4 benefícios de um sistema ERP para a indústria

Com a crescente necessidade das empresas em buscar uma melhoria contínua dos processos, reduzir custos e aumentar a eficiência produtiva um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) passa a desempenhar um importante papel no alcance de melhores resultados.

Agindo como sistemas integrados de gestão, a aderência a softwares EPRs nas operações de uma empresa industrial dá suporte à maioria das operações, dentre elas suprimentos, manufatura, manutenção, contabilidade e administração financeira, agilizando drasticamente o fluxo de informações em todo o negócio.

O objetivo central do uso de um sistema ERP é centralizar as informações e gerir todo o fluxo de operações, o que permite um acesso confiável e em tempo real às informações da indústria, possibilitando o processo de tomada de decisão gerencial com base em dados reais e centralizadas.

Vejamos os principais benefícios da implantação de um sistema ERP numa indústria e como eles podem ajudar a melhorar a performance dos negócios. Acompanhe!

Aumento na eficiência produtiva do uso da capacidade instalada

Com a implementação de um software ERP o gestor pode eliminar processos repetitivos que, por vezes, reduzem significativamente a produtividade da operação.

A grande vantagem em aderir à automatização e centralização das informações é que os dados não precisam ser inseridos manualmente, agilizando todos os processos produtivos.

De forma geral, ao invés de ter informações distribuídas em vários bancos de dados, todos os dados de todos os setores são concentrados em apenas um sistema e mantidos atualizados em tempo real. Com isso, é possível controlar toda a equipe e a produtividade e identificar recursos que estão sendo subutilizados, revendo as etapas e implementando estratégias que possam reduzir ou mesmo eliminar custos desnecessários e retrabalhos.

Redução de custos

Otimizar o tempo, reduzir custos e aumentar a produtividade estão entre as metas de todo empreendimento de sucesso. O uso de um sistema ERP permite melhorar o fluxo de tarefas e o correto cumprimento das ordens de produção, reduzindo consideravelmente os custos e perdas no processo produtivo.

Além disso, é possível acompanhar sua capacidade em tempo real e saber exatamente o que está acontecendo com a empresa. As operações de fabricação e distribuição são acompanhadas e os custos reais das atividades reduzidas, assim como despesas administrativas e de negociação. Com isso, é possível identificar falhas e estabelecer estratégias de forma mais ágil.

Segurança dos dados bancários

O uso de um sistema ERP integra as informações do setor financeiro e assegura que todos os dados bancários sejam mantidas em segurança através da definição de permissões de acesso e log de alterações.

Com todas as informações centralizadas e atualizadas em tempo real o gestor consegue saber com maior precisão as contas a pagar e a receber, datas de recebimento e pagamento, necessidade de estoque e do volume de vendas.

Assim, é possível acompanhar toda a movimentação bancária através da leitura automática de extratos bancários, tornando este processo de análise do negócio mais assertivo, caso seja preciso realizar aplicações e contar com empréstimos bancários.

Redução do trabalho da equipe

O software ERP vai de encontro às necessidades da empresa através da padronização dos processos em todos os setores, integrando e uniformizando todas as atividades.  Com isso, é possível reduzir drasticamente o trabalho da equipe que passa a realizar muitas operações de forma automatizada, eliminando processos manuais que muitas vezes ocasionavam falhas e erros humanos.

Em resumo, existem boas razões para investir em automação financeira na sua empresa além dos citados à cima, como a independência do departamento financeiro em relação ao envio de informações das demais áreas. Com o sistema ERP todos os dados da empresa são imputados e rapidamente podem ser acessados pelo departamento financeiro para o correto controle de prazos que evita multas e sanções contra a boa condução da empresa.

Quer saber mais? Siga a gente nas redes sociais e fique por dentro das novidades de uma maneira muito mais rápida!