo o país.

Facilite a comunicação entre sistemas de gestão e diferentes bancos por meio da transferência de arquivos de forma ágil, íntegra e segura.

    Um sistema capaz de atender os processos de negócios de seus clientes empresariais sem necessitar o investimento em desenvolvimento de sistemas internos.

    O PagPlan é uma solução que permite o pagamento das principais contas de concessionárias (como água, luz, gás, etc.) e DETRANs: utilizando o cartão de crédito como meio de pagamento.

      O EDI Business é uma solução altamente customizável para gestão operacional e estratégica de arquivos.

      O EDI Enterprise oferece uma infinidade de recursos de intercâmbio de informações baseado em um conjunto de regras de envio e recepção, múltiplos protocolos de comunicação, além de topologia altamente flexível.

      Inovação e tecnologia aplicados a emissão, recebimento e armazenamento de documentos fiscais eletrônicos.

      Tecnologia para conectar transportadoras e embarcadores com inteligência e compliance.

      Blog

      Logística Outbound

      Tracking de Entregas: Entenda sua Importância na Logística

      1 ano atrás - por:

      tracking de entregas

      Com o avanço da tecnologia, o tracking de entregas (ou rastreamento de pedidos) se torna cada vez mais um diferencial na qualidade dos serviços das empresas. Oferecer um acompanhamento eficiente e em tempo real dos pedidos aos seus clientes não é mais uma opção, mas uma necessidade.

      Permitir a consulta online do status de pedidos otimiza o tempo dos seus colaboradores na resolução de problemas, visto que elimina a necessidade de contato via telefone. Desse modo, você pode dedicar mais tempo à melhoria da qualidade dos seus produtos.

      Confira a seguir mais algumas informações que fazem do tracking de entregas uma ferramenta muito importante para a melhoria do seu desempenho junto aos clientes.

      Gera maior confiança e credibilidade junto ao cliente

      Quando o seu cliente realiza uma compra online, existe da parte dele a expectativa de que o produto adquirido realmente será entregue dentro dos padrões de qualidade aceitáveis.

      Entretanto, se tratando da internet, ainda há muita desconfiança quanto à integridade de empresas que atuam por esse meio. Então, oferecer a possibilidade de rastrear seus pedidos pode transmitir mais credibilidade para a sua empresa.

      Melhora os prazos

      A Logística, por ser uma etapa que depende de serviços de terceiros, nem sempre pode estar sob o seu controle. Por isso mesmo, buscar soluções que integrem o seu sistema com o do seu parceiro de entregas é uma ótima maneira de verificar se tudo está indo bem.

      A integração viabiliza identificar pedidos que estejam atrasados ou que apresentem alguma incoerência nas entregas. Essas informações são primordiais para conseguir antecipar eventuais imprevistos e conquistar a confiança do seu consumidor.

      Promove um monitoramento eficiente e reduz custos

      Ao ter controle sobre como são realizadas as entregas dos pedidos da sua empresa e identificar as rotas utilizadas por meio de sistema de GPS você pode contribuir com sugestões para a melhoria de rotas. Isso auxilia na melhoria do tráfego e na redução de custos com combustível, influenciando diretamente no valor pago pelo frete.

      Além do mais, entregas que contam com tracking têm mais segurança, e isso é considerado um ponto positivo no momento de determinar a redução dos custos com o pagamento do seguro de mercadorias.

      Outra informação relevante que pode ser extraída dessa experiência é a viabilidade de implantar centros de distribuição em pontos estratégicos geograficamente, de modo que estejam mais próximos das regiões em que há mais demanda pelos seus produtos. Essa ação permite a consolidação dos envios e a montagem de operações logísticas mais inteligentes.

      Otimiza os processos e entrega de valor agregado

      O gerenciamento responsável pela entrega dos seus pedidos proporcionado pelo monitoramento eficiente é uma excelente forma de se diferenciar da concorrência. A maioria das empresas que vendem online enfrenta muitos problemas com prazos de entrega — e você pode usar isso a favor do seu negócio.

