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Prazo de entrega: 5 maneiras de reduzi-lo em seu negócio

09/25/2017

O prazo de entrega é uma das maiores preocupações dos gestores nas empresas. Uma vez que ele acaba sendo um dos fatores de decisão de compra e é o principal elo entre as empresas o cliente, buscar meios de reduzi-lo e fazer com que ele seja cumprido é essencial.

Pensando nisso, o artigo de hoje foi criado, buscando oferecer alternativas que possam ajudar a diminuir os prazos que são oferecidos. Continue acompanhando e confira!

1. Automatização de processos

O investimento em soluções tecnológicas que ajudem a trazer mais agilidade à execução dos processos é uma excelente alternativa. Dessa forma, muitas atividades passam a ser realizadas de forma automática, aumentando a produtividade — sem que seja necessário aumentar a equipe — e reduzindo o tempo total necessário para a conclusão de cada etapa.

O resultado disso é um leadtime menor na conclusão ciclo do pedido, o que não é uma redução no prazo de entrega em si, mas, com a diminuição do tempo necessário para a realização dos processos internos, o prazo oferecido ao cliente também acaba sendo menor.

2. Terceirização de transportes

A terceirização de transportes é uma das melhores formas de reduzir o prazo de entrega dos pedidos realizados pelos clientes. Isso é possível porque transportadoras possuem diversos outros clientes, o que garante um fluxo quase contínuo de entregas para as regiões.

A redução do prazo vem em decorrência dessa quantidade, o que não há no caso de transporte próprio que requer a consolidação de cargas. Isso aumentaria o prazo, principalmente para regiões mais afastadas, ou onde há poucos clientes.

3. Mapeamento de processos

O mapeamento de processos ajuda a avaliar a forma como as atividades são realizadas, buscando reduzir desperdícios, eliminar etapas desnecessárias, melhorar o método de trabalho e reduzir o tempo necessário para conclusão do processo, por exemplo.

Nesse caso, o raciocínio é o mesmo da automatização dos processos: a partir do momento em que o tempo interno é reduzido, o prazo oferecido para os clientes também pode ser diminuído.

4. Acompanhamento de indicadores

Os indicadores de desempenho fornecem uma visão apurada a respeito dos resultados alcançados nos processos. Nesse sentido, eles ajudam a identificar falhas e oportunidades de melhorias nos processos, que podem ser implementadas.

Dentre os indicadores que podem ser utilizados para ajudar a aprimorar o prazo de entrega praticado estão: nível do serviço de entregas, volume de pedido por região, quantidade de clientes por região e tempo de ciclo de pedido, por exemplo.

5. Melhorias contínuas

O mapeamento de processos faz com que ações sejam tomadas para corrigir falhas e resolver os gargalos que prejudicam a execução das atividades e, por consequência, aumentam o tempo necessário para concluí-las.

Porém, para que resultados cada vez melhores possam ser alcançados, o ideal é programar um ciclo de melhorias contínuas, em que soluções para aprimorar os processos sejam sempre buscadas.

O prazo de entrega, além de contemplar o prazo de transporte, também inclui o tempo necessário para que o pedido possa ser processado internamente. Nisso, está incluído o período de separação no estoque, a liberação da documentação e o tempo que o veículo aguarda para ser liberado, por exemplo. Portanto, além de buscar melhorias no processo de distribuição, é essencial encontrar formas de aprimorar, também, as atividades internas.

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