Um rastreamento de entregas ineficiente pode causar uma série de problemas, tendo em vista que, com o avanço da tecnologia e a disponibilização de inúmeras ferramentas para otimizar os processos, é preciso contar com bons recursos como forma de promover a transparência e um vínculo mais próximo entre embarcadores, transportadoras e destinatário final.
Ao prezar por um bom monitoramento das atividades, inúmeros benefícios podem ser alcançados, como ter uma base completa de dados, acompanhar o trabalho da equipe, identificar e antecipar gargalos, entre outros.
Agora, você sabe quais são as consequências de não investir na eficiência do rastreamento de entregas? Leia este artigo para descobrir!
1. Lentidão dos processos
Quando não há a possibilidade de rastrear as entregas, a visibilidade operacional é afetada. Isso vai gerar a falta de controle operacional, além da defasagem no setor logístico e da baixa qualidade na performance das entregas.
2. Aumento das falhas
Sem um bom rastreamento, que disponibilize informações sobre as cargas em tempo real, é impossível detectar falhas logísticas. Por exemplo, caso ocorram atrasos na entrega da mercadoria, não será possível entender a causa do problema nem avisar o destinatário sobre o ocorrido, o que vai dificultar a elaboração de uma solução viável para resolver o imprevisto.
3. Impactos à credibilidade da marca
Não oferecer a possibilidade de rastrear a entrega pode provocar insegurança nos clientes, fazendo com que fiquem aflitos. Isso pode ocasionar impactos negativos na confiabilidade de marca, de forma que o público opte por comprar no concorrente, já que este disponibiliza a alternativa de rastrear a entrega corretamente.
4. Descontentamento do cliente
Sem um rastreamento eficiente, é impossível identificar eventuais atrasos no processo logístico que possam prejudicar a pontualidade da entrega. Isso vai afetar a relação entre transportadora e cliente, levando a insatisfações que vão interferir na fidelização do público-alvo.
5. Altas chances de cancelamento
Envios de mercadorias erradas, produtos com avarias ou atraso nas entregas podem provocar a reentrega, devolução ou, até mesmo, o cancelamento do pedido. Esses problemas também vão afetar a relação com o cliente, que poderá exigir a reposição do item e gerar prejuízos para os negócios.
Tudo isso ocorre porque, sem um bom rastreamento de entregas, o gestor não consegue interferir de maneira prévia em qualquer contratempo que possa influenciar na entrega efetiva da mercadoria até o cliente final.
6. Falta de agilidade
A ausência de um rastreamento eficiente vai impedir a realização de ajustes rápidos nas rotas quando ocorrer algum tipo de incidente, como desvio no trajeto, problemas com veículos, entre outros aspectos que podem propiciar atrasos e prejuízos.
7. Insegurança
Um rastreamento de entregas ineficiente também afeta a segurança das cargas e demais serviços de transportes. Afinal, a ausência de boas ferramentas vai impossibilitar a detecção de desvios de cargas, roubos e furtos, bem como a elaboração de rotas que proporcionem mais segurança aos motoristas e itens presentes no veículo.
Agora que você já sabe quais são as consequências do rastreamento de entregas ineficiente, o ideal é contar com boas soluções que possam ajudar a evitar esses tipos de problemas. Ao ter a eSales como parceira, é possível contar com ferramentas eficientes e que vão agregar qualidade às operações logísticas de transporte, como o Entregou, que permite o acompanhamento dos clientes a respeito dos status das entregas em tempo real.
Gostou deste artigo? Então, aproveite sua visita ao blog para descobrir como funciona o rastreamento de produtos e suas vantagens!