Otimize a relação com seus fornecedores e qualifique suas operações de Logística Inbound, com organização e agilidade a partir da automatização de processos relacionados com recebimento de carga.

Acompanhe indicadores de desempenho logístico e eleve o nível de suas operações de Logística Outbound com a integração de processos e automatização da troca de informações para maior visibilidade e eficiência de sua gestão.

Obtenha dados de suas vendas no varejo e de distribuidores para aumentar vendas, reduzir rupturas e perdas com informações compartilhadas para estruturar seus processos e auxiliar seu gerenciamento.

Aumente a sua demanda de transportes e seja encontrado por Embarcadores de todo o país.

Facilite a comunicação entre sistemas de gestão e diferentes bancos por meio da transferência de arquivos de forma ágil, íntegra e segura.

    Um sistema capaz de atender os processos de negócios de seus clientes empresariais sem necessitar o investimento em desenvolvimento de sistemas internos.

    O PagPlan é uma solução que permite o pagamento das principais contas de concessionárias (como água, luz, gás, etc.) e DETRANs: utilizando o cartão de crédito como meio de pagamento.

      O EDI Business é uma solução altamente customizável para gestão operacional e estratégica de arquivos.

      O EDI Enterprise oferece uma infinidade de recursos de intercâmbio de informações baseado em um conjunto de regras de envio e recepção, múltiplos protocolos de comunicação, além de topologia altamente flexível.

      Inovação e tecnologia aplicados a emissão, recebimento e armazenamento de documentos fiscais eletrônicos.

      Tecnologia para conectar transportadoras e embarcadores com inteligência e compliance.

      Blog

      Produtividade e Gestão

      Quais os riscos de uma má gestão de pagamentos e como otimizá-la?

      2 anos atrás - por:

      gestão de pagamentos

      Ter uma gestão de pagamentos eficiente é uma boa estratégia dentro de uma companhia que busca se manter de forma sustentável e conquistar o tão sonhado sucesso. Por esse motivo, é muito importante ter todos os cuidados necessários para desenvolver essa atividade de forma eficaz.

      No entanto, apesar de sua importância, muitos empreendedores não sabem como realizar esse processo, seja por ausência de conhecimento, falta de tempo devido a uma rotina muito corrida, excesso de tarefas, entre outros, gerando diversos problemas e prejuízos para o negócio.

      Quer entender os riscos de uma má administração de pagamentos e o que pode ser feito para melhorá-la? Então, continue a leitura!

      Quais são os problemas que uma gestão de pagamentos ineficaz pode causar?

      Diversos problemas podem ser provocados quando a gestão de pagamentos não é feita da forma correta. Conheça alguns deles!

      Falta de pagamento dos fornecedores

      A falta de controle dos pagamentos pode levar a vários problemas de relacionamento com as demais companhias e danos à reputação provocada pela impossibilidade de pagar os fornecedores. Isso também prejudica o cumprimento dos prazos e obrigações inseridas em contratos.

      Impacto negativo no caixa da empresa

      Além de afetar na relação entre empresa e fornecedores, uma má gestão de pagamentos provoca problemas no caixa. Tendo em vista que os atrasos geram o pagamento de multas e juros, atrapalhando a possibilidade de obter créditos ou melhores condições de financiamento.

      Perda de negócios

      A falta de pagamentos realizadas por uma má gestão pode prejudicar a imagem da empresa no mercado. Sendo visto como mau pagador, as chances de fechar negócios interessantes caem bastante.

      Dificuldade de obtenção de insumos

      Ao atrasar ou deixar de realizar os pagamentos, a organização pode ter problemas ao tentar comprar a matéria-prima necessária para que as operações possam funcionar adequadamente.

      Ajuizamento de processos trabalhistas

      Com todos os problemas já citados, fica difícil pagar o salário dos colaboradores, provocando o ajuizamento de ações trabalhistas. Isso poderia ser evitado, caso a companhia cuidasse da gestão de pagamentos, já que vários problemas acontecem por horas extras, falta de computação dos intervalos, FGTS e demais benefícios pagos incorretamente.

      Como fazer uma gestão de pagamentos eficiente?

