A gestão de frete é uma atividade que não se restringe somente aos operadores logísticos. Indústrias, varejistas, distribuidores e atacadistas também possuem departamentos internos que executam as atividades relacionadas à distribuição de mercadorias.
Por esse motivo, é importante contar com profissionais qualificados e sistemas que possibilitem o controle do pagamento dos serviços de frete. Afinal, quanto maior for o controle sobre as atividades, melhor será o desempenho do seu negócio.
Você quer saber mais sobre esse processo? Então, continue a leitura deste post para conhecer a importância dele. Confira!
Como funciona uma boa gestão de fretes?
Quando pensamos em frete, a primeira definição que vem à mente é a entrega de pedidos para os clientes. Porém, essa é uma visão limitada e que vem sendo modificada nos últimos anos. Esse fenômeno acontece porque os prestadores de serviços logísticos têm consolidado a sua posição como elo estratégico da cadeia de suprimentos.
Esse novo papel deu origem à necessidade de acompanhar de perto a execução das suas atividades e avaliar o seu desempenho. Portanto, o papel do gestor dessa área passa a ser de gerenciar as atividades dos operadores terceirizados.
Para alcançar esse objetivo, é importante ter visibilidade sobre toda a operação de transportes, desde a aquisição de matérias-primas até o envio dos pedidos para os clientes.
As principais atividades da área de logística
A contratação de transportadoras com a infraestrutura exigida para lidar com a demanda da empresa é um dos principais desafios enfrentados. É por esse motivo que muitas organizações decidem segmentar a sua operação para utilizar operadores logísticos e modais de entrega variados.
O mesmo vale para a negociação de preços e das principais cláusulas do contrato de serviços logísticos, que devem descrever as obrigações de cada parte, o nível de sucesso esperado e as penalizações em caso de desempenho inferior à expectativa.
A última etapa é realizada após a conclusão das entregas e ocorre com a cobrança dos serviços de frete e a verificação das tarifas presentes nos documentos fiscais. Conforme a sua empresa cresce, a complexidade de seus processos tende a aumentar, o que exige a aquisição de sistemas de gestão integrada.
Por que a gestão de fretes é importante para as empresas?
Existem diversos cenários nos quais a contratação de serviços de transportes é uma necessidade, portanto, o primeiro aspecto a ser considerado é a escolha do operador logístico especializado. No setor industrial, por exemplo, a demanda é por prestadores de serviço que sejam capazes de atender desde o abastecimento da empresa até o envio de produtos aos clientes.
Essa é uma situação que exige extrema coordenação para manter os dois processos em andamento simultaneamente. Pensando nisso, é muito comum que a indústria contrate múltiplos operadores logísticos, com o intuito de:
- manter a operação flexível;
- obter preços mais competitivos;
- ampliar a sua malha de entrega e coleta;
- possibilitar o atendimento de novos mercados.
Esse tipo de controle, muitas vezes, ocorre levando-se em consideração somente a comparação de preços e as limitações do orçamento logístico. Contudo, a eficiência é um fator fundamental que deve fazer parte desse planejamento.
Como a eSales pode ajudar na gestão de frete da sua empresa?
A eSales é uma empresa que atua com o desenvolvimento de soluções de gestão e integração que viabilizam e otimizam as relações entre organizações, sejam elas fornecedores, clientes, instituições financeiras e setor público. Como seu foco é estabelecer conexões, seus serviços são ideais para promover a integração entre parceiros de logística e seus clientes.
Do ponto de vista da gestão de frete, por meio do portal Entregou é possível registrar os serviços de transporte, realizar auditorias que revelam a performance das atividades de todos os operadores contratados e subsidiar os gestores com informações relevantes para tomada de decisão.
O usuário do Entregou tem a possibilidade de cadastrar a tabela de frete de cada transportadora, registrar as rotas de entrega e avaliar o cumprimento das cláusulas dos contratos, bem como o desempenho dos parceiros logísticos, buscando elevar o nível de serviço e eficiência. Todas essas informações podem ser consultadas sob a forma de relatórios gerenciais que revelam:
- o número de CT-e emitidos;
- a conferência dos fretes;
- gráficos com dados sobre os gastos de transporte;
- a consulta dos comprovantes de entrega;
- o total de entregas dentro e fora do prazo.
Por que investir nas soluções da eSales?
O portal Entregou automatiza a gestão de frete ao eliminar a necessidade de cálculos manuais e o registro das informações em planilhas. Essa é uma vantagem significativa que oferece confiança para empresas ao entregar informações claras e precisas sobre o processo.
Utilizar o Entregou resulta na simplificação de tarefas e otimiza a rotina do profissional das áreas de Supply Chain, que fica livre para se dedicar a atividades de caráter estratégico para a organização.
Um dos diferenciais do Entregou é a capacidade de indicar divergências nas cobranças enviadas pelas transportadoras. Essa opção permite a análise dos casos que registraram algum tipo de erro e que devem ser conferidos diretamente com a transportadora.
Principais vantagens de utilizar o Entregou
Além da redução de custos, o ganho de tempo, a redução das falhas no processo e o ganho de transparência na relação entre clientes e fornecedores são fatores que tornam o Entregou uma alternativa altamente eficaz para as empresas.
O processo de implementação do sistema também é planejado para gerar o mínimo de interferência nas atividades do dia a dia. Desse modo, é possível entregar uma solução que permite a customização de acordo com as integrações e particularidades do negócio de cada cliente.
Outra atividade complexa que o Entregou ajuda a otimizar é o gerenciamento da cadeia de suprimentos, que geralmente envolve diversos parceiros para viabilizar a execução dos serviços logísticos. Dessa forma, o portal pode ser integrado com outras ferramentas (como ERPs e WMS) para contribuir e simplificar as tarefas e possibilitar o ganho de tempo.
O diferencial da eSales
A atenção aos detalhes e o acompanhamento do desempenho da operação através da integração e comunicação de processos da Cadeia Produtiva são aspectos que orientam o trabalho da eSales. Por isso, as soluções como o Entregou, desenvolvido para atividades como a gestão de frete, são pensadas para aprimorar processos empresariais e obter ainda mais resultados para os negócios.
Além disso, nossos clientes têm à disposição, já incluído no contrato, um suporte que oferece atendimento 24 horas por dia e 7 dias por semana, com equipe sempre preparada para solucionar tanto questões técnicas quanto dúvidas sobre o funcionamento da ferramenta.
Se você está à procura de sistemas que otimizem o controle de seus fornecedores e permitam a integração das atividades, nós temos uma solução para você. Entre em contato conosco por meio do formulário abaixo e conheça as vantagens que podemos lhe oferecer: