Otimize a relação com seus fornecedores e qualifique suas operações de Logística Inbound, com organização e agilidade a partir da automatização de processos relacionados com recebimento de carga.

Acompanhe indicadores de desempenho logístico e eleve o nível de suas operações de Logística Outbound com a integração de processos e automatização da troca de informações para maior visibilidade e eficiência de sua gestão.

Obtenha dados de suas vendas no varejo e de distribuidores para aumentar vendas, reduzir rupturas e perdas com informações compartilhadas para estruturar seus processos e auxiliar seu gerenciamento.

Aumente a sua demanda de transportes e seja encontrado por Embarcadores de todo o país.

Facilite a comunicação entre sistemas de gestão e diferentes bancos por meio da transferência de arquivos de forma ágil, íntegra e segura.

    Um sistema capaz de atender os processos de negócios de seus clientes empresariais sem necessitar o investimento em desenvolvimento de sistemas internos.

    O PagPlan é uma solução que permite o pagamento das principais contas de concessionárias (como água, luz, gás, etc.) e DETRANs: utilizando o cartão de crédito como meio de pagamento.

      O EDI Business é uma solução altamente customizável para gestão operacional e estratégica de arquivos.

      O EDI Enterprise oferece uma infinidade de recursos de intercâmbio de informações baseado em um conjunto de regras de envio e recepção, múltiplos protocolos de comunicação, além de topologia altamente flexível.

      Inovação e tecnologia aplicados a emissão, recebimento e armazenamento de documentos fiscais eletrônicos.

      Tecnologia para conectar transportadoras e embarcadores com inteligência e compliance.

      Blog

      Logística Outbound

      Veja porque sua empresa precisa de um sistema de conferência de fretes

      2 anos atrás - por:

      conferência de fretes

      gestão de frete é muito importante para manter o controle orçamentário e assertividade no planejamento operacional das empresas, por isso, é fundamental contar com profissionais qualificados e soluções que possam dar conta dessa tarefa. Uma boa maneira de otimizar esse processo é contar com um sistema de conferência de fretes automatizando ações por meio de estratégias inteligentes.

      O sucesso de um negócio depende do constante aprimoramento dos processos e da capacidade de encontrar soluções que tragam benefícios para a produção em tempo adequado para a tomada de decisão. Quando uma ferramenta ou sistema pode aperfeiçoar alguma etapa do trabalho, oferecendo redução de custos e um maior controle sobre as informações, é fundamental para a empresa que deseja obter vantagem competitiva  ter esse tipo de serviço.

      Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre o tema com Letícia Schumacher Kralik, gerente de processos de negócio da eSales, que explicará a importância do sistema de conferência de fretes. Acompanhe a leitura!

      Conheça o sistema de conferência de fretes

      O sistema de conferência de fretes está relacionado à gestão da conta frete, sendo responsável pela conferência das faturas dos transportadores a fim de identificar se os valores combinados estão sendo respeitados. Nesse processo, é possível verificar duplicidades, erros e cobranças de serviços não realizados. Ele também pode avaliar como os custos com esse serviço impactam o faturamento do negócio, permitindo o ajuste da operação focado na redução de custos.

      O sistema tem como função principal evitar que a empresa pague valores divergentes dos serviços contratados. Por disponibilizar os dados de maneira mais simples, ele automatiza o processo e aumenta o controle sobre cada etapa da logística, facilitando a tomada de decisão em tempo hábil.

      Entenda algumas características dessa ferramenta

      sistema de conferência de fretes tem algumas características que devem ser conhecidas e entendidas. A solução Entregou é uma excelente opção para otimizar os processos da sua empresa e oferece uma gestão de frete mais eficiente e econômica.

      Ele automatiza o processo de conferência, detalhando erros e cobrança de valores indevidos. Então, com os relatórios de divergência, é possível conciliar o que deveria ser gasto com o que está sendo cobrado, trazendo uma grande agilidade na aprovação, ou não, do pagamento das transportadoras. Através de relatórios da conta frete por parceiro e região, o sistema apoia a gestão dos transportes para redução de custos.

      Segundo a gerente de processos Letícia Kralik, o módulo Auditoria de Fretes do portal Entregou é dedicado a conferir o que cada transportador está cobrando da empresa. Por meio dessa ferramenta, os clientes cadastram as tabelas acordadas com os fornecedores para saber os preços e depois conseguem conferir se o que eles embarcaram está realmente de acordo com o combinado no acordo comercial.

