Otimize a relação com seus fornecedores e qualifique suas operações de Logística Inbound, com organização e agilidade a partir da automatização de processos relacionados com recebimento de carga.

Acompanhe indicadores de desempenho logístico e eleve o nível de suas operações de Logística Outbound com a integração de processos e automatização da troca de informações para maior visibilidade e eficiência de sua gestão.

Obtenha dados de suas vendas no varejo e de distribuidores para aumentar vendas, reduzir rupturas e perdas com informações compartilhadas para estruturar seus processos e auxiliar seu gerenciamento.

Aumente a sua demanda de transportes e seja encontrado por Embarcadores de todo o país.

Facilite a comunicação entre sistemas de gestão e diferentes bancos por meio da transferência de arquivos de forma ágil, íntegra e segura.

    Um sistema capaz de atender os processos de negócios de seus clientes empresariais sem necessitar o investimento em desenvolvimento de sistemas internos.

    O PagPlan é uma solução que permite o pagamento das principais contas de concessionárias (como água, luz, gás, etc.) e DETRANs: utilizando o cartão de crédito como meio de pagamento.

      O EDI Business é uma solução altamente customizável para gestão operacional e estratégica de arquivos.

      O EDI Enterprise oferece uma infinidade de recursos de intercâmbio de informações baseado em um conjunto de regras de envio e recepção, múltiplos protocolos de comunicação, além de topologia altamente flexível.

      Inovação e tecnologia aplicados a emissão, recebimento e armazenamento de documentos fiscais eletrônicos.

      Tecnologia para conectar transportadoras e embarcadores com inteligência e compliance.

      Blog

      Gestão de Vendas e VMI

      Giro de mercadoria: como resolver definitivamente esse problema?

      1 ano atrás - por:

      giro de mercadoria

      Acompanhar o giro de mercadoria do negócio é uma prática muito importante dentro da empresa, tendo em vista que um dos maiores problemas enfrentados é a falta de equilíbrio entre o volume de compras e vendas dos itens.

      Isso influencia negativamente no desempenho do estabelecimento e gera estagnação do capital de giro, além de desperdício de produtos, prejuízos financeiros e outros problemas.

      Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para mostrar como é possível evitar que as mercadorias fiquem encalhadas nas prateleiras e estoque. Confira!

      Motivos que fazem os itens ficarem parados na loja

      Existem algumas causas que contribuem para que a mercadoria fique parada no estabelecimento. Veja as principais.

      Ausência de estratégia nas compras

      Ao fazer compras sem conhecer o público e criar uma boa estratégia, as chances de oferecer itens que não interessam os clientes são altas, o que pode gerar vendas menores e consequente queda nos lucros.

      Descontrole do estoque

      Antes de fazer qualquer compra, é importante realizar uma análise minuciosa do estoque, entendendo o fluxo do que entra e sai. A falta desse conhecimento impossibilitará a tomada de decisão acertada e erros de aquisição dos itens.

      O que fazer para solucionar problemas no giro de mercadorias

      Existem algumas práticas que são implementadas com o intuito de resolver os problemas encontrados no giro de mercadorias. Veja quais são!

      Veja o que faz o produto ficar parado

      O primeiro passo para resolver o problema de mercadoria encalhada é compreender o motivo para que isso ocorra. Pode ser o preço fora do praticado no mercado, falta de demanda, ausência de visibilidade suficiente na prateleira etc. Responder essas perguntas é fundamental para a elaboração de um plano eficiente.

      Agregue valor ao item

      Se o produto não é vendido, a alternativa é utilizar estratégias para torná-lo mais atraente. Nesse caso, é possível apostar em um mix de produtos, elaborando uma narrativa em volta deles ou alinhar com datas comemorativas, investir em embalagem especial, entre outras práticas.

      Faça promoções

      Outra alternativa é fazer promoções para se livrar dos produtos parados. Dessa forma, mesmo que essa medida reduza a margem de lucro, será possível recuperar o investimento, além de liberar espaço para colocar outros itens e fazer o capital girar.

      Você pode apostar, por exemplo, no “compre um produto e o segundo sai com 20% de desconto” ou “compre 3 e pague dois” entre outras propostas. Isso fará com que a mercadoria fique mais interessante e acabe mais rápido.

      Negocie com o fornecedor

      Também é possível tentar devolver o item para o fornecedor para que ele revenda para empresas que apresentem demandas para o produto. Por este motivo, é importante destacar a relevância de ter uma boa relação com os parceiros do negócio.

      Agora que você entende melhor a necessidade de solucionar problemas de giro de mercadoria, o ideal é ter uma empresa como a eSales como parceira, tendo em vista nossa gama de soluções que contribuem para a implementação de uma gestão de estoque efetiva ao realizar o monitoramento da entrada e saída dos produtos, tempo de armazenamento, entre outros índices importantes para o controle adequado de todo o processo.

      Quer conhecer melhor sobre as soluções oferecidas? Então, entre em contato agora mesmo e fale com um consultor para esclarecer suas dúvidas.

      Por:
      eSales
      do autor

      Comentários sobre este post