Com o avanço da tecnologia, o tracking de entregas (ou rastreamento de pedidos) se torna cada vez mais um diferencial na qualidade dos serviços das empresas. Oferecer um acompanhamento eficiente e em tempo real dos pedidos aos seus clientes não é mais uma opção, mas uma necessidade.
Permitir a consulta online do status de pedidos otimiza o tempo dos seus colaboradores na resolução de problemas, visto que elimina a necessidade de contato via telefone. Desse modo, você pode dedicar mais tempo à melhoria da qualidade dos seus produtos.
Confira a seguir mais algumas informações que fazem do tracking de entregas uma ferramenta muito importante para a melhoria do seu desempenho junto aos clientes.
Gera maior confiança e credibilidade junto ao cliente
Quando o seu cliente realiza uma compra online, existe da parte dele a expectativa de que o produto adquirido realmente será entregue dentro dos padrões de qualidade aceitáveis.
Entretanto, se tratando da internet, ainda há muita desconfiança quanto à integridade de empresas que atuam por esse meio. Então, oferecer a possibilidade de rastrear seus pedidos pode transmitir mais credibilidade para a sua empresa.
Melhora os prazos
A Logística, por ser uma etapa que depende de serviços de terceiros, nem sempre pode estar sob o seu controle. Por isso mesmo, buscar soluções que integrem o seu sistema com o do seu parceiro de entregas é uma ótima maneira de verificar se tudo está indo bem.
A integração viabiliza identificar pedidos que estejam atrasados ou que apresentem alguma incoerência nas entregas. Essas informações são primordiais para conseguir antecipar eventuais imprevistos e conquistar a confiança do seu consumidor.
Promove um monitoramento eficiente e reduz custos
Ao ter controle sobre como são realizadas as entregas dos pedidos da sua empresa e identificar as rotas utilizadas por meio de sistema de GPS você pode contribuir com sugestões para a melhoria de rotas. Isso auxilia na melhoria do tráfego e na redução de custos com combustível, influenciando diretamente no valor pago pelo frete.
Além do mais, entregas que contam com tracking têm mais segurança, e isso é considerado um ponto positivo no momento de determinar a redução dos custos com o pagamento do seguro de mercadorias.
Outra informação relevante que pode ser extraída dessa experiência é a viabilidade de implantar centros de distribuição em pontos estratégicos geograficamente, de modo que estejam mais próximos das regiões em que há mais demanda pelos seus produtos. Essa ação permite a consolidação dos envios e a montagem de operações logísticas mais inteligentes.
Otimiza os processos e entrega de valor agregado
O gerenciamento responsável pela entrega dos seus pedidos proporcionado pelo monitoramento eficiente é uma excelente forma de se diferenciar da concorrência. A maioria das empresas que vendem online enfrenta muitos problemas com prazos de entrega — e você pode usar isso a favor do seu negócio.
Tendo como premissa a excelente qualidade dos seus produtos, realizar entregas dentro do prazo e oferecer suporte aos seus clientes quando algo sair do controle será muito bem-visto e agregará valor ao seu negócio no mercado. A melhor propaganda é a que é feita por clientes satisfeitos, lembre-se disso.
Propicia segurança da carga
O tracking de entregas colabora com a prevenção de furtos, roubos e sequestros, já que com o monitoramento realizado via GPS a empresa consegue ter em mãos dados reais, que permitem averiguar se o trajeto está sendo seguido como projetado, bem como localizar motoristas ou ajudar em investigações, caso algum imprevisto ocorra.
Sendo assim, fica mais fácil gerenciar riscos, principalmente quando o transporte engloba cargas de alto valor ou que são muito visadas por criminosos, como bebidas, eletrônicos e demais.
Também, existe a oportunidade de assegurar que a abertura do compartimento de cargas seja realizada de maneira remota pela central, somente no destino combinando e quando a rota seguir as condições preestabelecidas, e não pelo embarcador.
Reduz o trabalho da equipe de atendimento
Muitos contatos que os setores de atendimento recebem são de clientes que buscam entender como anda o status de entrega de suas mercadorias.
O tracking de pedido automatiza essa tarefa, enviando informações sobre os pedidos via SMS, e-mails etc. sem que os consumidores precisem fazer esse contato, o que elimina a sobrecarga da equipe, possibilitando que os colaboradores foquem apenas nas situações que requerem uma intervenção pessoal.
Esse tipo de trabalho também ajuda a manter as expectativas alinhadas, tendo em vista que qualquer alteração no prazo acordado é avisada com uma boa antecedência, diminuindo as frustrações que qualquer eventualidade possa gerar.
Mesmo que seja uma comunicação negativa, essa transparência gera a ideia do compromisso e respeito da empresa com seus clientes, e a sua preocupação em oferecer um serviço de qualidade, que alcance o grau superior de excelência — aspecto importante para conquistar a fidelização do público e aumento da competitividade.
Promove mais controle sobre as falhas no processo
O rastreamento da carga permite o acompanhamento de cada fase do processo de entrega, até quanto algum imprevisto acontece. Por esse motivo, caso o veículo apresente algum defeito no decorrer do trajeto, se o caminho definido não está sendo seguido, ou se ocorreu extravio, por exemplo, o gestor fica sabendo do fato praticamente em tempo real.
Esse maior controle aumenta as possibilidades de elaborar práticas de correção ou reduzir impactos e efeitos negativos que essas situações podem gerar para a empresa e seu relacionamento com os clientes.
Um exemplo é quando a carga é monitorada e sabe que o trajeto está parado devido a algum acidente. Isso permite a elaboração de uma nova rota para continuar as entregas e evitar que o atraso seja ainda maior.
Auxílio na tomada de decisão
As informações precisas são essenciais para o andamento adequado dos processos. Contudo, os benefícios de realizar a gestão com base nessas informações não se encerram na hora do monitoramento, afinal, é possível utilizá-los para acompanhar os indicadores de desempenho, fazer análises que contribuem para a criação de novas estratégias e demais.
Dessa maneira, é possível mensurar o nível de qualidade das entregas, a atuação do motorista, cumprimento do percurso, taxa de extravios e outros aspectos relevantes para o aprimoramento dos serviços prestados. Também é possível fazer a identificação de pontos positivos, negativos e ações de melhorias a serem aplicadas.
Investir em tecnologia integrada e capacitar os seus colaboradores para oferecer excelência em tracking de entregas é uma ação razoavelmente simples e de baixo custo. Saia na frente da concorrência e encante os seus clientes. Há um mercado inteiro de consumidores insatisfeitos que gostarão muito de adquirir produtos de uma empresa séria, que cumpre com seus prazos.
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