      Tendo como premissa a excelente qualidade dos seus produtos, realizar entregas dentro do prazo e oferecer suporte aos seus clientes quando algo sair do controle será muito bem-visto e agregará valor ao seu negócio no mercado. A melhor propaganda é a que é feita por clientes satisfeitos, lembre-se disso.

      Propicia segurança da carga

      O tracking de entregas colabora com a prevenção de furtos, roubos e sequestros, já que com o monitoramento realizado via GPS a empresa consegue ter em mãos dados reais, que permitem averiguar se o trajeto está sendo seguido como projetado, bem como localizar motoristas ou ajudar em investigações, caso algum imprevisto ocorra.

      Sendo assim, fica mais fácil gerenciar riscos, principalmente quando o transporte engloba cargas de alto valor ou que são muito visadas por criminosos, como bebidas, eletrônicos e demais.

      Também, existe a oportunidade de assegurar que a abertura do compartimento de cargas seja realizada de maneira remota pela central, somente no destino combinando e quando a rota seguir as condições preestabelecidas, e não pelo embarcador.

      Reduz o trabalho da equipe de atendimento

      Muitos contatos que os setores de atendimento recebem são de clientes que buscam entender como anda o status de entrega de suas mercadorias.

      O tracking de pedido automatiza essa tarefa, enviando informações sobre os pedidos via SMS, e-mails etc. sem que os consumidores precisem fazer esse contato, o que elimina a sobrecarga da equipe, possibilitando que os colaboradores foquem apenas nas situações que requerem uma intervenção pessoal.

      Esse tipo de trabalho também ajuda a manter as expectativas alinhadas, tendo em vista que qualquer alteração no prazo acordado é avisada com uma boa antecedência, diminuindo as frustrações que qualquer eventualidade possa gerar.

      Mesmo que seja uma comunicação negativa, essa transparência gera a ideia do compromisso e respeito da empresa com seus clientes, e a sua preocupação em oferecer um serviço de qualidade, que alcance o grau superior de excelência — aspecto importante para conquistar a fidelização do público e aumento da competitividade.

      Promove mais controle sobre as falhas no processo

      O rastreamento da carga permite o acompanhamento de cada fase do processo de entrega, até quanto algum imprevisto acontece. Por esse motivo, caso o veículo apresente algum defeito no decorrer do trajeto, se o caminho definido não está sendo seguido, ou se ocorreu extravio, por exemplo, o gestor fica sabendo do fato praticamente em tempo real.

      Esse maior controle aumenta as possibilidades de elaborar práticas de correção ou reduzir impactos e efeitos negativos que essas situações podem gerar para a empresa e seu relacionamento com os clientes.

      Um exemplo é quando a carga é monitorada e sabe que o trajeto está parado devido a algum acidente. Isso permite a elaboração de uma nova rota para continuar as entregas e evitar que o atraso seja ainda maior.

      Auxílio na tomada de decisão

      As informações precisas são essenciais para o andamento adequado dos processos. Contudo, os benefícios de realizar a gestão com base nessas informações não se encerram na hora do monitoramento, afinal, é possível utilizá-los para acompanhar os indicadores de desempenho, fazer análises que contribuem para a criação de novas estratégias e demais.

      Dessa maneira, é possível mensurar o nível de qualidade das entregas, a atuação do motorista, cumprimento do percurso, taxa de extravios e outros aspectos relevantes para o aprimoramento dos serviços prestados. Também é possível fazer a identificação de pontos positivos, negativos e ações de melhorias a serem aplicadas.

      Investir em tecnologia integrada e capacitar os seus colaboradores para oferecer excelência em tracking de entregas é uma ação razoavelmente simples e de baixo custo. Saia na frente da concorrência e encante os seus clientes. Há um mercado inteiro de consumidores insatisfeitos que gostarão muito de adquirir produtos de uma empresa séria, que cumpre com seus prazos.

      Para continuar sempre por dentro das novidades e crescer cada vez mais com sua empresa, siga nossos perfis nas redes sociais (Facebook, LinkedIn) e acompanhe o nosso conteúdo atualizado!

      Por:
      eSales
      do autor

      Comentários sobre este post