Nesse texto falaremos sobre as técnicas especiais e como aplica-las da melhor forma possível no setor logístico, analisando as suas forças e definindo cada uma delas.
Essas técnicas podem ser utilizadas de forma competitiva por meio de medidas utilizadas a partir de constatações.
Está se interessando pelo que estamos falando até agora e quer saber mais? Continue a leitura desse texto e se surpreenda!
O que são as 5 forças de Porter?
As 5 forças de Porter são um framework utilizado para a análise dos setores empresariais, permitindo entender o nível de competitividade de um nicho de mercado.
Apresentando também a forma de como se relacionam e sua influência direta no negócio empresarial.
Criado por Michael Porter, em 1979, no mesmo ano apresentou as suas ideias como modelos para a estratégia na revista de Harvard.
Definição das 5 forças de Porter
Com a definição de cada uma das técnicas de estratégias utilizadas nas 5 forças de Porter, o entendimento será melhor compreendido pelos grupos da empresa que oferecem o mesmo produto, formando assim seus setores de atuação no mercado.
Rivalidade entre concorrentes
Quando a análise é externa, a primeira força mostrada é a rivalidade entre os concorrentes, pois esses estão sempre sob a atenção de outras empresas por conta de sua grande influência na capacidade de captar novos clientes, ganhando sempre uma fatia boa do market share.
Poder de barganha dos fornecedores
Determina a dependência da posição das empresas no mercado, na mão daqueles que fornecem os insumos para a produção.
Os fornecedores vendem mais, com menos custos e preços mais altos, podendo assim aumentar ou reduzir os preços e a qualidade dos insumos.
Poder de barganha dos compradores
Esse poder dos clientes pode determinar seu nível de competitividade, pois podem pressionar os vendedores a diminuírem seus preços, aumentando a qualidade dos produtos fornecidos.
Ameaça de novos entrantes
Podendo causar agitação no mercado, chegam com novidades e muito desejo de ganhar uma boa participação no mercado. Porém, essa ameaça depende da reação dos concorrentes atuais e das barreiras de ameaça,
Ameaça de produtos ou serviços substitutos
Esta ameaça aumenta a atenção das empresas para outros setores do mercado que não vendem os mesmos produtos.
Essas empresas de setores diferenciados atendem a mesma necessidade, desempenhando a mesma função que o produto já vendido pela sua empresa, o que poderá impactar diretamente no seu negócio empresarial.
Aplicação das 5 forças de Porter
Agora que já contamos para você quais sãos as 5 forças de Porter, iremos pautar como colocar todas elas na prática do cotidiano empresarial, por meio de estratégias eficientes que são:
- pesquise o mercado;
- analise o plano de marketing;
- defina uma estratégia eficiente;
- defina o seu posicionamento.
Análise das 5 forças de Porter
As 5 forças de Porter funcionam bem na teoria, pois a empresa organiza um organograma com as forças para a definição da estratégia empresarial que será tomada.
Porém, na prática muitas empresas ficam perdidas em resolver as questões de forma objetiva. Podendo assim, utilizar o passo a passo de uma análise bem feita, antes da tomada de decisão:
- análise da competitividade dos concorrentes;
- saber o momento de barganha dos clientes e fornecedores;
- se livrar das barreiras
Esperamos que esse texto tenha feito sentido para você! Quer saber mais sobre nossos conteúdos? Clique aqui e continue lendo.