Transformação digital na área financeira: quais as principais tendências e desafios?

É essencial que as empresas busquem evoluir em suas tecnologias para não perderem espaço no mercado, atenderem às novas demandas dos clientes e atingirem seus objetivos, incluindo lucratividade e crescimento sustentável. Para isso, é importante entender como funciona a transformação digital nas finanças corporativas e seus benefícios para o negócio.

A transformação digital é um processo no qual as companhias fazem uso das inovações tecnológicas para aprimorar o desempenho e garantir resultados positivos. Na área financeira, ela tem como objetivo a coleta e análise de informações que auxiliarão nas tomadas de decisões, elaboração de estratégias e investimentos que tragam bons retornos.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você entenda os impactos da transformação digital na área financeira e como impulsionar esse recurso na empresa. Confira!

Quais são as principais tendências da transformação digital?

A era digital tem propiciado informações e dados mais confiáveis que permitem a elaboração de medidas vantajosas para a expansão do negócio. Para usufruir desses benefícios e identificar as medidas mais adequadas para a organização, é importante conhecer as principais tendências. Veja a seguir.

Big Data

É uma importante ferramenta da transformação digital pelo fato de simplificar a tomada de decisões por meio de uma análise massiva de dados. Quanto mais informações são reunidas, mais insights são apresentados, formando novas fontes para explorar.

Espera-se que o papel do Big Data se torne cada vez mais relevante principalmente à medida que as estratégicas da instituição forem colocadas em prática. Além disso, as informações sobre um ramo do mercado podem auxiliar na identificação de oportunidades em outra área de atuação.

Parcerias para criar bancos de dados ainda maiores e mais importantes também são uma opção que algumas empresas estão colocando em ação.

Avaliação de riscos

Devido às mudanças que acontecem constantemente no cenário financeiro, às grandes quantidades de dados e à necessidade de tomar decisões de forma rápida, é primordial analisar riscos com maior precisão.

Antes de colocar uma ideia em prática ou durante o planejamento financeiro do negócio, será preciso refletir sobre diversos fatores, como:

  • quem são os envolvidos e quais riscos eles oferecem;
  • quais são os pontos fracos do projeto ou da companhia;
  • qual a chance de falha da iniciativa;
  • eventuais planos de prevenção e controle de danos caso não seja possível prever o resultado com precisão.

Computação em nuvem

computação em nuvem é cada vez mais utilizada e tornou-se a opção mais barata e fácil para armazenar dados importantes e simplificar as operações financeiras.

Por meio desse recurso, as informações podem ser acessadas em tempo real independentemente da hora ou do local. Tudo isso com a segurança exigida pelos processos que envolvem transações financeiras.

Além disso, a computação em nuvem é totalmente escalável conforme as necessidades de utilização, o que ajuda a reduzir custos e criar soluções personalizadas.

Blockchain

É um conceito muito importante para o futuro das finanças por se tratar de um novo e amplo modelo de computação de dados e operações financeiras. Também conhecido como protocolo de confiança, o Blockchain funciona como um livro-razão público e universal que atua de maneira descentralizada para fortalecer a segurança das movimentações.

Trata-se de um banco de dados que registra todas as operações de modo a impossibilitar fraude ou violações. Dessa maneira, é possível realizar transações seguras sem a necessidade de intermediários ou do investimento em auditorias.

Reestruturação de processos

Sem processos que viabilizem as soluções digitais, não é possível utilizar as ferramentas disponíveis com êxito. É preciso estruturar os procedimentos manuais e transformá-los em digitais por meio da automatização das tarefas comuns ou da integração das inovações escolhidas à rotina, por exemplo.

Dependendo do caso, isso envolve o desenvolvimento de medidas de transição para facilitar as mudanças, como o treinamento para os funcionários.

Inteligência artificial

Nos dias atuais, as máquinas se destacam entre as inovações tecnológicas desenvolvidas no mercado, inclusive no departamento de finanças. Algoritmos avançados fazem a análise dos melhores investimentos e elaboram carteiras lucrativas considerando o perfil de cada cliente.

Registro de transações, sistemas de comunicação, contratação de serviços de maneira inteligente e processamento de dados que evoluem de acordo com a inclusão de novas informações já são uma realidade.

Entre as contribuições da inteligência artificial estão o combate a fraudes, aumento da segurança nas operações, gerenciamento de programas de fidelidade, análise de dados que ajudarão na tomada de decisões e projeções futuras, entre outros.

Como impulsionar a transformação digital na empresa?

Impulsionar a transformação digital na empresa tornou-se fundamental para mantê-la atualizada perante o mercado, garantir um serviço de qualidade e ter um setor financeiro eficaz. Para isso, você pode:

  • conduzir e executar projetos com práticas ágeis;
  • adotar processos e ferramentas que facilitem e incentivem a captação de projetos e colaboração dos funcionários para a geração de inovação;
  • implementar iniciativas que possam preparar, potencializar a estruturação e fornecer informações, propiciando o crescimento da empresa por meio da tomada de decisões acertadas, orientadas por dados precisos que alavancarão os projetos;
  • impulsionar toda a empresa para o crescimento digital.

Além disso, existe uma grande dificuldade das companhias quanto ao gerenciamento de informações e à garantia da integridade dos arquivos enviados aos bancos, já que qualquer empresa tem contas bancárias e, por isso, uma integração é importante.

Uma vez que é preciso contabilizar os extratos bancários frequentemente, emitir boletos bancários, efetuar pagamentos ou cobranças, entre outras atividades, automatizar esses procedimentos evitará o acesso e a manipulação de dados, gerando segurança e padronização das operações financeiras.

Uma solução de integração bancária atenderá esses processos financeiros, já que comporta qualquer volume de movimentações, reduz os trabalhos manuais, tornando o serviço mais eficiente e sem erros, além de atuar em sincronia com o sistema de gestão.

Contudo, para garantir a efetividade desse recurso, é importante contar com a ferramenta mais adequada ao tipo de demanda do seu negócio, além de optar por um fornecedor reconhecido no mercado e que tenha capacidade técnica para oferecer todo o suporte necessário.

Conseguiu entender a importância da implementação da transformação digital na área financeira? Por meio dela, é possível tomar decisões mais acertadas, planejar e executar ações bem como elaborar estratégias. Por esse motivo, não espere mais para considerar maneiras inteligentes de manter e aplicar recursos para otimizar o setor financeiro da sua empresa e tornar as operações mais eficientes e seguras.

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude seus amigos a entenderem melhor esse assunto!