Otimize a relação com seus fornecedores e qualifique suas operações de Logística Inbound, com organização e agilidade a partir da automatização de processos relacionados com recebimento de carga.

Acompanhe indicadores de desempenho logístico e eleve o nível de suas operações de Logística Outbound com a integração de processos e automatização da troca de informações para maior visibilidade e eficiência de sua gestão.

Obtenha dados de suas vendas no varejo e de distribuidores para aumentar vendas, reduzir rupturas e perdas com informações compartilhadas para estruturar seus processos e auxiliar seu gerenciamento.

Aumente a sua demanda de transportes e seja encontrado por Embarcadores de todo o país.

Facilite a comunicação entre sistemas de gestão e diferentes bancos por meio da transferência de arquivos de forma ágil, íntegra e segura.

    Um sistema capaz de atender os processos de negócios de seus clientes empresariais sem necessitar o investimento em desenvolvimento de sistemas internos.

    O PagPlan é uma solução que permite o pagamento das principais contas de concessionárias (como água, luz, gás, etc.) e DETRANs: utilizando o cartão de crédito como meio de pagamento.

      O EDI Business é uma solução altamente customizável para gestão operacional e estratégica de arquivos.

      O EDI Enterprise oferece uma infinidade de recursos de intercâmbio de informações baseado em um conjunto de regras de envio e recepção, múltiplos protocolos de comunicação, além de topologia altamente flexível.

      Inovação e tecnologia aplicados a emissão, recebimento e armazenamento de documentos fiscais eletrônicos.

      Tecnologia para conectar transportadoras e embarcadores com inteligência e compliance.

      Blog

      Logística Inbound, Logística Outbound

      Descubra como aplicar a inteligência logística em sua empresa

      2 anos atrás - por:

      inteligência logística

      A inteligência logística trata-se de uma estratégia aplicada por muitas empresas como forma de se manterem em um mercado cada vez mais competitivo, seja por meio do oferecimento de um serviço diferenciado da concorrência, do aprimoramento do atendimento ao cliente, entre outros. Isso porque é representada por um conjunto de competências e habilidades que permitem a elaboração de soluções eficazes para as demandas dos clientes, do mercado etc.

      Ou seja, é um termo que representa uma visão ampla do negócio, por meio da análise de vários cenários e fatores fundamentais para o direcionamento dos propósitos do negócio e a tomada de decisões.

      Quer entender melhor como funciona a inteligência logística? Então, continue a leitura!

      Quais são os princípios da inteligência logística?

      Para usufruir de todas as vantagens que a inteligência logística pode propiciar, ela precisa ser englobada por alguns princípios. Veja a seguir!

      Inovação

      Pela inovação, a companhia se abre para novas ideias e perspectivas. Isso serve tanto para a execução de novos produtos, processos ou serviços, quanto para a melhora de questões de fatores já existentes. Por meio da logística inteligente, esse atributo é estimulado também em outros departamentos, como marketing, vendas e demais, tornando os resultados mais produtivos.

      Visão estratégica

      É muito importante desenvolver um olhar mais crítico sobre os processos e as tarefas executadas no dia a dia, já que a organização se torna mais eficiente quando conhece seus recursos, processos e atividades. Assim, não é somente o setor de logística que entenderá melhor seus pontos fortes e fracos, mas a empresa em geral.

      Além disso, é possível observar como tem sido a integração entre as mais variadas áreas do negócio, as formas como as funções têm sido desempenhadas e os papéis que devem ser cumpridos por cada membro da equipe. Como consequência, os empresários e gestores terão melhores possibilidades para encontrar gargalos e eliminá-los antes de impactarem as operações e a produtividade da companhia.

      Planejamento

      Ter um bom planejamento é primordial para o êxito de qualquer operação. Com isso, o adequado é empenhar-se na construção de um plano minucioso e bem-estruturado, evitando que ações imprevistas tenham de ser tomadas.