      O usuário do Entregou é capaz de cadastrar a tabela de frete de cada transportadora, registrar as rotas de entrega e avaliar o cumprimento dos contratos. Além disso, ele pode analisar o desempenho dos parceiros logísticos, conseguindo elevar o nível de serviço e eficiência.

      Veja quais são os benefícios da solução

      Agora que entendemos um pouco mais sobre o que é o sistema de conferência de fretes, vamos ver algumas vantagens que ele traz. É interessante notar que ele é uma alternativa para otimizar as atividades que envolvem o frete e o setor logístico de maneira geral. Confira os benefícios dessa solução!

      Redução de custos

      Um dos grandes benefícios é a redução de custos com frete. Além de todas as melhorias que são obtidas na parte operacional e na gestão, o sistema também proporciona um potencial de  economia considerável. Isso acontece porque os processos se tornam mais ágeis. Há o aumento da produtividade, redução de erros e cobranças indevidas, e a obtenção de informações adequadas para renegociações. Além disso, a comunicação é mais precisa e o processo de tomada de decisão é otimizado.

      De acordo com Letícia, a análise se torna mais precisa porque a ferramenta possibilita a conferência de todas as faturas de forma automatizada. Sem essa plataforma, as empresas necessitam fazer o acompanhamento de forma manual, por isso acabam usando uma amostra das faturas recebidas, pois não tem como conferir uma por uma. A assertividade que o sistema oferece proporciona ganhos em escala e dados para tomada de decisão em tempo hábil.

      Comparação com fornecedores

      Além disso, ele também permite a validação das cobranças e do serviço prestado pelas transportadoras, otimizando a carteira de fornecedores e trazendo subsídios para renegociação,redução de custos e melhoria do nível de serviço. É possível identificar quais empresas estão cobrando mais e os erros que estão sendo cometidos. Isso permite procurar outros parceiros com valores menores em determinados serviços e otimizar a produtividade e o lucro da empresa.

      Centralização de fretes

      “A principal vantagem é o controle centralizado de todos os processos de frete”, afirma Letícia. Ela ainda destaca que todas as cobranças de frete estão dentro do mesmo sistema, então, não é preciso mais ter faturas recebidas por correio ou por fax para conferir manualmente, espalhadas pela empresa.

      Toda a parte de liberação de pagamento, conferência, gestão de frete e de valores pagos está centralizada na mesma ferramenta. Isso contribui para oferecer um controle mais efetivo das informações que são importantes, pois em poucos minutos é possível verificar tudo o que envolve a operação e buscar soluções para os problemas. 

      Melhora a aquisição de transportes terceiros

      A ferramenta ainda contribui para melhorar a aquisição de transportes terceiros. Isso é feito por meio das simulações oferecidas, que ajudam a calcular os cenários mais positivos e que tragam vantagens para o negócio. Dessa maneira, é possível encontrar o melhor serviço por um preço compatível, aumentando a competitividade da empresa.

      Garantia de cobrança de fretes

      O sistema também possibilita a garantia de cobranças de fretes, conforme acordos comerciais. Como o Entregou é uma ferramenta de integração, tanto os clientes quanto os seus parceiros transportadores têm acesso aos dados, cada um com as informações necessárias para a sua função.

      Isso ajuda a melhorar o relacionamento, mantendo a empresa em compliance com seus parceiros, e evita alguns erros. “Nunca vai acontecer de o embarcador falar para a transportadora que ele está cobrando errado uma fatura e o transportador falar que não está, pois no Entregou as faturas estão disponíveis e é fácil de verificar os possíveis erros através da memória de cálculo da conta frete e discriminação de taxas”, explica Letícia Kralik.

      Neste artigo, você entendeu porque a sua empresa precisa de um sistema de conferência de fretes. A ferramenta contribui para o controle maior sobre as informações e aumenta a produtividade do negócio. Com a análise dos dados, é possível conseguir a redução de custo com frete e otimizar essa etapa, conseguindo maximizar a competitividade e manter o destaque no mercado.

      Gostou de aprender mais sobre o tema? Então, entre em contato conosco e veja como podemos contribuir para melhorar a gestão de frete da sua empresa!

      Por:
      eSales
      do autor

      Comentários sobre este post