Otimize a relação com seus fornecedores e qualifique suas operações de Logística Inbound, com organização e agilidade a partir da automatização de processos relacionados com recebimento de carga.

Acompanhe indicadores de desempenho logístico e eleve o nível de suas operações de Logística Outbound com a integração de processos e automatização da troca de informações para maior visibilidade e eficiência de sua gestão.

Obtenha dados de suas vendas no varejo e de distribuidores para aumentar vendas, reduzir rupturas e perdas com informações compartilhadas para estruturar seus processos e auxiliar seu gerenciamento.

Aumente a sua demanda de transportes e seja encontrado por Embarcadores de todo o país.

Facilite a comunicação entre sistemas de gestão e diferentes bancos por meio da transferência de arquivos de forma ágil, íntegra e segura.

    Um sistema capaz de atender os processos de negócios de seus clientes empresariais sem necessitar o investimento em desenvolvimento de sistemas internos.

    O PagPlan é uma solução que permite o pagamento das principais contas de concessionárias (como água, luz, gás, etc.) e DETRANs: utilizando o cartão de crédito como meio de pagamento.

      O EDI Business é uma solução altamente customizável para gestão operacional e estratégica de arquivos.

      O EDI Enterprise oferece uma infinidade de recursos de intercâmbio de informações baseado em um conjunto de regras de envio e recepção, múltiplos protocolos de comunicação, além de topologia altamente flexível.

      Inovação e tecnologia aplicados a emissão, recebimento e armazenamento de documentos fiscais eletrônicos.

      Tecnologia para conectar transportadoras e embarcadores com inteligência e compliance.

      Blog

      Produtividade e Gestão

      Saiba como aplicar as 5 forças de Porter no setor logístico

      2 semanas atrás - por:

      5 forças de porter

      Nesse texto falaremos sobre as técnicas especiais e como aplica-las da melhor forma possível no setor logístico, analisando as suas forças e definindo cada uma delas.

      Essas técnicas podem ser utilizadas de forma competitiva por meio de medidas utilizadas a partir de constatações.

      Está se interessando pelo que estamos falando até agora e quer saber mais? Continue a leitura desse texto e se surpreenda!

      O que são as 5 forças de Porter?

      As 5 forças de Porter são um framework utilizado para a análise dos setores empresariais, permitindo entender o nível de competitividade de um nicho de mercado.

      Apresentando também a forma de como se relacionam e sua influência direta no negócio empresarial.

      Criado por Michael Porter, em 1979, no mesmo ano apresentou as suas ideias como modelos para a estratégia na revista de Harvard.

      Definição das 5 forças de Porter

      Com a definição de cada uma das técnicas de estratégias utilizadas nas 5 forças de Porter, o entendimento será melhor compreendido pelos grupos da empresa que oferecem o mesmo produto, formando assim seus setores de atuação no mercado.

      Rivalidade entre concorrentes

      Quando a análise é externa, a primeira força mostrada é a rivalidade entre os concorrentes, pois esses estão sempre sob a atenção de outras empresas por conta de sua grande influência na capacidade de captar novos clientes, ganhando sempre uma fatia boa do market share.

      Poder de barganha dos fornecedores

      Determina a dependência da posição das empresas no mercado, na mão daqueles que fornecem os insumos para a produção.

      Os fornecedores vendem mais, com menos custos e preços mais altos, podendo assim aumentar ou reduzir os preços e a qualidade dos insumos.

      Poder de barganha dos compradores

      Esse poder dos clientes pode determinar seu nível de competitividade, pois podem pressionar os vendedores a diminuírem seus preços, aumentando a qualidade dos produtos fornecidos.

      Ameaça de novos entrantes

      Podendo causar agitação no mercado, chegam com novidades e muito desejo de ganhar uma boa participação no mercado. Porém, essa ameaça depende da reação dos concorrentes atuais e das barreiras de ameaça,

      Ameaça de produtos ou serviços substitutos

      Esta ameaça aumenta a atenção das empresas para outros setores do mercado que não vendem os mesmos produtos.

      Essas empresas de setores diferenciados atendem a mesma necessidade, desempenhando a mesma função que o produto já vendido pela sua empresa, o que poderá impactar diretamente no seu negócio empresarial.

      Aplicação das 5 forças de Porter

      Agora que já contamos para você quais sãos as 5 forças de Porter, iremos pautar como colocar todas elas na prática do cotidiano empresarial, por meio de estratégias eficientes que são:

      • pesquise o mercado;
      • analise o plano de marketing;
      • defina uma estratégia eficiente;
      • defina o seu posicionamento.

      Análise das 5 forças de Porter

      As 5 forças de Porter funcionam bem na teoria, pois a empresa organiza um organograma com as forças para a definição da estratégia empresarial que será tomada.

      Porém, na prática muitas empresas ficam perdidas em resolver as questões de forma objetiva. Podendo assim, utilizar o passo a passo de uma análise bem feita, antes da tomada de decisão:

      • análise da competitividade dos concorrentes;
      • saber o momento de barganha dos clientes e fornecedores;
      • se livrar das barreiras

      Esperamos que esse texto tenha feito sentido para você! Quer saber mais sobre nossos conteúdos? Clique aqui e continue lendo.

      Por:
      eSales
      do autor

      Comentários sobre este post