      Várias medidas podem ser implementadas para aprimorar a gestão de pagamentos da empresa. Veja as principais!

      Organize os documentos

      Com os documentos devidamente organizados, o trabalho se torna mais simples, além de ficar mais fácil a identificação dos compromissos que precisam ser quitados. Dessa forma, evita-se o retrabalho e os problemas para encontrar papéis importantes são minimizados.

      Defina rotinas de pagamento

      Ter uma rotina de pagamentos é outro fator imprescindível para garantir uma boa gestão de pagamentos. Quando melhor projetada for essa atividade, menos intercorrências acontecerão.

      Tanto para as pessoas responsáveis pelos pagamentos quanto pelos recebimentos, ter a maneira de cumprir as obrigações bem estabelecida torna o processo mais seguro e confiável, o que é relevante quando o assunto é cuidado com os aspectos financeiros do negócio.

      Estabeleça uma conta bancária própria para pagamentos

      Ter uma conta bancária própria para realizar os pagamentos ajuda na compreensão dos tipos de gastos e monitoramento do fluxo de caixa. Além de tornar mais fácil a comprovação de alguns dados, caso haja uma auditoria ou fiscalização.

      Outra questão importante está ligada ao entendimento do cumprimento das obrigações de maneira mais abrangente, como despesas com salários dos colaboradores, impostos, benefícios e demais.

      Realize a previsão dos gastos

      Ter algum pagamento a ser feito e só identificar que o caixa não tem o valor necessário para cobri-los é um problema que acontece em alguns casos e que definitivamente não podem acontecer. Por esse motivo, é fundamental realizar um planejamento para os pagamentos, evitando que sejam feitos com atrasos ou que sejam esquecidos.

      Faz parte da equipe do setor financeiro, em alguns casos, tomar decisões e ter que escolher quais pagamentos serão efetuados e o que deverá ser renegociado. No entanto, isso pode ser um problema quando essa descoberta só é feita de última hora, impedindo a definição de uma estratégia hábil.

      Faça o acompanhamento das horas trabalhadas

      Outra dica é sempre averiguar as horas que foram trabalhadas pelos colaboradores da companhia, considerando que esse é o documento que demonstra a jornada laborada, horas extras, atrasos, faltas, entre outros. Por meio desse controle, também é possível entender o que deve ser abonado e o que precisa ser descontado da remuneração.

      Estipule uma política de entrega de contracheque

      Além da folha de pagamento, outro registro importante é o contracheque, já que ele aponta o valor relacionado ao pagamento que será feito ao empregado naquele mês. Definir uma política de entrega e estipular uma data para a realização do depósito da remuneração.

      É importante estar atento à entrega do contracheque, que precisa ser feita todos os meses, representando uma obrigação legal da instituição. Isso assegura que a equipe veja a empresa como responsável por seus compromissos com os empregados, além de propiciar uma melhor administração dos recursos.

      Tenha a tecnologia como parceira

      Quanto melhor for a integração da ferramenta escolhida, mais vantagens a empresa vai adquirir em relação à gestão de pagamentos. Isso porque essa tarefa está diretamente alinhada ao controle do fluxo de caixa e demais funções que fazem parte de todo o departamento financeiro.

      Por isso, o ideal é contar com um sistema que unifique as tarefas, otimize o tempo, elabore os relatórios de uma só vez e demais funcionalidades que tragam resultados positivos para a parte operacional, além de oferecer dados importantes para a tomada de decisão mais correta.

      Ao decidir adquirir um mecanismo, é necessário avaliar as demandas, necessidades e características da empresa, já que a escolha adequada é primordial para usufruir de todos os benefícios já mencionados.

      Conseguiu entender a influência da gestão de pagamentos para o sucesso do negócio? Uma boa ideia é contar com o auxílio de um contador, que poderá manter os processos organizados e proporcionar segurança, confiabilidade e eficiência para a empresa. Além disso, reduz o acometimento de erros que podem atrapalhar seu crescimento sustentável.

      Este conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário aqui e compartilhe sua opinião sobre o assunto!

      Por:
      eSales
      do autor

      Comentários sobre este post