Sem dúvida, aqui já mencionamos muitas vezes o quanto um TMS é fundamental no recebimento de insumos, na performance de transportes, na redução de custos de frete, dentre outros pontos. Mas hoje a conversa é um pouco diferente, precisamos pensar no processo pós-venda. É isso mesmo, entre vender e a mercadoria chegar ao cliente final, há muitas situações como avarias e extravios que podem afetar o produto. E o pior, afetam também as relações comerciais e a percepção de qualidade que o seu cliente tem sobre a sua empresa e o processo de entrega.
Diante deste cenário, neste artigo apresentamos alguns pontos importantes sobre a gestão de ressarcimentos e devoluções. Não perca!
Eficiência na Logística Reversa
Evidentemente, a eficiência logística de uma empresa é um ponto crucial em investimentos e na manutenção de boas relações comerciais com clientes e parceiros de negócios. Quando se trabalha com várias transportadoras, essa gestão é ainda mais complexa. Pois é preciso lidar com diferentes tabelas, diferentes contratos e reforçar a necessidade do envio de ocorrências para que o acompanhamento de transporte seja linear.
É nesse ponto que entra a tecnologia de um Sistema TMS para a gestão de ressarcimento e devoluções. Com a missão de otimizar as operações, especialmente no que diz respeito a cargas extraviadas ou danificadas.
Com um intuito de atender as necessidades de logística reversa de empresas do setor farmacêutico, otimizamos o TMS Entregou. Criando, então, o nosso módulo gerenciador de devolução e ressarcimento de cargas. Dessa forma, nossos clientes podem eliminar, de vez, os controles por e-mail ou tabelas.
Chega de gestão manual!
De acordo com amplas pesquisas de mercado e com a nossa base de clientes, era necessário integrar todo o fluxo de informações entre embarcadores e transportadores. Assim, pode-se reduzir os danos materiais, a reincidência de erros e assegurar o reembolso quando a carga é prejudicada por transportadoras durante o trajeto.
Dentre os benefícios do gerenciador de ressarcimento está o cadastro de SLA (Acordo de Nível de Serviço) para os transportadores. Isso possibilita ao embarcador reaver valores quando o produto é danificado com retornos rápidos. Ademais, cria-se um contexto de maior assertividade e melhora do serviço realizado pelas transportadoras. Pois, uma vez que se entende onde há recorrência de avarias, é muito mais prático sanar o problema e ajustar o processo de entrega.
Devoluções com fluxos claros
Outro ponto primordial para garantir eficiência na operação é que o embarcador possa definir os fluxos de análise de cada devolução. Com uma experiência de quase 3 décadas, sabemos o quanto a logística reversa impacta financeiramente nas empresas. Nesse sentido, disponibilizamos relatórios para análise mensal da performance das transportadoras baseados no SLA. Isso é bem importante para fazê-las cumprir o seu dever de entrega e resposta aos incidentes dentro dos prazos, o que indiretamente gera um aumento na qualidade dos serviços prestados aos embarcadores.
Enfim, como um efeito cascata, a percepção dos clientes em relação à qualidade do processo adotado pela indústria aumenta. A redução de avarias e a clareza de processos de devolução, aumentam a satisfação dos clientes e reforçam relações de negócios.
Aposte nessa ideia! Se você busca uma ferramenta prática, simples e totalmente conectada com o seu sistema TMS, experimente o módulo de logística reversa do Entregou. Entre em contato conosco e agende uma demonstração!