4 erros de planejamento financeiro empresarial que você precisa evitar

O planejamento financeiro empresarial é fundamental para o sucesso de uma empresa, independentemente do seu tamanho. Quando bem executado, ele ajuda a corporação a reduzir os gastos e aumentar os lucros e, além disso, permite que a empresa esteja sempre preparada para as constantes e repentinas mudanças do mercado.

Entretanto, muitos erros são cometidos nesse processo. Para realizar um planejamento bem feito e colher os frutos de tal trabalho, é preciso conhecer e aprender a evitar esses problemas. Por isso, no post de hoje, mostramos os quatro principais erros do planejamento financeiro empresarial. Continue a leitura e passe longe deles!

1. Acúmulo de tarefas

Os diretores e gerentes responsáveis pela área administrativa financeira de uma empresa são, costumeiramente, muito atarefados. O acúmulo de tarefas é uma situação cotidiana, mas quando se trata da gestão de custo de empresas, esse costume é prejudicial.

Afinal, o planejamento financeiro bem executado demanda tempo e muita atenção dos responsáveis, ou seja, eles precisam dedicar uma parte do seu tempo exclusivamente para realizar essa prática. Assim, o acúmulo de tarefas produz um planejamento mal elaborado, impactando negativamente nas finanças da empresa. É interessante que o diretor delegue funções, separando apenas as tarefas mais críticas para desempenhar pessoalmente.

2. Excesso de movimentos financeiros

Grandes empresas possuem contas em vários bancos diferentes e, como consequência, realizam numerosas movimentações financeiras. O grande problema, entretanto, é quando essas movimentações fogem do controle, levando a empresa a ver a elevação de seus custos bancários através do pagamento de taxas e tarifas além do realmente necessário.

Dessa maneira, controlar as movimentações financeiras é um dos principais passos para garantir um planejamento financeiro empresarial de êxito. Procure fazer a conciliação dos movimentos financeiros com a área contábil, aumentando o controle sobre tais procedimentos.

3. Planejamento financeiro empresarial sem metas e riscos

“Se você não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve.” A frase de Lewis Carroll em Alice no País das Maravilhas também serve para ilustrar a importância de se criar objetivos e metas, que devem ser cumpridas em um prazo determinado.

O ideal é criar metas com prazos específicos para, assim, alcançar um objetivo maior. Além disso, revisite-as periodicamente, garantindo que o caminho a ser percorrido ainda leva ao objetivo inicialmente proposto.

É fundamental, também, que o planejamento financeiro empresarial mensure os riscos envolvidos. Inflação, juros, riscos do mercado do negócio e riscos econômicos devem ser avaliados sempre, focando no propósito da empresa.

4. Processos manuais

Como já citado, grandes empresas possuem contas em vários bancos diferentes e, em decorrência disso, é grande o número de operações financeiras realizadas. Outro erro que muitas empresas cometem é fazê-las manualmente: algumas instituições chegam a ter um profissional responsável somente pela realização das operações financeiras.

Para corrigir esse problema, procure ERPs de integração bancária que possuam métodos de automação financeira. O programa integrará os dados dos bancos em uma única plataforma, facilitando os pagamentos de boletos, as cobranças, a emissão dos extratos e a análise dos arquivos bancários.

O ERP também permite que sua empresa tenha uma redução de custos e, principalmente, conquiste segurança nas operações financeiras, facilitando a gestão de finanças. Ele auxilia no controle do fluxo de caixa, diminuindo o trabalho da equipe e antecipando as visões dos dados bancários e, dessa forma, facilitando todo o processo de planejamento financeiro.

Então, não perca mais tempo! Considere utilizar sistemas ERP para facilitar o processo, tanto na verificação dos dados bancários, quanto nas documentações e em arquivos bancários. Além disso, a plataforma permitirá que você passe a depender menos de outras pessoas para ter acesso às informações bancárias.

O planejamento financeiro empresarial é um dos pilares para o sucesso da sua empresa. Agora que você já sabe quais são os erros que não deve cometer, modifique e ajuste o modo como você gerencia as finanças da empresa e colha os frutos!

Gostou das nossas dicas? Para continuar sempre por dentro das novidades e crescer cada vez mais com sua empresa, siga nossos perfis nas redes sociais (Facebook , Linkedin) para acompanhar todo o nosso conteúdo!