Otimize a relação com seus fornecedores e qualifique suas operações de Logística Inbound, com organização e agilidade a partir da automatização de processos relacionados com recebimento de carga.

Acompanhe indicadores de desempenho logístico e eleve o nível de suas operações de Logística Outbound com a integração de processos e automatização da troca de informações para maior visibilidade e eficiência de sua gestão.

Obtenha dados de suas vendas no varejo e de distribuidores para aumentar vendas, reduzir rupturas e perdas com informações compartilhadas para estruturar seus processos e auxiliar seu gerenciamento.

Aumente a sua demanda de transportes e seja encontrado por Embarcadores de todo o país.

Facilite a comunicação entre sistemas de gestão e diferentes bancos por meio da transferência de arquivos de forma ágil, íntegra e segura.

    Um sistema capaz de atender os processos de negócios de seus clientes empresariais sem necessitar o investimento em desenvolvimento de sistemas internos.

    O PagPlan é uma solução que permite o pagamento das principais contas de concessionárias (como água, luz, gás, etc.) e DETRANs: utilizando o cartão de crédito como meio de pagamento.

      O EDI Business é uma solução altamente customizável para gestão operacional e estratégica de arquivos.

      O EDI Enterprise oferece uma infinidade de recursos de intercâmbio de informações baseado em um conjunto de regras de envio e recepção, múltiplos protocolos de comunicação, além de topologia altamente flexível.

      Inovação e tecnologia aplicados a emissão, recebimento e armazenamento de documentos fiscais eletrônicos.

      Tecnologia para conectar transportadoras e embarcadores com inteligência e compliance.

      Blog

      Financeiro

      Como aplicar a metodologia ágil no setor financeiro de indústrias?

      2 anos atrás - por:

      O uso de uma metodologia ágil para gestão financeira apresenta resultados positivos em empresas de diferentes tamanhos e perfis de atuação. Isso porque a aplicação de um dos métodos disponíveis, que melhor se ajusta às necessidades da empresa, promove benefícios que vão muito além de apenas rapidez na execução das tarefas, mas também eficiência, otimização e melhoria no desenvolvimento de cada profissional, entre outros pontos.

      Também chamado de Lean e Agile (enxuto e ágil, em português), esse tipo de metodologia propõe inovação nos processos a partir de novas formas de organização dos trabalhos realizados, partindo de uma perspectiva diferente da gestão tradicional.

      Para ajudar a entender melhor o assunto, neste artigo, vamos falar sobre a metodologia ágil, suas características e os benefícios para o setor financeiro das empresas. Se quiser se informar sobre o assunto, convidamos você a continuar a leitura e acompanhar.

      O que é o Manifesto Ágil?

      O conceito de metodologias ágeis surgiu em 2001, a partir da publicação do “Manifesto Ágil”, que foi elaborado por um grupo de programadores e propõe fundamentalmente:

      • interações dos indivíduos mais relevantes que ferramentas e processos de execução;
      • funcionamento de softwares mais importante que o uso abrangente de documentações;
      • colaboração com o cliente mais relevante que contratos e negociações;
      • capacidade de adaptação mais relevante do que seguir o plano inicial definido.

      Simplificadamente, podemos dizer que as metodologias ágeis priorizam a capacidade de análise e de leitura de cenários, a partir das quais será possível avaliar constantemente o andamento dos processos e fazer as devidas correções sempre que preciso, com eficiência e clareza de visão.

      Quais os benefícios da metodologia ágil para o setor financeiro de indústrias?

      Implementar uma gestão financeira eficaz e bem estruturada está entre os principais desafios enfrentados no cotidiano administrativo, afinal, o departamento financeiro é um dos pilares do crescimento de uma empresa.

      Nesse contexto, as metodologias ativas propõem a divisão de tarefas complexas em subetapas, que são executadas por equipes igualmente menores e focadas especificamente naquela tarefa.

      Diferentemente do que acontece com um planejamento implementado na gestão tradicional, no qual as estratégias são definidas em sua totalidade, na metodologia ágil, a ideia é adequar as execuções, a partir do desenrolar de cada etapa, de modo contínuo e organizado.

      O resultado é que as tarefas são desenvolvidas com mais eficiência e controle. Confira, a seguir, alguns dos benefícios da metodologia ágil para o setor financeiro.

