Denomina-se phase-in quando uma organização recebe a solicitação de um pedido do cliente e inicia a entrada desse novo produto em sua linha de produção. Já o phase-out consiste na interrupção da criação dele.
Entretanto, não é possível saber quando o consumidor decidirá interromper a elaboração de determinado item, isto é, quando o ciclo de vida daquele produto dentro da indústria será finalizado.
Sendo assim, para que o controle seja realizado de maneira eficiente, é preciso registrar cuidadosamente o phase-in dos produtos para gerenciar com base no histórico das solicitações. Quando os pedidos de cada produto começam a cair rapidamente, mostram um futuro phase-out.
Continue a leitura para saber a importância de acompanhar o phase-in e o phase-out.
Quais são as vantagens de acompanhar esses números?
É essencial acompanhar o phase-in e o phase-out para conseguir produzir de forma satisfatória e para não ocasionar prejuízos para a indústria. Por essa razão, separamos algumas vantagens de acompanhar esses números de perto!
Aumento do poder de negociação com o cliente
É importante aumentar o poder de negociação entre os clientes para evitar a perda da produção de determinado produto. Sendo assim, é preciso saber as principais razões pelas quais os clientes cancelam. Esse é um dos primeiros passos para conhecer o perfil dos consumidores, aperfeiçoar o seu produto, melhorar o preço e avaliar a concorrência.
Então, quando você sabe como está o phase-in e o phase-out de sua empresa, consegue melhorar o poder de negociação e, consequentemente, investir em melhorar suporte e atendimento, treinar os colaboradores, melhorar a experiência dos seus clientes com sua indústria e garantir a fidelização dos clientes.
Contudo, é necessário destacar que expectativas não atendidas estão entre os principais motivos pelos quais os clientes realizam o cancelamento de um pedido. Dessa maneira, deixe claro o que a sua organização pode entregar e como isso é feito. Tenha sempre em mente que os seus clientes contribuem significativamente para o crescimento do seu negócio. Por essa razão, ouça cada um deles e fique atento a cada opinião.
Evite a ocorrência de erros, elabore eficientes planos de ação, mapeie as falhas e as principais reclamações. Assim, os seus funcionários ficam por dentro das situações e podem realizar ações eficientes para melhorar os resultados nos diferentes setores produtivos.
Compreensão sobre o ciclo de vida do produto
Compreender o ciclo de vida do produto é imprescindível, já que é preciso evitar que a organização sofra possíveis prejuízos. Eles podem acontecer tanto por causa da insistência em algo já obsoleto quanto em uma descontinuação equivocada. Em algumas situações, o mais indicado é investir na elevação do ciclo de vida daquele item.
Contudo, é fundamental entender a relação do produto com a marca de sua indústria e saber o momento certo de descontinuar sua produção para evitar que a queda na demanda de uma mercadoria afete o desenvolvimento de outras. Logo, saiba que, quando a descontinuação de determinado produto é feita na hora certa, a organização ganha diversos benefícios, como a melhoria na gestão de estoque.
Melhoria na gestão de demanda
Quando o phase-in e o phase-out são monitorados de forma eficiente, a gestão de demanda fica mais otimizada e é possível saber de perto como está a produção dos produtos da indústria. Uma boa gestão é primordial dentro de uma empresa, pois com ela a organização é capaz de desenvolver e criar somente o que é necessário. Então, ao acompanhar de perto o phase-in e o phase-out a gestão melhora e os objetivos de negócio ficam mais fácil de serem alcançados.
Resultados mais atrativos
Para alcançar bons resultados, é necessário ficar por dentro dos desejos dos novos consumidores, pois eles que são responsáveis pelo seu desenvolvimento. Por causa disso, e para evitar a ocorrência de reclamações e possíveis cancelamentos, é preciso buscar oferecer itens de boa qualidade e que estejam de acordo com os anseios de seus clientes. Já que não é saudável para um negócio criar itens que exigem pouca demanda e que são cancelados com frequência.
Como a previsão a demanda é influenciada pela relação entre phase-in e phase-out?
O phase-in e o phase-out apresentam uma relação muito importante com a previsão de demanda, visto que estabelecem a quantidade correta de itens que precisam ser fabricados para conseguir atender à demanda dos consumidores.
Dessa forma, são proporcionas condições para que a fábrica consiga alcançar elevados índices de desempenho, melhore o estoque, equilibre a produção com o nível de estoque e esteja presente para os seus clientes na hora e medida certas. Nesse contexto, é válido destacar que a número de itens fabricados e vendidos pode causar elevados prejuízos. Por isso, é preciso ficar de olho na previsão de demanda.
Logo, esse setor sinaliza quando se deve reabastecer os suprimentos e a quantidade a ser comprada. Então, é essencial ter uma gestão de demanda correta. Sendo assim, confira os principais tipos!
Demanda dependente
A partir da previsão da demanda dependente, é determinada a previsão interna para a criação do produto, indicando os meios necessários para atender ao pedido do item acabado. Desse modo, é estabelecida com base na quantidade de produção calculada pelo MRP — Master Production Schedule, ou Plano Mestre de Produção.
Demanda independente
Na demanda independente, a organização não tem como saber qual será a demanda futura. Isso se deve por estar sujeita a vários fatores externos, como as condições do mercado que não podem ser administradas pela fábrica. Nessa situação, é realizada uma estimativa fundamentada nas informações anteriores, mas as previsões podem sofrer modificações e não são 100% certeiras.
Dessa maneira, a previsão de demanda ajuda o empreendedor a ter controle nos dados relacionados ao phase-in e phase-out, já que todas as instituições gostariam de saber o futuro do mercado e como isso interferirá na demanda de sua indústria, além de ter certeza de que o phase-in ultrapassará o phase-out.
Portanto, é preciso ficar atento ao phase-in e ao phase-out para obter bons resultados em sua empresa! Busque adotar essas estratégias para conseguir usufruir das vantagens mencionadas e se destacar no mercado de forma satisfatória.
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