A auditoria financeira é um processo vital para uma boa gestão empresarial, tanto para negócios de grande quanto de pequeno porte. Ela é importante devido a sua responsabilidade em garantir a veracidade e precisão das informações financeiras presentes nos relatórios gerenciais da empresa. Afinal, se os dados não estiverem corretos, o gestor não conseguirá tomar as melhores decisões para o futuro do negócio.
No entanto, não são todas as empresas que realizam uma auditoria financeira, seja por não saber como fazer uma, seja por não entender a sua importância. Portanto, se você quer aprender por que deve investir nesse tipo de estratégia no seu negócio, não deixe de conferir este material!
O que é (e não é) auditoria financeira?
A auditoria financeira é um processo sistemático de análise para aferir a realidade e certificar que os saldos presentes nos registros contábeis, extratos bancários e no boletim de caixa estão de acordo com os valores físicos da empresa.
Além disso, ela também foca em verificar como o dinheiro da empresa está sendo gasto, além de fiscalizar os mecanismos de compliance financeiro do empreendimento para identificar se os controles internos são adequados o suficiente para detectar ou prevenir fraudes.
Para chegar a essas conclusões, é papel dos auditores mapear absolutamente todos os processos financeiros de cada departamento da empresa, além de entender a origem e o destino de cada real que passou pela conta do negócio. Isso significa analisar transferências bancárias (de onde veio e para onde foi), pagamentos de fornecedores, salários, compras, pagamentos de dividendos, multas e outros.
Enquanto o foco da auditoria financeira é nas finanças da empresa, seu patrimônio monetário e nos seus processos financeiros, ela não aborda outras áreas do negócio. Para isso, existem outras auditorias, como a contábil, que realiza uma análise do patrimônio e das obrigações contábeis, verificando os registros tributários, analisando o pagamento de impostos e auferindo os controles internos para que o negócio possa evitar sonegação, fraudes e erros.
Por que realizar esse processo na sua empresa?
Uma empresa que realiza com frequência o processo da auditoria em suas finanças tem a certeza de que os seus saldos registrados estão de acordo com os valores existentes, bem como aqueles que estão no banco, aplicações e outros destinos.
Por causa disso, ela pode se beneficiar de algumas vantagens competitivas importantes. Veja quais a seguir!
Melhor tomada de decisão
A gestão financeira do negócio se beneficia de ter informações mais precisas e confiáveis. Dessa forma, é possível tomar melhores decisões que trarão efeitos positivos para a empresa.
Melhor adequação às leis
Quanto mais uma empresa cresce, maiores são os riscos de erros que possam quebrar a lei. Por isso, a auditoria beneficia o negócio ao testar os seus mecanismos de compliance financeiro e identificar possíveis falhas ou fraudes.
Reduzir custos
A auditoria ajuda a empresa a identificar se existem falhas de administração, prejuízos ou outros problemas que acarretam em custos desnecessários ao negócio. Assim, ela permite que os problemas sejam eliminados e o negócio seja operado com menos burocracia.
Como fazer uma boa auditoria nas finanças?
Para realizar uma auditoria financeira, é necessário que haja conhecimento técnico para isso, além de horas úteis para o trabalho e isenção (especialmente na hora de avaliar o compliance financeiro). Por isso, não é comum que o departamento interno da empresa faça o trabalho.
O mais indicado é contratar uma empresa especializada no assunto, que conheça o padrão de funcionamento de negócios de todos os portes, tenha o conhecimento necessário e saiba como produzir a melhor auditoria possível, sem deixar passar nenhuma falha.
Só assim é que o relatório final da auditoria será capaz de apresentar indicadores financeiros fidedignos e passar a confiança necessária para os gestores e administradores.
Com isso, foi possível constatar a importância de realizar uma auditoria financeira no seu negócio, de modo a constatar o real estado de saúde da empresa, pontos de desperdício de dinheiro e a segurança do negócio contra fraudes.
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