O advento da Internet indubitavelmente traz consigo uma enorme gama de benefícios e recursos que visam facilitar nossa vida e agilizar a maior parte dos processos desenvolvidos nas empresas. Porém, é preciso tomar alguns cuidados para se ter segurança, sobretudo no uso de serviços como o Internet Banking.
Os benefícios do Internet Banking
O uso do Internet Banking torna mais simples todo tipo de transação financeira, seja em caráter de uso pessoal ou corporativo, principalmente depois que teve início a integração bancária.
Muitos programas de gerenciamento financeiro existentes no mercado visam facilitar várias transações, entre as quais:
- Pagamentos de títulos e boletos bancários;
- Fluxo de caixa;
- Conciliação bancária;
- Pagamentos;
- Cobranças;
- Planejamento financeiro;
- Emissão de extratos;
- Troca de arquivos bancários.
Mas é preciso que algumas medidas de segurança sejam tomadas para proteger nossas informações. Se aplicadas, elas ajudam a manter nossos dados em segurança. Conheça as principais.
1. Tenha um Antivírus ativo
Um programa antivírus, instalado no computador usado para acesso ao Internet Banking, deve estar sempre atualizado na última versão disponível pelo fabricante.
Em ambiente corporativo, recomenda-se um produto antivírus que possua uma administração centralizada pelo gestor de Segurança da Rede. Dessa forma, mesmo que o usuário tente, não conseguirá desinstalar nem desativá-lo.
2. Use um computador confiável
Evite usar computadores públicos ou que sejam usados por muitas pessoas. Em casos de computadores muito expostos, há sempre a possibilidade de haver algum programa espião instalado, ou um usuário navegando por sites não seguros que injetam programas espiões.
3. Verifique a segurança do site
Sites de bancos sempre são acessados através de conexão segura, conhecidas pelo termo SSL. Verifique no navegador se o endereço apresenta o prefixo “https”, que garante que esse site está sob um protocolo de navegação seguro.
4. Use redes confiáveis
Evite redes wireless, pois o tráfego de dados pode ficar exposto a programas hacker. Procure sempre conectar seu computador pessoal a uma rede segura ou conhecida. Redes públicas são desaconselhadas para acesso a serviços críticos, nos quais dados financeiros precisam trafegar.
5. Não confie em e-mails de origem desconhecida
Sempre se informe com seu banco sobre os tipos de e-mails que ele costuma enviar aos clientes. Não clique em links de origem desconhecida. Muitos deles oferecem downloads suspeitos ou atalhos para sites falsos. Sempre que for acessar seu banco, digite o endereço no navegador, não use mecanismos de busca.
6. Use senhas fortes
O uso de senhas fortes e não óbvias dificulta a captura ou quebra delas por parte de programas hacker. Não utilize a mesma senha usada em redes sociais ou ambientes menos seguros.
7. Tenha cuidado no uso de token
A maioria dos bancos usa o token para gerar senhas no momento de executar alguma transação. Suspeite caso o site do banco peça a senha do token mais de uma vez para a mesma sessão. Certifique-se, com o atendimento do seu banco, se o processo está correto.
Seguindo essas orientações, poderemos utilizar o ambiente da Internet com uma grande margem de segurança e nos valermos dos benefícios do Internet Banking. Devemos, no entanto, estar sempre atualizados.
Fique à vontade para nos seguir nas Redes Sociais e obter mais dicas de seguranças com o Internet Banking. Estamos presentes no Instagram, LinkedIn e no Youtube!