Quando falamos em cadeia de suprimentos, muitas pessoas relacionam seus processos apenas ao transporte de produtos da empresa para o consumidor. Porém, há um universo de etapas que tornam essa logística eficaz. Entre esses processos estão os termos principais do artigo de hoje: Inbound e Outbound e suas peculiaridades.
São muitas as diferenças entre Logística Inbound e Outbound. Porém, é interessante conhecer o conceito de cada uma delas e de que forma funcionam antes de compreender em quais pontos se destacam individualmente.
O que é Inbound e Outbound?
De uma forma bem simples, a Logística Inbound se refere ao transporte, armazenagem e entrega de bens e serviços para dentro de um negócio. Esse processo engloba todo o controle de fluxo de materiais, desde o processamento das informações, gestão do transporte, embalagem das mercadorias até a chegada à empresa.
A Logística Outbound está relacionada aos processos que ocorrem após o ecossistema produtivo, esse citado acima. Isso significa a distribuição e movimentação de cargas, transferência de produtos para centros de distribuição, entrega para o cliente final, planejamento para troca de produtos, entre outros.
Diferenças entre logística Inbound e Outbound
Sobre as diferenças entre uma e outra, podemos dizer que a Logística Inbound está relacionada com processos internos. Em contraponto, a Logística Outbound foca nas ações externas e de distribuição. Por isso, é fundamental conhecer o cenário e gerenciar cada um desses modelos e suas especificidades com excelência.
Inclusive, podemos dizer que ambos são essenciais para qualquer negócio, ainda que lidem com aspectos diferentes na cadeia de produção. Vamos falar sobre algumas das principais diferenças entre Logística Inbound e Outbound nos próximos tópicos.
Indicadores de desempenho
Sabemos que em uma cadeia de suprimentos eficiente é primordial o controle de informações e processos, além da análise de indicadores continuamente. Em se tratando de Inbound e Outbound, aliás, essas métricas se diferem bastante.
Na Logística Inbound, a circulação de insumos e o relacionamento com fornecedores são as peças-chaves para que haja fluidez nos processos, o que torna imprescindível a medição da eficiência de boas práticas de armazenamento e operações internas.
Da mesma forma, na Logística Outbound, o relacionamento direto com os clientes é o foco da operação. Sendo assim, é preciso mapear se as necessidades desse segmento estão sendo atendidas e, claro, adotar métricas e abordagens diferenciadas.
Prazos de entrega negociados
Diferentemente da Logística Outbound, os prazos de entrega na Inbound são negociados com quem fornece a mercadoria, visto que todos os prazos dependem desse parceiro. Na verdade, essa gestão é parte fundamental do negócio e deve ser bem alinhada para que não ocorra falta no estoque, por exemplo.
Gestão de custos e o cliente final
É importante dizer que para uma empresa ser de fato competitiva, a gestão de custos deve ser feita com primor. Amplificar a margem de lucro ou proporcionar um preço atraente dependem também desse processo.
Ademais, é na Logística Outbound que isso se torna ainda mais importante, isso porque você gera os custos internos e, em simultâneo, é quem contrata fornecedores tentando condições mais favoráveis.
Fortalecimento da marca e diferencial competitivo
Essas são as principais diferenças entre Logística Inbound e Outbound. Porém, ambas proporcionam fortalecimento da marca e diferencial competitivo – características que uma empresa precisa para se manter saudável no mercado.
Além disso, fomentar uma boa relação com fornecedores e clientes é interessante para qualquer organização. A propósito, é isso que consolida o negócio em sua área de atuação.
Agora que você já sabe o que é e quais as diferenças da logística Inbound e Outbound, pode organizar o planejamento de entregas da sua empresa com eficiência e foco nos resultados.
Gostou das informações contidas neste conteúdo? Então, ajude a disseminar essas informações para mais leitores, basta compartilhar nas suas redes sociais!