A logística na Black Friday é uma das partes mais importantes a ser considerada nesse período de vendas, que é visto por muitas empresas como uma grande oportunidade para aumentar o faturamento e lançar novos produtos e serviços.
No entanto, para alcançar os resultados esperados, é preciso realizar um planejamento detalhado para atender toda a demanda, ofertar fretes interessantes, ter todos os itens disponíveis e demais cuidados necessários para evitar prejuízos e proporcionar uma boa experiência aos clientes, capaz de fidelizá-los. Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudar nesse processo. Confira!
Planeje as vendas
O planejamento é indispensável para quem pretende lucrar na Black Friday. Por isso, o ideal é começar a se planejar com antecedência, além de organizar o estoque, criar uma boa equipe, investir em ações de divulgação e demais. Outro ponto fundamental é fazer uma pesquisa de mercado para compreender:
- quais itens têm maiores chances de gerar lucro;
- quais são os produtos mais procurados;
- quais itens vão receber descontos e como o valor será calculado etc.
Também, é preciso projetar a aquisição de matéria-prima e fazer uma boa negociação com os fornecedores em relação aos preços e prazos.
Esteja preparado para o aumento da demanda
A falta de preparo vai impedir que consiga lidar de maneira eficaz com o volume de pedidos. Então, se está acostumado com um número X de pedido, considere, por exemplo, 10 vezes mais solicitações que o normal. Também, prepara o time de vendas, e veja se é preciso desenvolver alguma habilidade específica para a data e evitar que vendas sejam perdidas por falta de um atendimento de qualidade.
Gerencie o estoques
Outro ponto relevante quando falamos de logística na Black Friday é a elaboração de um inventário minucioso para entender a quantidade de mercadorias necessárias para atender a alta demanda. Esse cuidado vai evitar a falta de itens, que podem comprometer a experiência do consumidor, principalmente por ser um período em que existem muitas promoções e um aumento considerável de visitas no site da loja; ou a sobra, que pode ocasionar em perdas e desperdício para o estabelecimento.
Além disso, esse pode ser o momento mais oportuno para oferecer desconto em produtos que já estão parado há muito tempo, afetando o capital de giro do negócio.
Defina bem os prazos de frete e transporte
A falta de controle de estoque pode gerar atrasos na entrega e, consequentemente, reclamação dos clientes. Já um valor de frete elevado pode fazer com que a pessoa deixe de comprar na empresa, tendo em vista que não adianta comprar um produto na promoção e gastar essa diferença para que o pacote chegue em sua casa.
Sendo assim, nas campanhas de divulgação é preciso definir a data de chegada da mercadoria, bem como contar uma transportadora responsável como parceira, que pratique um preço justo e que seja comprometida para realizar a entrega segura dos itens, o que vai contribuir para evitar a ocorrência de problemas futuros.
Invista no processo de preparação do produto
Não se esqueça que os itens precisam de embalagens adequadas e cuidados especiais no manuseio para impedir a ocorrência de avarias, quebras, entre outros danos. Para isso, procure internalizar essa etapa dos processos logísticos, que abrange a separação, embalagem e despacho para o transporte.
Afinal, produtos danificados e com embalagens violadas podem elevar os custos devido a trocas e devoluções. Por isso, toda atenção é necessária no momento de preparar a mercadoria para envio.
Com essas dicas simples você vai conseguir ganhar eficiência logística na Black Friday. Além disso, é importante cuidar do pós-venda, já que o aumento da demanda também eleva as chances de trocas, retorno de produtos, bem como o surgimento de dúvidas. Um atendimento rápido nessas situações pode ser o diferencial para a fidelização dos consumidores e alcance de resultados ainda melhores.
Achou este artigo útil para você? Então, aproveite sua visita no blog para entender se o frete grátis vale a pena!