Quando o assunto é sistema de pagamento, muitas empresas ainda estão atrasadas e acabam trabalhando muito com papéis impressos, o que torna o trabalho mais complexo e caro. Por conta disso, é preciso modernizar a empresa, investindo em automatização e conquistando diversos benefícios.
O que acontece é que nem todos conseguem ver esses benefícios e perdem tempo, além de aumentar as chances de erros humanos no processo de pagamento. Ao encontrar um sistema que atenda as necessidades do negócio, é possível aumentar o número de vendas e a competitividade da empresa.
Conheça agora as vantagens de automatizar o sistema de pagamento da empresa. Além disso, veja o que deve ser analisado para escolher um sistema ideal e melhorar a gestão financeira do seu negócio.
Vantagens de automatizar o sistema de pagamento da sua empresa
As vantagens de automatizar o sistema de pagamento passam por vários aspectos do negócio, desde os financeiros até questões de sustentabilidade. Vamos conhecer algumas delas na sequência.
Boletos automatizados: agilidade
Imprimir os boletos e enviar aos clientes pelos Correios, além de ter um alto custo e de haver perigo de fraudes, pode fazer com que ele se perca no caminho. Isso é tão evidente que boa parte dos inadimplentes opta por esse tipo de pagamento. Quando se tem um sistema automatizado, é possível gerar os boletos virtualmente e encaminhá-los por e-mail, tendo a garantia de que foram recebidos imediatamente.
Neste ano, começa a vigorar a obrigatoriedade da cobrança com registro. Todo e qualquer boleto terá que ser registrado, assim, é preciso ter como prioridade a automatização do envio da carteira para o banco por meio de um arquivo bancário.
Otimização do tempo
Precisar imprimir um boleto sempre que um cliente precisar consome tempo e, de forma automatizada, isso se torna mais fácil. Na hora de controlar o que já foi recebido, fica quase que impossível fazer isso de forma manual, e com um sistema informatizado é muito mais ágil. Além disso, o processo fica padronizado e o fluxo de caixa torna-se mais organizado menos passível de erros.
A segunda via do boleto sempre fica disponível para o cliente por meio de um link, sem que você precise ter algum profissional para realizar esse documento atualizado, reduzindo custos e agilizando mais ainda o processo.
Para os fornecedores, existe a facilidade de acompanhar as informações por um painel eletrônico. Assim, garante-se que as informações estejam sempre seguras e atualizadas, facilitando para ambas as partes a negociação, os pagamentos e recebimentos.
Redução de custos no sistema de pagamento
Automatizar o sistema de pagamentos de uma empresa faz com que os gastos com papel, impressão e postagem deixem de existir e impactem diretamente nos custos da empresa. A mão de obra para executar essa simples tarefa torna-se dispensável, podendo ser melhor aproveitada em outras áreas e a ser mais produtiva. Essa simples mudança pode permitir que se tenha mais dinheiro para investir em outros setores, gerando um crescimento e melhoria do negócio.
Mais destaque em relação à concorrência
Ter processos mais ágeis e que atendam melhor ao consumidor faz com que haja destaque perante a concorrência de forma positiva. Os clientes costumam aprovar esse tipo de prática e dão preferência a empresas que consigam lhe atender prontamente. Isso também diminui o tempo de processamento de um pagamento, evitando que gere pendência para um cliente sem que elas realmente existam.
Preservação do meio ambiente
Empresas preocupadas com a preservação do meio ambiente e com ações sustentáveis são mais bem aceitas pelos consumidores. Ao deixar de consumir uma grande quantidade de papel, realiza-se uma ação sustentável, que pode ser utilizada para atrair mais clientes e reforçar a imagem do negócio.
Dicas para escolher o sistema de pagamento ideal para o seu negócio
A escolha do sistema de pagamento ideal é fundamental para garantir os melhores resultados para a empresa. Ela exige alguns cuidados, pois influenciará diretamente no volume de vendas e no lucro. Na sequência, daremos algumas dicas para você tomar essa decisão de maneira convicta. Confira!
Quais formas de pagamento são oferecidas?
É importante pensar se a ferramenta escolhida oferece várias formas de pagamento. A possibilidade de comprar com cartão de crédito ou débito, boleto, dinheiro, transferência bancária ou qualquer outra maneira, aumenta a probabilidade de venda.
Uma das reclamações mais frequentes dos clientes é a falta de opções de pagamento. Portanto, quanto mais variadas elas forem maior será a possibilidade de atingir mais consumidores.
Como é o suporte da ferramenta?
Ter voz ativa nas negociações é importante, pois garante que você será ouvido e atendido na medida do possível. Quando a ferramenta é muito fechada e não dá abertura aos clientes, ela traz problemas no relacionamento e pode contribuir para a perda de negócios.
O oferecimento de serviço técnico 24 horas por dia é uma das coisas que deve ser analisada, pois isso dará a segurança de que, em caso de necessidade, você terá a quem recorrer. Portanto, escolha um sistema que tenha uma boa comunicação com a sua empresa e sensibilidade para lidar com os problemas e burocracias do negócio.
Qual o nível de integração?
O sistema escolhido deve ter integração simples e rápida com qualquer ambiente web. Ele necessita oferecer as principais formas de pagamento e ter compatibilidade com todos os sistemas operacionais. Se não tiver essa integração, estará excluindo uma boa parcela de potenciais consumidores.
Quais recursos são oferecidos?
É necessário conhecer quais são os recursos oferecidos pela ferramenta. Descubra se ela dispõe de análise de informação em tempo real e a opção de medir o desempenho das vendas. Esses dados são importantes para detectar erros e acertos e reestruturar as estratégias do negócio.
O que a sua empresa necessita?
Além de analisar todos os pontos anteriores, é preciso entender qual o tamanho do seu negócio e quais são as verdadeiras necessidades dele. Para tal, avalie a estrutura, o tamanho e o nível de maturidade das operações.
Um negócio que está no estágio inicial precisa escolher uma opção que ofereça todos os serviços relacionados à venda a fim de adquirir mais clientes. Por outro lado, quando a empresa já está num nível mais elevado é importante encontrar um sistema com tarifas menores.
Para quem busca modernização, melhorias no atendimento ao cliente e ainda quer preservar o meio ambiente, o sistema de pagamento automatizado é com certeza a melhor opção. Porém analise o que cada ferramenta oferece e escolha a que mais se adapta à realidade do seu negócio. Os benefícios que sua empresa receberá podem ser percebidos em pouco tempo.
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