Otimizar processos é sempre positivo para as empresas, ainda mais quando isso possui um efeito tão visível na satisfação do cliente. Diminuir o prazo das entregas é possível ao implementar algumas medidas produtivas que melhoram a sua logística, ao mesmo tempo em que capacitam você e sua equipe para enxergarem possibilidades para organizar rotas e inventário.
Desde escolher os parceiros certos até empregar softwares que ajudem no dia a dia, existem diversas formas de contribuir para diminuir o prazo das entregas em sua empresa. O incentivo é claro: mais eficiência significa mais satisfação dos seus clientes, gerando mais negócios.
Com a adoção das iniciativas adequadas, você vai perceber o excelente custo-benefício delas. Confira a seguir cinco dicas para diminuir o prazo das entregas!
1. Faça parcerias estratégicas
Contar com parceiros eficientes é um dos pontos mais importantes no caminho para conquistar mais produtividade. O contrário também vale: errar em uma parceria pode danificar a imagem da sua empresa e comprometer os seus negócios.
Por conta disso, é importante fortalecer os seus laços com fornecedores e demais parceiros, certificando-se que estão alinhados à sua filosofia de trabalho, que conhecem as suas necessidades e que conseguem se adaptar às condições do seu mercado.
2. Visualize no mapa
Quanto maior o número de dados à sua disposição, mais eficientes serão as decisões tomadas por você. Uma excelente maneira de conseguir isso é desenvolvendo um mapa que reúna as localizações das suas entregas em um espaço de tempo, como um mês.
A partir daí, você é capaz de visualizar potenciais rotas improdutivas e tendências relacionadas a destinos frequentes ou agrupados em uma mesma região. Pode ser que valha a pena concentrar seus esforços em determinadas regiões para otimizar seu tempo de entrega, por exemplo.
3. Organize seus produtos
Um centro de distribuição precisa contar com um sistema que separe o seu inventário de maneira produtiva para diminuir o prazo das entregas. Uma maneira de fazer isso é monitorar a sazonalidade deles.
Defina categorias e tipos para cada item, considerando-os em um calendário de aumento e diminuição de demanda. Assim, você pode criar cronogramas recorrentes ou pontuais ao prever a disponibilidade ou procura por certos produtos o ano todo.
4. Analise seus resultados
Nenhuma iniciativa consegue se tornar mais produtiva se você não medir indicadores de performance e estabelecer metas de eficiência a cumprir. Estes números precisam figurar em relatórios periódicos que devem servir de norte para você traçar as suas estratégias para os meses seguintes.
É necessário encontrar os gargalos de produtividade e solucioná-los. Estes estudos terão como aliado aquele mapa desenvolvido por você no segundo item, já que um não pode funcionar bem sem o outro.
5. Use um software especializado
Não faz sentido trabalhar de maneira ineficiente, sem a ajuda da tecnologia disponível para programas desenvolvidos exatamente para as suas atividades. Você pode contar com um software capaz de controlar sua logística de distribuição, monitorar pacotes, otimizar rotas e muito mais.
Certifique-se de buscar uma solução que se adapte às necessidades específicas da sua empresa ou que sejam modulares, para se encaixar no que você precisa no dia a dia.
Ao implementar estes passos para diminuir o prazo das entregas você passará a caminhar em direção a um cenário com mais produtividade e satisfação para os seus clientes. Siga a gente nas redes sociais e acompanhe dicas variadas sobre logística e diversos outros temas que interessam a você e ao seu negócio!