      Controle de custos

      O controle de custos é um ponto importante a ser observado com o uso de uma metodologia ágil, uma vez que propõe, entre outros pontos, o uso de recursos tecnológicos na gestão, que são capazes de promover a otimização dos processos e, consequentemente, a redução de custos.

      Com a equipe mais alinhada e uma maior disponibilidade em entender as necessidades do cliente, a tendência é que haja fidelização e, consequentemente, novos negócios sejam gerados.

      Redução de riscos

      Como as metodologias ágeis funcionam a partir de etapas, que são desenvolvidas por equipes menores, os riscos de erros de execução são minimizados de modo considerável. Isso porque, como o foco será completo, qualquer desvio pode ser identificado e corrigido com eficiência.

      Aumento da produtividade

      aumento da produtividade é outro ponto central, uma vez que cada profissional saberá exatamente qual o seu papel e a importância de sua atuação para o desenvolvimento bem-sucedido de cada etapa no processo.

      Com essa conscientização, os colaboradores tendem a trabalhar mais engajados, o que aumenta o potencial de produção e auxilia no engajamento com o planejamento traçado naquele momento.

      Quais os passos para aplicar o método com eficiência?

      Agora que já vimos os benefícios que a metodologia ágil pode trazer para a gestão do departamento financeiro da empresa, vamos apontar os 4 passos iniciais, que precisam ser definidos para a implementação eficiente do método. Confira a seguir.

      Definição da metodologia

      O primeiro passo é definir qual metodologia será a mais adequada para a gestão da empresa. Existem diferentes métodos disponíveis no mercado, sendo preciso entender bem o funcionamento do negócio, a fim de fazer uma escolha consciente. Entre as principais metodologias ágeis, estão as dispostas abaixo.

      Scrum

      Essa metodologia é muito conhecida e propõe a divisão de cada projeto em ciclos curtos, aplicáveis de 1 a 4 semanas. Esses períodos são chamados de sprints, nos quais acontecem todas as etapas, desde o planejamento até a entrega final do projeto.

      Kanban

      No Kanban, as tarefas são divididas e organizadas a partir de uma lógica de prioridades, sendo que uma fase só é iniciada após a finalização da anterior. Utiliza-se um sistema visual de execução, para facilitar o cumprimento das etapas de: a fazer (to do), fazendo (doing) e feitas (done).

      Smart

      Defende a estruturação de metas a serem executadas, sendo que a definição de cada passo deve seguir os princípios estabelecidos pela sigla da palavra em inglês — S (specific), M (measurable), A (attainable), R (relevant), T (time-related).

      Traduzindo para o português, significa que as metas devem ser: específicas e claras (S), mensuráveis (M), alcançáveis (A), relevantes (R) e temporárias (T).

      Treinamento da equipe

      Tão importante quanto definir qual a metodologia usada é garantir que ela seja entendida e executada da melhor maneira pela equipe, e isso só pode ocorrer a partir de treinamentos oferecidos a todos os colaboradores.

      É fundamental não só que eles entendam, mas que também se comprometam em trabalhar com envolvimento para que o trabalho seja realmente desenvolvido com precisão.

      Envolvimento das lideranças

      As lideranças de cada equipe têm papel central na execução de cada etapa e, consequentemente, no sucesso do trabalho desenvolvido, portanto, é preciso que cada responsável se envolva e entenda qual a melhor maneira de motivar e manter sua equipe engajada.

      Acompanhamento do processo de implementação

      Acompanhar o processo e fazer os devidos ajustes sempre que necessário é fundamental para garantir o sucesso da metodologia ágil. A subdivisão em etapas facilita esse processo e proporciona uma capacidade de análise rápida e precisa.

      Agora que você já conhece o que é uma metodologia ágil e quais benefícios que ela pode trazer para a gestão financeira de uma empresa, pode se manter bem informado e decidir qual estratégia melhor atende às necessidades da sua organização. É importante atentar para que o gestor faça o acompanhamento da implementação da metodologia ágil, porém, com o devido cuidado para evitar sobrecarga de trabalho, assim como o excesso de reuniões.

      Gostou do conteúdo? Então, assine nossa newsletter e receba posts exclusivos relacionados ao assunto.

      Por:
      eSales
      do autor

      Comentários sobre este post