São centenas de canais de venda de alta performance que estão se moldando conforme as necessidades de cada cliente. Preços acessíveis, produtos diferenciados, atendimento personalizado e formas de pagamento que cabem perfeitamente nas condições de cada usuário. O primeiro contato que o cliente tem com o layout da página e demais funcionalidades passa a ser o grande diferencial.
Mas otimizar o recebimento de pagamentos online dos clientes não é tão simples. É preciso que o usuário se sinta seguro para fornecer suas informações pessoais e bancárias e, finalmente, possa finalizar o processo de compra.
Os novos e-consumidores não esperam apenas um bom produto. Oferecer a melhor experiência de compra, desde a hora em que ele entra no ambiente virtual até o check-out é o grande diferencial. É preciso tornar o ambiente online mais agradável para a navegação, mais seguro para o pagamento das compras e mais objetivo para as especificações dos produtos que, consequentemente, vão gerar maior credibilidade e aumento das vendas.
Conheça as 4 principais dicas para otimizar pagamentos online. Acompanhe!
1. Ofereça várias opções de pagamento online
O e-consumidor está cada vez mais exigente e dinâmico diante das escolhas de pagamento. Cartão de crédito, débito em conta, boleto bancário, PayPal e tantas outras possibilidades devem estar ao alcance dos mais variados perfis de usuários.
Segundo pesquisa apresentada em um infográfico da Milo, 56% dos entrevistados esperam encontrar várias opções de pagamento online na página de check-out. Pesquise e estude as formas de pagamento online mais utilizadas pelo seu público-alvo. Vale destacar que é importante verificar o que o concorrente está oferecendo e quais estratégias estão sendo utilizadas em relação aos pagamentos.
Mas, antes de oferecer qualquer forma de pagamento, é importante pesquisar tanto as intermediadoras quanto operadoras de cartão, já que cada uma delas conta com diferentes benefícios, taxas e vantagens. Além disso, analise prazos oferecidos, meios de parcelamento para seu cliente e formas de recebimento do valor da compra para sua empresa.
2. Faça com que os erros sejam fáceis de serem corrigidos
O cliente colocou todos os dados bancários, mas esqueceu de preencher o código postal. Ao otimizar o recebimento de pagamentos online, é possível apontar o erro para o cliente e facilitar o processo de correção ou inclusão de informações. Algumas páginas de check-out indicam no topo da página uma mensagem de erro que nem sempre é facilmente visualizada pelo cliente, que acaba não percebendo o que ocorreu.
É essencial que a mensagem de erro apareça no campo em que o problema aconteceu. O que facilita para o cliente saber exatamente o que está faltando ou precisa ser corrigido — evitando assim a desistência da compra.
Outra dica importante é não eliminar as informações que já foram digitadas pelo cliente no caso de erro. Para facilitar todo o processo, possibilite que os dados sejam recarregados posteriormente ao problema, apresentando com clareza a mensagem de erro nos respectivos campos para a correção ou para a inclusão dos dados.
3. Invista em um design amigável e intuitivo
Investir em um design amigável e que ofereça uma navegação intuitiva e simples é uma grande vantagem competitiva, possibilitando que o cliente permaneça na página e não pense em abandonar a compra.
É importante considerar que os usuários virtuais não querem pensar antes de executar suas ações. Por isso, aposte em um site visualmente bonito e com navegabilidade intuitiva, afinal, a maioria das pessoas que utiliza o ambiente virtual o acessa por meio de dispositivos móveis.
Por isso, dê atenção no design intuitivo e verifique como a página se adapta ao tamanho das telas que serão utilizadas pelos usuários, como tablets e smartphones.
4. Realize tudo em uma única tela
A maneira mais fácil de tornar o processo de finalização de compra e de pagamento online mais fácil é disponibilizar tudo em uma única tela. Ou seja, o cliente confere o valor da compra, escolhe a forma de pagamento online, coloca os dados bancários ou informações pessoais requeridas e faz login na sua conta, autorizando que toda a transação possa ser realizada — tudo em poucos cliques e sem a necessidade de abertura de outras abas.
Para continuar sempre por dentro das novidades e crescer cada vez mais com sua empresa, siga nossos perfis nas redes sociais (Facebook , Linkedin) para acompanhar todo o nosso conteúdo!