O Brasil é um país onde o modal rodoviário historicamente concentra o maior volume de cargas transportadas. Estima-se que essa modalidade de transporte representou cerca de 1,4% do PIB entre 2010 e 2017, no entanto seu impacto na economia como um todo pode chegar a 29%. Isso porque este modal sustenta a conexão entre os mais diversos mercados produtores e seus consumidores, disponibilizando produtos aos clientes e, consequentemente, mantendo uma grande parcela da atividade econômica.
Sendo o transporte de cargas uma etapa tão relevante para a continuidade e o crescimento dos negócios em vários segmentos, a contratação de serviços de frete se mantém como processo crítico nas organizações. Você conhece bem os desafios e oportunidades que este processo pode trazer? Confira este artigo para saber mais sobre o tema!
Como acontece a Contratação de Fretes?
A tecnologia tem contribuído ao longo de décadas para a melhoria da gestão empresarial em todos os setores. No entanto, alguns processos seguem sendo executados por muitas empresas em modelos tradicionais: de forma manual e sem a agilidade necessária. E a Contratação de Fretes é um deles.
É de responsabilidade da área de Logística das empresas a contratação dos serviços que transportam seus produtos para distribuidores e varejo. Os profissionais responsáveis por este processo, em geral, já conhecem e têm relação com fornecedores que atendem com recorrência suas rotas, prazos e características específicas de carga.
Quando há uma nova demanda de frete, algumas destas transportadoras já conhecidas são acionadas por e-mail ou telefone para uma cotação, retornam o contato pelo mesmo canal e o profissional responsável, por fim, define a contratação.
Este processo acontece, portanto, de forma manual e fica restrito ao tempo e capacidade de uma pessoa de fazer contatos um a um e avaliar pessoalmente as cotações, para então definir quais as melhores condições para realizar a contratação.
Em grande parte das empresas, o transporte de cargas é responsável por uma parcela representativa dos custos de uma organização, além de ter ligação direta com a geração de receita e o relacionamento com os consumidores, já que garante a distribuição adequada e a disponibilidade de produtos para compra. Assim, é essencial reconhecer os principais desafios enfrentados neste processo.
Os desafios na Contratação de Fretes
A criticidade do processos de Contratação de Fretes e muitas vezes a falta de pioneirismo no setor implicam em obstáculos que são enfrentados pelas empresas dos mais diversos segmentos.
O primeiro e mais visível deles é a carga operacional sobre os profissionais de logística que contratam fretes. Eles assumem processos manuais, repetitivos e que agregam pouco ou nada nas camadas táticas e estratégicas da operação, já que muitas vezes apenas precisam executar tarefas sem valor agregado. Além disso, a dedicação a este tipo de atividade impede que os profissionais se dediquem a outras questões que poderiam trazer mais benefícios e resultados para a operação.
Como consequência disso, outro desafio enfrentado é a falta de transparência do processo de contratação de fretes como um todo. Sem automação e ferramentas de apoio, questões de compliance também ficam comprometidas, já que o processo não tem visibilidade ampla, compartilhamento e auditoria. Processos manuais também são mais suscetíveis a falhas em geral.
Como já levantado, a área de transportes geralmente é responsável por uma significativa fatia dos custos da empresa, bem como aspectos de geração de receita e satisfação do consumidor. Sendo assim, a falta subsídios necessários para avaliar as relações custo-benefício com todos os parceiros de transporte pode impedir que as empresas otimizem suas operações, podendo assim se beneficiar com a diferenciação perante sua concorrência e gerar ganhos financeiros em sua operação de transportes.
E como consequência de todos os demais pontos, as empresas se veem diante da falta de indicadores confiáveis e adequados para realizar uma gestão estratégica, e acabam tomando decisões baseadas em achismos ou percepções individuais.
Benefícios de uma gestão de Contratação de Fretes eficaz
Contar com um processo de Contratação de Fretes que leve em conta as necessidades da sua operação logística oferece inúmeros benefícios para a empresa, que vão desde efeitos em custos até o impacto direto no aproveitamento da sua equipe para tarefas mais estratégicas. Entre os principais ganhos, destacamos:
- Ganhos de produtividade da equipe (agilidade no processo, possibilidade de mais parceiros logísticos, foco em estratégias, etc);
- Redução de custos em transporte e operacionais;
- Aumento do nível de serviços de transporte;
- Compliance;
- Informações centralizadas e visíveis;
- Controle e indicadores de gestão.
Na contratação de serviços de transporte, portanto, muitos aspectos influenciam nos benefícios e riscos possíveis ao escolher os fornecedores. Existem diversas modalidades de transportes e formatos de contratação, que devem se encaixar e atender as necessidades específicas dos embarcadores para obtenção dos benefícios observados. Considerando o contexto de negócios em que vivemos, a tecnologia é um destes aspectos cruciais.
A Tecnologia auxiliando a Contratação de Fretes
Para fazer uma gestão eficaz e ágil de todas estas variáveis você pode contar com um sistema para Contratação de Fretes, com um portfólio de transportadoras pré-homologadas para garantir escalabilidade em suas operações e outros pontos importantes, como indicadores dos transportes realizados para acompanhamento da operação de fretes.
Dentre as principais funcionalidades de uma solução de Contratação de Fretes, está a administração de seus parceiros atuais de transporte, que podem ser importados para dentro da ferramenta, além de possibilitar a descoberta de novas transportadoras que estão previamente homologadas pela plataforma, possibilitando assim uma ampliação de capacidade para a realização de negócios.
O uso de um sistema de Contratação de Fretes possibilita que as empresas cadastrem suas demandas de transportes, detalhando os parâmetros necessário na oferta, levando em conta itens como:
- Rota de transporte;
- Características da carga;
- Data de saída e chegada;
- Entre outros.
Com o cadastro da oferta de transporte por parte da empresa, as transportadoras que cumprirem com os requisitos solicitados podem enviar os seus valores para sua contratação, cabendo à empresa avaliar a negociação e verificar se a transportadora atende à todos os critérios necessários para que seja realizada a contratação, tudo feito de forma online pelo sistema de Contratação de Fretes.
Após a realização da contratação da transportadora que mais tiver aderência com a necessidade proposta pela empresa, é possível acompanhar de forma contínua os indicadores das operações realizadas pela plataforma, possibilitando assim o acompanhamento dos KPIs da empresa em busca de uma operação cada vez mais efetiva.
Neste post buscamos apresentar como um processo estruturado de Contratação de Fretes, quando aliado com a tecnologia, pode trazer benefícios não apenas para a operação logística de uma empresa, mas impactar a sua cadeia produtiva como um todo.
De que forma você faz o gerenciamento dos parceiros de transporte da sua empresa? Sinta-se à vontade para compartilhar sua experiência conosco por meio de nosso site, basta clicar aqui para nos enviar uma mensagem.