Ter uma cultura de dados significa estabelecer um cenário que coloca a análise de informações no centro de toda projeção e ação estratégica do negócio. Mas o que isso quer dizer? Calma, a gente explica!
Para fazer projeções de produção, lançamentos, parcerias e até dos seus investimentos, é fundamental entender de ponta a ponta o que ocorre em uma organização. Isso engloba desde o histórico de vendas ao nível de estoque, passando por diversas outras análises que sirvam como base para tomadas de decisões. Evidentemente, a adoção do uso de dados, de base histórica de vendas, pedidos, preços é uma tendência entre os mais diversos segmentos, especialmente em empresas que buscam aumentar sua competitividade e se destacar no mercado. E claro, a tecnologia é sempre um meio essencial para que a coleta, tratamento e visibilidade dessas informações seja clara e com o mínimo de manipulações e erros humanos.
Por certo, os benefícios podem ser acompanhados no dia a dia de indústrias, distribuidores e varejo. Munidos dessas informações para alinhar estratégias de geração de receita, é possível saber o que o cliente deseja, oferecer as soluções e produtos adequados e, dessa forma, alcançar os melhores resultados financeiros.
Pensando nisso, preparamos um artigo detalhado que traz alguns pontos fortes da solução de Supply Analytics 4.0 para lhe ajudar a entender como os dados podem tornar o seu 2023 ainda melhor. Confira!
Redução de custos
Uma empresa que adota a cultura de dados no seu negócio, além de poder identificar o melhor caminho a ser seguido, poderá realizar um prognóstico preciso sobre os principais desafios que pode enfrentar.
![](https://esales.com.br/wp-content/uploads/2022/12/Mockup-Colecta.png)
Por exemplo, uma boa análise de vendas pode apontar sazonalidades, produtos que performam melhor em determinada região e não saem tão bem em outra. Desse modo, a indústria consegue ter visibilidade desse cenário, ajustando sua produção e compra de matéria-prima. Paralelamente, os distribuidores poderão ter sugestões de pedidos mais assertivos o que evita tanto a ruptura de estoque como prejuízos com produtos “encalhados”.
Identificação de oportunidades e tendências
E se você pudesse prever o futuro? Entender como o mercado reagirá a um novo sabor de iogurte ou a uma sobremesa diferente que faz muito sucesso em outros países e sua empresa quer lançar aqui no Brasil?
![](https://esales.com.br/wp-content/uploads/2022/12/mockup-outbound@2x.png)
Pois com a solução de Supply Analytics 4.0 isso não só é possível, como é mensurável e tem sido amplamente utilizado por grandes marcas. Com o avanço da tecnologia, contar apenas com a experiência ou com o olhar atento do gestor já não é mais o bastante para assegurar que a instituição esteja preparada para os problemas que possam surgir no mercado ao lançar novos produtos. Frente a isso, a cultura de dados pode compreender e antecipar cenários capazes de causar ameaças para o negócio, permitindo que sejam feitos testes com um determinado público e através da inteligência artificial, pode-se projetar um comportamento padrão de consumo.
Geração de valor ao produto ou serviço
Conforme mencionamos nos pontos anteriores, o fato de a análise de dados permitir um melhor entendimento sobre o perfil e as necessidades dos clientes, torna-se mais factível investir de forma correta na potencialização das suas ofertas de produtos e serviços. Pois, com esse tipo de controle é possível avaliar o comportamento de consumo. Consequentemente, pode-se entender o alcance da marca, acompanhando a margem e o markup aplicados pelos distribuidores. Com essas informações, quem utiliza o Supply Analytics 4.0 tem precificação mais inteligente e um gerenciamento de sellin e sellout muito mais eficaz.
Atuação efetiva dos profissionais
Quando os dados são integrados e compartilhados entre indústria e distribuidores, eles ganham autonomia e segurança para realizar suas atividades. A projeção de ruptura, as sugestões de pedidos e organização para o setor produtivo geram essa liberdade de atuação e de previsão de crescimento.
Com algumas informações relevantes, os gestores conseguem tomar decisões fundamentadas, além de poder utilizar o tempo gasto com coleta de informações na elaboração de medidas para a execução do seu trabalho e demais atividades necessárias para a potencialização dos resultados econômicos do negócio.
Se hoje você entende onde está e quer dar um passo à frente, para alavancar sua empresa, entre em contato conosco e solicite uma demonstração do Supply Analytics 4.0. Você irá se surpreender!
O futuro da sua empresa começa com agora, com as Soluções eSales!