Aprenda como emitir boletos com registros

Aprenda como emitir boletos com registros

Em janeiro de 2017, passou a vigorar a normativa que obriga a emissão de boletos com registros. A principal característica desses boletos é o acompanhamento, pelas instituições financeiras, da emissão e de todas as alterações no documento. Qualquer mudança deve ser observada pelo banco, o que garante supervisão e segurança nas transações que utilizam boletos como modalidade de cobrança.

O registro do boleto proporciona proteção tanto para as empresa quanto para os clientes. Realizar cobranças por meio dessa forma de pagamento é seguro, barato e fácil. Entenda um pouco melhor o andamento do registro do documento nas instituições bancárias e descubra como aliar essa modalidade de pagamento à rotina do seu negócio:

Passo a passo para emissão de boletos com registros

Antes de emitir qualquer modalidade de boleto bancário, é necessário ter uma conta-corrente habilitada para realizar emissão de boletos. Para habilitar a conta da sua empresa, basta comparecer em uma agência bancária e solicitar ao seu gerente essa forma de cobrança.

Os boletos registrados têm suas informações transmitidas integralmente à instituição bancária, o que garante alguns benefícios que mencionaremos mais adiante.

Ao emitir os seus boletos com carteira registrada, a empresa deve enviar um arquivo de remessa ao banco. Esse arquivo serve como registro dos boletos emitidos na instituição bancária. Assim, o seu banco pode enviar automaticamente para protesto caso você permita.

Ao habilitar a sua conta, o banco também autoriza a carteira registrada. Essa carteira oferece mais segurança tanto para o emitente quanto para quem vai pagar. Isso acontece justamente porque é necessário enviar o arquivo ao banco quando o boleto é emitido, tornando o processo mais transparente e evitando fraudes.

Os passos e as regras para emissão e transmissão de informações podem variar de uma instituição bancária para outra, por isso é importante conversar com o seu gerente de conta a fim de verificar qual o procedimento adotado em relação aos boletos com registros.

Cobrança de taxas nos boletos com registros

As instituições bancárias costumam cobrar taxas de acordo com os pacotes de serviços adquiridos pelo cliente.

Para emissão dos boletos com registros, as taxas variam de banco para banco, podendo ser de R$ 1 até R$ 5. Geralmente, é possível negociar essas taxas com o banco, já que elas não costumam ser fixas. Vale a pena conversar com o seu gerente e verificar quais são as condições que você consegue para o seu negócio.

Vantagens dos boletos com registros

A principal vantagem dos boletos com registros é a segurança das empresas e dos clientes. Essa modalidade de cobranças garante também o fim das fraudes relacionadas à emissão de boletos falsos, normalmente emitidos por meio da alteração de códigos de barras, levando ao desvio de recursos para contas de golpistas.

Práticas fraudulentas são muito comuns no mercado e acontecem em grande escala na emissão de boletos bancários, por isso a opção de registrar os boletos acaba protegendo tanto a empresa quanto o próprio cliente.

Além disso, é possível destacar outras vantagens:

  • gestão eficiente da carteira, por meio de um controle mais rígido com relação aos pagamentos e inadimplências;
  • possibilidade de emissão de relatórios com dados mais concretos;
  • comodidade para o cliente e para a empresa.

Sistema ERP para gerenciar suas operações

O ERP é um sistema de gestão empresarial que tem como função a organização das informações para garantir a otimização dos processos. Uma empresa precisa gerenciar diversos setores, e isso é facilitado pelo ERP, que integra todas as informações dentro de um único sistema.

As empresas gerenciadas por ERP têm acesso a todos os dados do negócio, facilitando a emissão de relatórios de forma rápida e aumentando a credibilidade das informações geradas. Utilizar esse sistema na emissão de boletos com registros é uma alternativa eficaz para garantir ainda mais a organização e a segurança do seu negócio.

O pagamento por boleto motiva o cumprimento das datas previamente acordadas. Além disso, se você tiver um bom sistema de gestão, vai facilitar o acompanhamento dos seus recebimentos e garantir um controle financeiro eficiente.