O papel da tecnologia logística na redução de custos das empresas

O papel da tecnologia na redução de custos das empresas

Imagine poder cruzar informações para identificar fornecedores com menores custos, encontrar outras formas de obter um maior aproveitamento de combustível ou, ainda, avaliar remotamente a hora de fazer uma parada de um veículo para uma simples troca de pneus.

Certas inovações como estas estão sendo implementadas por muitas empresas para otimizar o transporte, gerenciar melhor o planejamento dos trajetos e monitorar com mais detalhes suas frotas— e o melhor, com a possibilidade de integração às diversas ferramentas mobile, acelerando a tomada de decisão através do uso de dados precisos e atualizados.

Quer saber como reduzir os custos operacionais do seu negócio empregando a tecnologia logística? Continue lendo!

Sistema de rastreamento de cargas

O grande desafio do gestor logístico é controlar todos os veículos da empresa simultaneamente e a distância. É aí que entra a adoção de um software de monitoramento de cargas.

Com um sistema de rastreamento de cargas, é possível acompanhar e monitorar todo o percurso realizado pelo veículo, desde a hora em que sai da empresa até a entrega ao cliente.

A tecnologia logística voltada para o rastreamento de cargas oferece ao gestor dados em tempo real sobre o “status dos transportes”, identificando quaisquer tipos de ocorrências. Isso facilita o processo de tomada de decisão e ajuda a evitar atrasos ou outros problemas que podem comprometer o relacionamento com o cliente.

Outra vantagem do uso de um sistema de rastreamento é a prevenção de roubo de cargas e veículos, oferecendo maior segurança ao motorista e à mercadoria transportada.

Sistema de planejamento de frotas

O planejamento é uma etapa indispensável em qualquer negócio, e na área logística não é diferente. A implementação de um sistema de planejamento de frotas tem um papel crucial nesse processo.

Com ele, é possível realizar a previsibilidade de gastos, gerenciar a manutenção da frota, rastrear as tarefas atrasadas ou mesmo fazer um planejamento antecipado de ações visando a correção e a redução de custos com os veículos.

Com a adoção de uma tecnologia logística direcionada para um controle efetivo da frota, o gestor passa a administrar melhor o tempo de rodagem dos veículos e a programar o agendamento e execução das manutenções preventivas sem ter que realizar a parada de toda a frota, o que evita perdas na produtividade.

Sistema de rotas otimizadas

Um item que gera um custo significativo na logística de uma empresa é o combustível. No entanto, com o uso de um sistema de rotas otimizadas, é possível realizar mapeamentos estratégicos para calcular o melhor caminho a ser seguido.

Além de aumentar significativamente a produtividade, um sistema de roteirização otimizada reduz os custos operacionais, possibilitando a identificação de pontos importantes como pedágio, postos de gasolina e distribuição de cargas.

Vale destacar que a empresa não se beneficia apenas com a redução de custos, mas também com a redução do tempo do ciclo do pedido. Ou seja, adotando ferramentas que levam a reduzir o tempo de execução dos processos, é possível obter uma redução do lead time, atendendo ao prazo estipulado e, consequentemente, melhorando o relacionamento com o cliente.

A tecnologia logística é um diferencial

A adoção de ferramentas e aplicativos capazes de rastrear e indicar onde a carga está, qual a melhor rota possível para o motorista ou mesmo a hora exata de entrega da mercadoria é um diferencial competitivo.

Tecnologia logística por satélite, por radiofrequência e até mesmo por chip são algumas das opções que empresas podem adotar para oferecer mais segurança aos motoristas, ao veículo e a carga transportada.

E então, leitor? Gostou do nosso artigo? Siga nossos perfis nas redes sociais (Facebook , Linkedin) e fique por dentro de mais conteúdos como esse.