Como garantir a segurança nas transações bancárias online?

164486-estender-500-palavras-como-garantir-seguranca-nas-transacoes-bancarias-online

Com a evolução da informática e novas tecnologias, as formas de manipular dados e informações sofreram várias mudanças. Quanto ao dinheiro, as transações bancárias online surgiram para facilitar a vida das pessoas, trazendo maior comodidade e agilidade nas operações rotineiras de nosso dia a dia. Hoje em dia, consultar saldos, transferir valores e realizar compras pela internet é uma realidade, mas muitas pessoas ainda possuem um certo receio com relação a essa forma de realizar as transações.

Com o noticiamento de golpes e prejuízos, o medo se torna ainda maior, fazendo com que muitos se isolem dessa tecnologia e de suas facilidades. No entanto, com alguns procedimentos simples podemos tornar essas operações mais confiáveis. Preparamos uma lista com orientações de segurança que tornarão suas transações bancárias ainda mais seguras. Confira!

Acesse o nosso eBook – Guia prático: o passo a passo para começar a emitir boletos com registro.

Use um antivírus

A regra número um para quem deseja usufruir de todas essas funcionalidades sem correr riscos é utilizar um bom software antivírus. Dessa forma, a grande maioria das ameaças existentes serão identificadas e neutralizadas antes que possam lhe atingir. Além da instalação, é muito importante verificar sempre se seu antivírus está atualizado, pois novas ameaças surgem a cada dia.

Instale as proteções adicionais de seu banco

Além da instalação de um software antivírus, você pode tornar o seu ambiente virtual ainda mais seguro com a instalação de módulos adicionais de segurança, que são disponibilizados por cada banco em seu site oficial, aumentando assim, a segurança ao realizar operações bancárias.

Saiba identificar o site de seu banco

Muitos golpes virtuais ocorrem porque o usuário não sabe identificar certos pontos que se deve observar em um site bancário. Verifique se o endereço que você está acessando está correto, e, em caso de qualquer dúvida ou suspeita, não forneça os seus dados de acesso.

Os sites bancários utilizam uma funcionalidade chamada criptografia, que garante maior segurança e sigilo dos dados; você pode observá-la através do símbolo de um cadeado que deve aparecer na barra do seu navegador, ao lado do endereço do site.

Tenha cuidado com golpes

Desconfie de emails solicitando atualizações de dados bancários, encerramentos de conta e ofertas muito atrativas; a ideia desses golpes é levá-lo a um site falso onde seus dados serão coletados sem o seu consentimento. Fique atento também aos programas que você instala em seu computador e verifique se, além do software desejado, outros programas possam ter sido instalados.

Mantenha seu computador atualizado

A utilização de um sistema operacional genuíno lhe trará segurança, além de atualizações que visam corrigir falhas. Com a popularização da informática, muitos computadores pessoais possuem sistemas piratas que podem apresentar inúmeros problemas e expor seus dados. Por isso, verifique se seu sistema operacional é original, levando-o a um técnico de sua confiança.

Use computadores realmente confiáveis

Usar computadores confiáveis é fundamental para garantir a segurança das transações bancárias online. Geralmente, essas máquinas ficam em lugares em que você tem o total controle dos dispositivos, ou seja, você sabe quem acessa e se os protocolos de segurança são seguidos.

A sua casa é o lugar mais seguro para fazer esses acessos. Caso o seu trabalho também tenha um controle rigoroso das máquinas, pode ser uma boa opção, desde que os computadores não sejam compartilhados.

Nada mais arriscado que acessar o seu banco de computadores de lan houses ou em máquinas públicas, como as que ficam disponíveis em hotéis e aeroportos. Se você não tiver como realizar a transação de um lugar seguro, é melhor optar pelo bom e velho terminal eletrônico!

Evite acessar o banco por redirecionamento

Uma das piores armadilhas quando o assunto é a segurança em transações bancárias online é o acesso ao banco por meio de redirecionamento. Os golpistas gostam de usar essa estratégia para confundir os usuários. Enviam emails com links do tipo: “identificamos que a sua conta bancária está vulnerável, clique aqui e altere suas configurações de segurança.”

Na verdade, o link vai redirecionar para outra página, que muitas vezes tem a mesma identidade visual do banco, mas que não é a verdadeira. Esses golpes também podem chegar com um link via mensagens de celular. Para não se tornar uma vítima, acesse o seu banco diretamente por meio de seu endereço oficial. Para facilitar, acrescente o endereço como “favorito” no computador ou smartphone.

Automatize os processos

Outra forma de evitar fraudes em transações bancárias online é optando pela automatização de processos. Com ela, você pode cadastrar as transações que você faz normalmente durante o mês para que elas sejam feitas na data determinada. Assim, você fica tranquilo em relação à segurança da transação e tem certeza que tudo será executado conforme o previsto.

Por exemplo, você pode cadastrar contas no débito automático, transferência de certo valor para poupança sempre no mesmo dia do mês, além de outras transações que sejam do seu interesse ou da sua empresa.

Adote a integração bancária

Você deve estar se perguntando exatamente como essa integração funciona e pode deixar suas transações mais seguras. É simples: se a sua empresa tem dificuldades relacionadas à gestão da segurança das informações, liberação de senhas para diversos colaboradores e garantia da integridade dos arquivos enviados (CNAB) aos bancos, pode optar pela integração bancária.

Ela facilita muito a vida do empreendedor e ainda pode aumentar a segurança nos processos. Com ela, consegue-se garantir a integridade dos arquivos bancários, antecipar o fluxo de caixa pela automação de arquivos na madrugada, fazer a leitura automatizada dos arquivos e extratos bancários, entre outros benefícios.

E então, gostou de nossas dicas? Como falamos, realizar transações bancárias online é um privilégio dos tempos atuais, mas é fundamental prezar para que tudo seja feito de forma segura e confortável. Quem deseja ter uma rotina segura, deve observar com frequência todas essas variáveis.

Seguindo essas orientações e mantendo sempre o bom senso ao navegar na internet você estará seguro e poderá usufruir de todas as vantagens que as operações bancárias online podem lhe oferecer. Ao navegar mantenha sempre a cautela, não procure atalhos para acessar o seu banco e verifique sempre se está na página correta. Ao autorizar compras, verifique a credibilidade do site que está solicitando os seus dados e se o mesmo conta com mecanismos de segurança. Aproveite para curtir a nossa página no Facebook e tenha acesso a conteúdos exclusivos!