      Monitoramento de indicadores de desempenho

      Os indicadores de desempenho são ferramentas que fornecem informações relevantes que contribuem para a avaliação dos resultados dos processos, que servem como base para a tomada de decisão com fundamento na realidade do negócio. Outro ponto que precisa ser mencionado é que eles auxiliam na identificação de falhas e no levantamento de suas causas, atuando de forma direta no cerne do problema.

      Comunicação eficaz

      Tanto a comunicação interna quanto a externa é uma questão essencial para o aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas pela instituição. Comunicar-se de forma clara e objetiva com os colaboradores, fornecedores e clientes é o primeiro passo para se chegar a processos logísticos adequados, além de diminuir os custos consideravelmente.

      Uma boa comunicação também é fator primordial para que todos os envolvidos entendam a cadeia produtiva e os desafios a serem vencidos. É importante ter em mente que erros nesse sentido podem prejudicar as etapas, aumentar os custos ou atrasar as entregas.

      Foco no cliente

      O recomendável e projetar as metas e os objetivos conforme as expectativas do público e realizar os processos de maneira direcionada para que essas pretensões sejam atingidas. Isso significa fornecer produtos e serviços de acordo com a demanda do mercado para o período e assegurar que elas serão atendidas da melhor forma.

      Diminuição dos custos

      A minimização dos custos também está ligada à inteligência logística e à obtenção de um diferencial competitivo. Conforme a inteligência vai ajudando a chegar à redução, as práticas implementadas para reduzir os gastos sustentam a inteligência.

      Estruturação logística

      Com os diversos avanços que o mercado tem sofrido, os consumidores têm se tornado cada vez mais exigentes, fazendo com que a empresa se preocupe em se manter cada vez mais organizada. Em regra, é possível concluir que os funcionários rendem mais quando estão em um ambiente organizado, mostrando que a produtividade está relacionada à organização do espaço e às tarefas da organização.

      Por exemplo, quanto mais automatizado o estoque for, melhor os empregados executarão suas atividades e, como consequência, as entregas acontecerão com maior rapidez.

      Quais são os métodos utilizados pela inteligência logística?

      Existem vários métodos que podem ser aplicados pela inteligência logística como forma de buscar o desenvolvimento da empresa. Conheça alguns deles.

      Benchmarketing

      Refere-se a uma grande análise sobre a concorrência e melhores estratégias usadas, que trariam resultados para o negócio. Não se refere a copiar, mas, sim, em conhecer os concorrentes e adotar os modelos mais eficazes e inteligentes.

      Logística enxuta

      É a maneira de eliminar os desperdícios e as tarefas desnecessárias, diminuindo a incidência de falhas e retrabalhos que podem prejudicar as operações.

      Centralização de informações

      Reunir todas as informações em um local único pode agilizar os processos e fazer com que eles fiquem cada vez mais eficientes. Estrutura-se uma base de dados e consegue-se dialogar mais rápido e de forma mais simples dentro da companhia.

      Treinamento

      Os processos possuem muita relevância dentro da organização, mas, em muitos casos, são executados por mãos humanas, que podem errar. Por esse motivo, o treinamento é uma das etapas mais importantes para que todas as condutas aconteçam da melhor forma para aumentar a satisfação dos clientes.

      Mapeamento dos processos

      Por meio dessa prática, é possível compreender todos os processos e encontrar os problemas e resultados, realizando as correções apropriadas e diminuindo os custos.

      Automação

      Ter a tecnologia como aliada é um grande passo para ganhar em eficiência, tendo em vista que, com a implementação de um sistema especializado, é possível ter um melhor controle a respeito dos processos logísticos, de vendas, de rotas e entregas. Obter dados de forma ágil e atualizados, acompanhar frotas e pedidos e demais vantagens são alguns benefícios que esse tipo de solução pode oferecer.

      Agora que você já sabe o que é a inteligência logística e como aplicá-la, não espere mais para adotar as estratégias mais adequadas às características e demandas da empresa e, assim, se destacar e alcançar o sucesso esperado.

      Achou este post interessante? Então, aproveite para ler também sobre “Como melhorar o relacionamento com o cliente por meio da logística” e entender mais sobre o tema!

      Por:
      eSales
      do autor

      Comentários sobre este post