As empresas estão entendendo que, cada vez mais, a logística sustentável passou a fazer parte do processo de gestão. Esse é um aspecto que é responsável pela mudança do relacionamento entre transportadoras e a comunidade na qual estão inseridas.
Afinal, é importante pensar no impacto que a atividade de transportes tem no meio ambiente e na sociedade. Nós entendemos que essa mudança é uma evolução que deve ser valorizada e expandida para todas as áreas da organização.
Por isso, preparamos este conteúdo para que você possa conhecer como essa iniciativa funciona e quais são as vantagens. Continue lendo para saber mais!
O que é logística sustentável?
O conceito de sustentabilidade é a adoção de medidas para melhorar a utilização de recursos naturais, seja por meio de novas tecnologias ou a criação de fontes alternativas. O objetivo é preservar os elementos que são essenciais para a manutenção da vida no planeta.
Essa é uma maneira de preservar a nossa existência no presente e garantir o futuro das próximas gerações. Com essa definição em mente, é simples compreender que a logística sustentável é baseada na responsabilidade socioambiental das empresas de transportes.
A redução de desperdício, o descarte adequado de materiais e a otimização das entregas são algumas das ações que podem ser adotadas. Essa é uma medida que, ao mesmo tempo, atende a regulamentações ambientais e propicia a melhoria do processo.
Quais são as vantagens dessa prática?
Na maioria das vezes, a adoção de medidas sustentáveis requer mudanças na cultura organizacional e investimentos na modernização da operação. Por isso, muitos gestores ainda hesitam em aplicar essa iniciativa. Para ajudar a esclarecer as dúvidas, reunimos as principais vantagens que podem ser conquistadas.
Ajuda a reduzir custos
Processos mais eficientes e econômicos resultam na redução dos custos operacionais. Com isso, a transportadora tem condições de oferecer preços mais competitivos e manter a margem de lucro.
Favorece a relação com o mercado
A incorporação da sustentabilidade no cotidiano das empresas representa uma ação que fortalece a imagem da marca. O mercado consumidor está cada vez mais consciente do seu papel e valoriza as empresas que têm valores semelhantes, entre eles a preservação ambiental.
Promove a racionalização do uso de recursos
Uma das formas de tornar a operação mais eficiente é prevenir o desperdício e gargalos na operação. A logística sustentável ajuda a criar processos mais ágeis e qualificados. Além do impacto financeiro, essa medida ajuda a prestar serviços melhores e a conquistar novos clientes.
Como implementar a logística sustentável?
Saiba que conquistar um processo logístico sustentável não precisa ficar somente nos planos. Algumas ideias ajudam a transformar esse plano em realidade.
Adote a otimização de rotas
O processo de remessa é uma das principais fontes de desperdício. Por isso, o planejamento das etapas da distribuição ajuda a garantir a agilidade do processo. Uma das ferramentas mais utilizadas são sistemas de roteirização que ajudam a traçar o melhor trajeto para realizar as entregas.
Invista em consultorias especializadas
Há casos em que a implementação de medidas sustentáveis pode ser muito complexa. Por esse motivo, é recomendado contratar consultorias especializadas em realizar essa transição. Além de ter apoio durante todas as etapas, essa medida ainda aumenta as suas chances de sucesso.
Por fim, a logística sustentável representa uma oportunidade de aprendizado que ajuda a identificar quais aspectos requerem melhorias e como a empresa pode inovar. A nossa recomendação é dar os primeiros passos o quanto antes e progredir no decorrer do tempo.
Se você ainda está em busca de ideias que ajudam a melhorar os resultados da empresa, nós temos as informações que você precisa. Acesse o nosso post que descreve os 11 indicadores de desempenho de logística que valem a pena acompanhar.