Otimize a relação com seus fornecedores e qualifique suas operações de Logística Inbound, com organização e agilidade a partir da automatização de processos relacionados com recebimento de carga.

Acompanhe indicadores de desempenho logístico e eleve o nível de suas operações de Logística Outbound com a integração de processos e automatização da troca de informações para maior visibilidade e eficiência de sua gestão.

Obtenha dados de suas vendas no varejo e de distribuidores para aumentar vendas, reduzir rupturas e perdas com informações compartilhadas para estruturar seus processos e auxiliar seu gerenciamento.

Aumente a sua demanda de transportes e seja encontrado por Embarcadores de todo o país.

Facilite a comunicação entre sistemas de gestão e diferentes bancos por meio da transferência de arquivos de forma ágil, íntegra e segura.

    Um sistema capaz de atender os processos de negócios de seus clientes empresariais sem necessitar o investimento em desenvolvimento de sistemas internos.

    O PagPlan é uma solução que permite o pagamento das principais contas de concessionárias (como água, luz, gás, etc.) e DETRANs: utilizando o cartão de crédito como meio de pagamento.

      O EDI Business é uma solução altamente customizável para gestão operacional e estratégica de arquivos.

      O EDI Enterprise oferece uma infinidade de recursos de intercâmbio de informações baseado em um conjunto de regras de envio e recepção, múltiplos protocolos de comunicação, além de topologia altamente flexível.

      Inovação e tecnologia aplicados a emissão, recebimento e armazenamento de documentos fiscais eletrônicos.

      Tecnologia para conectar transportadoras e embarcadores com inteligência e compliance.

      Blog

      Financeiro

      Auditoria financeira: entenda o que é e sua importância

      2 anos atrás - por:

      auditoria financeira

      A auditoria financeira é um processo vital para uma boa gestão empresarial, tanto para negócios de grande quanto de pequeno porte. Ela é importante devido a sua responsabilidade em garantir a veracidade e precisão das informações financeiras presentes nos relatórios gerenciais da empresa. Afinal, se os dados não estiverem corretos, o gestor não conseguirá tomar as melhores decisões para o futuro do negócio.

      No entanto, não são todas as empresas que realizam uma auditoria financeira, seja por não saber como fazer uma, seja por não entender a sua importância. Portanto, se você quer aprender por que deve investir nesse tipo de estratégia no seu negócio, não deixe de conferir este material!

      O que é (e não é) auditoria financeira?

      A auditoria financeira é um processo sistemático de análise para aferir a realidade e certificar que os saldos presentes nos registros contábeis, extratos bancários e no boletim de caixa estão de acordo com os valores físicos da empresa.

      Além disso, ela também foca em verificar como o dinheiro da empresa está sendo gasto, além de fiscalizar os mecanismos de compliance financeiro do empreendimento para identificar se os controles internos são adequados o suficiente para detectar ou prevenir fraudes.

      Para chegar a essas conclusões, é papel dos auditores mapear absolutamente todos os processos financeiros de cada departamento da empresa, além de entender a origem e o destino de cada real que passou pela conta do negócio. Isso significa analisar transferências bancárias (de onde veio e para onde foi), pagamentos de fornecedores, salários, compras, pagamentos de dividendos, multas e outros.

      Enquanto o foco da auditoria financeira é nas finanças da empresa, seu patrimônio monetário e nos seus processos financeiros, ela não aborda outras áreas do negócio. Para isso, existem outras auditorias, como a contábil, que realiza uma análise do patrimônio e das obrigações contábeis, verificando os registros tributários, analisando o pagamento de impostos e auferindo os controles internos para que o negócio possa evitar sonegação, fraudes e erros.

      Por que realizar esse processo na sua empresa?

      Uma empresa que realiza com frequência o processo da auditoria em suas finanças tem a certeza de que os seus saldos registrados estão de acordo com os valores existentes, bem como aqueles que estão no banco, aplicações e outros destinos.

      Por causa disso, ela pode se beneficiar de algumas vantagens competitivas importantes. Veja quais a seguir!

      Melhor tomada de decisão

      A gestão financeira do negócio se beneficia de ter informações mais precisas e confiáveis. Dessa forma, é possível tomar melhores decisões que trarão efeitos positivos para a empresa.

      Melhor adequação às leis

      Quanto mais uma empresa cresce, maiores são os riscos de erros que possam quebrar a lei. Por isso, a auditoria beneficia o negócio ao testar os seus mecanismos de compliance financeiro e identificar possíveis falhas ou fraudes.

      Reduzir custos

      A auditoria ajuda a empresa a identificar se existem falhas de administração, prejuízos ou outros problemas que acarretam em custos desnecessários ao negócio. Assim, ela permite que os problemas sejam eliminados e o negócio seja operado com menos burocracia.

      Como fazer uma boa auditoria nas finanças?

      Para realizar uma auditoria financeira, é necessário que haja conhecimento técnico para isso, além de horas úteis para o trabalho e isenção (especialmente na hora de avaliar o compliance financeiro). Por isso, não é comum que o departamento interno da empresa faça o trabalho.

      O mais indicado é contratar uma empresa especializada no assunto, que conheça o padrão de funcionamento de negócios de todos os portes, tenha o conhecimento necessário e saiba como produzir a melhor auditoria possível, sem deixar passar nenhuma falha.

      Só assim é que o relatório final da auditoria será capaz de apresentar indicadores financeiros fidedignos e passar a confiança necessária para os gestores e administradores.

      Com isso, foi possível constatar a importância de realizar uma auditoria financeira no seu negócio, de modo a constatar o real estado de saúde da empresa, pontos de desperdício de dinheiro e a segurança do negócio contra fraudes.

      Se você gostou do assunto e quer acompanhar mais dicas e conteúdos sobre as finanças da sua empresa, curta a nossa página no Facebook ou siga o nosso LinkedIn!

      Por:
      eSales
      do autor

      Comentários sobre este post