logo-esales-branco-2

Institucional

Soluções

fluxo logístico

Fluxo logístico: quais os benefícios de um gerenciamento eficiente?

09/05/2022

O fluxo logístico de uma empresa envolve uma série de atividades da empresa, como financeiro, materiais, informações, entre outros. Ou seja, processos que vão desde a fabricação até a comercialização de um item para ser entregue ao destinatário final.

Sendo assim, manter um controle efetivo é um diferencial relevantes para prestar um serviço de qualidade, conquistar a satisfação dos clientes e alcançar melhores resultados. Quer conhecer os principais benefícios de manter um fluxo logístico efetivo na organização? Então, continue a sua leitura!

Redução de falhas

A primeira vantagem do gerenciamento do fluxo logístico é a possibilidade de criar um planejamento eficaz de supply chain. Dessa forma, atividades como a distribuição ou o transporte podem ser estruturados de maneira que seja possível detectar erros de processo rapidamente.

Isso possibilita antecipar falhas e ajustar processos por meio do desenvolvimento de estratégias mais ágeis para resolver os gargalos encontrados, bem como evitar retrabalhos e alcançar a otimização do tempo na execução das atividades.

Ganho de agilidade

Implementar uma logística integrada possibilita que os colaboradores que compõem cada etapa da cadeia produtiva se comuniquem de forma mais efetiva, o que favorece a eficiência das operações. Também, todos os processos são muito bem planejados para impedir desperdício de tempo.

Dessa forma, é possível reduzir prazos de entrega, evitar atrasos e manter um serviço de transporte de qualidade, além de viabilizar tomadas de decisões mais rápidas e assertivas, tendo em vista que todos os funcionários estão cientes do que está ocorrendo na companhia.

Aumento da produtividade

Por meio de uma boa gestão de fluxo logístico, os processos ficam mais ágeis e produtivos, tendo em vista que ocorre uma integração que propicia que as atividades sejam realizadas de maneira mais organizada e eficiente. Ao constituir as equipes com foco na economia de tempo e de recursos, também se alcança uma maior produtividade, que pode ser comparada às empresas que não contam com operações integradas.

Dessa forma, quando mais estruturados forem os processos da logística, mais significativa será a produtividade, tendo em vista que as etapas serão respeitadas e não haverá perda de tempo com problemas que podem ser impedidos.

Controle das tarefas

A integração dos processos logísticos também propicia a uma visão mais abrangente da cadeia de produção em geral, possibilitando ajustes mais corretos e ações mais estratégicas, levando em conta os gargalos encontrados em cada fase.

Com esse entendimento geral das operações, além de gerar alterações pontuais e necessárias, também proporciona ao gestor a chance de prever seus impactos em toda a logística do negócio, realizando alguns ajustes para a otimização geral das atividades.

Eficiência na gestão estratégica

Uma logística integrada também leva à inteligência no gerenciamento de todas as fases que a compõem. De uma forma geral, atividades como armazenamento e transporte, por exemplo, acabam passando por uma abordagem mais estruturada a partir do momento em que são administrados de maneira sistematizada.

Com o avanço da tecnologia, é possível contar com o auxílio de equipamentos, softwares, automação e indicadores de desempenho que levam a uma compreensão mas precisa e fidedigna do funcionamento da empresa.

Isso propicia a construção de práticas mais conscientes, já que os resultados apresentados pela análise de indicadores de desempenho são considerados como base para a elaboração das ações a serem implementadas no negócio.

Diminuição de despesas

A diminuição de gastos é outro benefício da implementação de fluxo logístico mais efetivo, já que com uma maior funcionalidades dos processos, as despesas passam a ser mais baixas pelo fato da otimização das etapas conquistadas. Isso significa, por exemplo, uso de menos capital e menor gasto de energia.

Então, tudo isso representa uma grande economia para o negócio, o que também leva a um aumento considerável dos lucros e investimento para a expansão ou melhoria dos serviços ofertados.

Otimização dos resultados

Outra vantagem da busca por um fluxo logístico mais efetivo é a otimização dos resultados, como consequência de boas práticas e entregas que passam a ser mais acertadas e eficazes.

Esse benefício leva ao alcance de melhores resultados para a organização, que passa a ser mais competitiva no mercado, já que vai entregar mais qualidade e, também, conquistar a satisfação e fidelização dos clientes. Isso significa que, de maneira direta ou indireta, o negócio passa a ter uma presença mais expressiva no ramo de atuação.

Assertividade nas tomadas de decisões

Como já foi dito, fluxos logísticos integrados têm como uma das suas principais características o oferecimento de uma visão mais abrangente para os gestores da companhia.

Isso é essencial para os processos decisórios, especialmente para quando se procurar promover mudanças positivas, com foco no melhor aproveitamento das decisões que serão tomadas.

Sendo assim, todas ações internas para que as melhores ações para a empresa sejam empregadas são primordiais, por exemplo, mapeamento dos processos, uso e análise de indicadores de desempenho, busca por uma comunicação interna mais clara e objetiva e demais medidas que vão contribuir para que a empresa aja da melhor forma possível.

Melhoria contínua

Outro ponto que deve ser destacada é que quando a companhia implementa uma gestão logística nos negócios, consegue ter como resultados um aumento expressivo na qualidade do nível de serviços prestados e a minimização dos custos aplicados na cadeia logística.

Isso ocorre pelo fato dos gastos necessários nos processos são detectados, bem como a distribuição passa a ser melhor estruturada, o que leva a eliminação de desperdício.

Como pode perceber, a gestão de fluxo logístico de uma empresa engloba dos os processos inseridos na cadeia de produção. Dessa forma, para manter todas as etapas integradas, uma boa ideia é conta com a ajuda da tecnologia, por exemplo, um software de gestão, que é um recurso capaz de automatizar as atividades e promover um aumento considerável na produtividade do negócio.

Assim, é possível atingir todos os benefícios apontados no decorrer do conteúdo, o que vai fazer com que a empresa alcance os propósitos definidos, se torne mais competitiva no mercado e aumente as chances de se expandir.

Achou este artigo útil para você? Então, aproveite sua visita no blog e veja algumas dicas de ouro para otimizar seus processos logísticos!

Relacionados

Logística Inbound

eSales lança solução para Logística Reversa

Logística Inbound

Por que falamos tanto em Torre de Controle Logístico?

Logística Inbound

Conferência de Fretes: como reduzir custos e alavancar resultados

Logística Inbound

O que é cadeia logística e o que não pode faltar na sua gestão financeira?

Logística Inbound

Já ouviu falar em logística elástica? Saiba como implementar

Logística Inbound

Fluxo logístico: quais os benefícios de um gerenciamento eficiente?

Logística Inbound

ICMS sobre o frete: entenda o que é e como calcular

Financeiro

8 passos para aumentar a rentabilidade financeira de uma transportadora

Logística Inbound

O que considerar para escolher um bom sistema de armazenamento

Logística Inbound

4 principais vantagens de contar com um ERP integrado

Open chat
Olá! Tudo bem? Que tal ter uma demonstração das nossas soluções?