Otimize a relação com seus fornecedores e qualifique suas operações de Logística Inbound, com organização e agilidade a partir da automatização de processos relacionados com recebimento de carga.

Acompanhe indicadores de desempenho logístico e eleve o nível de suas operações de Logística Outbound com a integração de processos e automatização da troca de informações para maior visibilidade e eficiência de sua gestão.

Obtenha dados de suas vendas no varejo e de distribuidores para aumentar vendas, reduzir rupturas e perdas com informações compartilhadas para estruturar seus processos e auxiliar seu gerenciamento.

Aumente a sua demanda de transportes e seja encontrado por Embarcadores de todo o país.

Facilite a comunicação entre sistemas de gestão e diferentes bancos por meio da transferência de arquivos de forma ágil, íntegra e segura.

    Um sistema capaz de atender os processos de negócios de seus clientes empresariais sem necessitar o investimento em desenvolvimento de sistemas internos.

    O PagPlan é uma solução que permite o pagamento das principais contas de concessionárias (como água, luz, gás, etc.) e DETRANs: utilizando o cartão de crédito como meio de pagamento.

      O EDI Business é uma solução altamente customizável para gestão operacional e estratégica de arquivos.

      O EDI Enterprise oferece uma infinidade de recursos de intercâmbio de informações baseado em um conjunto de regras de envio e recepção, múltiplos protocolos de comunicação, além de topologia altamente flexível.

      Inovação e tecnologia aplicados a emissão, recebimento e armazenamento de documentos fiscais eletrônicos.

      Tecnologia para conectar transportadoras e embarcadores com inteligência e compliance.

      Blog

      Logística Inbound

      O que é análise de mercado e qual a sua importância?

      2 semanas atrás - por:

      análise de mercado

      Você imagina como o seu negócio estará daqui dez anos? Se o objetivo é expandir os negócios, o seu planejamento deve começar agora. Quando consideramos planos de médio e longo prazo, um dos processos mais importantes é a realização de uma análise de mercado.

      Essa avaliação vai ajudar a sua empresa a se destacar mesmo em períodos de desequilíbrio econômico e será um diferencial para lidar com as mudanças do setor logístico.

      Por isso, preparamos esse artigo para demonstrar qual é a importância desse processo e o seu impacto em outras áreas como, por exemplo, o marketing. Continue lendo para conhecer mais!

      Qual é a importância da análise de mercado?

      Em primeiro lugar, a análise de mercado faz parte do plano de negócios. Esse documento pode ser elaborado antes de abrir um novo negócio ou durante um período de reformulação da estratégia quando o empreendimento já está em operação.

      O objetivo é ajudar o gestor a ter um retrato preciso sobre a realidade da empresa. Porém, com a análise de mercado é possível entender:

      • qual é a posição da empresa perante a concorrência;
      • qual é o perfil dos clientes atendidos; e
      • quais mercados ainda podem ser explorados.

      Vale destacar que essa análise também tem um olhar para dentro da própria organização. Essa é uma oportunidade para considerar a eficiência dos principais processos e entender a situação financeira para investir em melhorias.

      Quais áreas devem ser avaliadas pelo gestor?

      Marketing

      O estudo da área de marketing é um dos componentes mais importantes, pois representa as descobertas sobre o ramo de atuação, os concorrentes e, acima de tudo, os clientes. Nesse quesito também será revelado o tamanho do mercado que a empresa pode conquistar no futuro.

      Financeira

      A realidade das finanças do negócio pode ser vantagem ou uma barreira para o crescimento buscado pelo gestor. Por isso, é preciso avaliar o potencial de precificação para entender se os preços praticados são compatíveis com o mercado. A ideia é fazer revisões para arcar com os custos e expandir o volume de vendas.

      Comercial

      Diversos esforços envolvem o atendimento dos clientes. Assim sendo, parte dessa análise deve focar no faturamento atual e no número de clientes atendidos. Também será considerado o custo de aquisição de clientes (CAC) para entender as possibilidades de atração.

      Suprimentos

      A construção de parceiras sólidas com fornecedores é essencial para que a empresa possa se tornar bem-sucedida. Afinal, essas empresas vão fazer parte do futuro do negócio e devem ser capazes de atender a demanda em crescimento.

      Como a aplicar a análise de mercado na logística?

      A área de transportes tem um papel estratégico na gestão das empresas e na relação com os consumidores. Assim, o primeiro passo é analisar o contexto da atuação da empresa. A ideia é avaliar os principais aspectos da gestão e identificar gargalos que podem afetar a operação.

      Em seguida é preciso estabelecer os objetivos e as metas que ajudaram o gestor a concretizar os planos para o setor logístico. Também devemos incluir uma pesquisa sobre tendências e inovações que podem ser revelados na análise de mercado.

      Se você gostou desse conteúdo e quer acessar mais conteúdos basta seguir as nossas páginas nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram, Youtube e Linkedin.

      Por:
      eSales
      do autor

      Comentários sobre este post