Proporcionando ferramentas para aumentar o rendimento e, consequentemente, gerar melhores resultados, a tecnologia é uma aliada poderosa das empresas, que já perceberam a importância de ter uma cobrança automatizada.
Fato é que o universo corporativo vivenciou uma revolução expressiva com a chegada dos adventos tecnológicos, sobretudo em relação aos processos organizacionais, motivo que praticamente tirou de cena os métodos obsoletos.
Agora, a tendência é eliminar os meios manuais e apostar em mecanismos de otimização e automação, incluindo a questão das cobranças. Interessou-se pelo assunto e quer saber por que deve apostar nessa ideia? Acompanhe!
O que é a gestão de cobranças?
A gestão de cobranças se trata de um processo em que são aplicadas medidas capazes de monitorar a movimentação financeira, sendo fundamental para qualquer companhia. Dessa forma, é possível acompanhar as entradas e saídas do caixa, o pagamento dos clientes e a quantidade de pessoas inadimplentes.
Por meio de uma gestão de cobrança eficiente, a empresa consegue garantir que terá sempre os recursos necessários para investir em sua expansão e pagar os fornecedores, os salários dos funcionários, as contas fixas e variáveis, entre outros.
Além disso, também possibilita a entrada de capital de consumidores que estão inadimplentes há muito tempo, por meio de uma boa negociação de prazos e juros, e a entender a quem pode oferecer ou negar crédito, levando em conta o histórico de pagamento do cliente.
Qual é a importância da integração dos setores na cobrança automatizada?
A integração dos setores de uma organização assegura benefícios relacionados a diversos pontos, como o controle de informações empresariais, eficiente na comunicação interna e sucesso das cobranças realizadas.
Por meio dos dados obtidos com essa integração, fica mais fácil tomar as decisões adequadas quanto à implementação de um plano de ação eficaz e adoção das ferramentas apropriadas para uma cobrança mais eficiente e que proporcione resultados positivos. Veja, a seguir, por que é preciso ter uma cobrança automatizada.
Por que automatizar as cobranças da empresa?
Diversas vantagens fazem com que seja necessário que as empresas automatizem seus processos de cobrança. Conheça quais são os principais motivos.
1. Aumenta a produtividade
Com um sistema operacional próprio, responsável por todo o processo que envolve a cobrança, a automatização garante mais efetividade, além de proporcionar aos colaboradores a possibilidade de atuar com outras tarefas.
Os softwares que têm a capacidade de otimizar a rotina empresarial realizarão os procedimentos internos, enquanto a equipe desenvolverá sua função original, garantindo uma maior produtividade.
2. Reduz custos
Um bom diretor administrativo possivelmente já deve ter feito o dever de casa e concluído que as metodologias de cobranças manuais despendem valores expressivos.
Se colocar na ponta do lápis o preço dos materiais necessários e o salário destinado à pessoa que será responsável por acompanhar as atividades do sistema antigo, é fácil notar que é muito mais vantajoso e econômico contratar um serviço especializado. Portanto, automatizar as cobranças ajudará a reduzir os custos.
3. Elimina o amadorismo
A palavra amadorismo deve ser riscada do vocabulário de qualquer empreendedor. Afinal, com tanta concorrência, é preciso ser o melhor, apresentando produtos e serviços diferenciados.
Diante desse cenário, automatizar as cobranças demonstra profissionalismo e prova que a empresa visa a oferecer mecanismos que melhorem a experiência do consumidor, já que, ao adotar tal medida, o cliente não terá que enfrentar processos burocráticos.
4. Aprimora a segurança administrativa
Métodos arcaicos, como a geração manual de notas promissórias, podem comprometer o controle financeiro, uma vez que existe a possibilidade de os responsáveis se esquecerem de atualizar os registros.
Além do mais, é preciso prevenir-se contra golpes cibernéticos, em que usuários mal-intencionados acessam o sistema do negócio e roubam os dados dos clientes e, até mesmo, do proprietário. A contratação de serviços de tecnologia da informação, nesse contexto, é a melhor alternativa para assegurar o sigilo das informações.
5. Agrega valor à empresa
Nem todos os diretores notaram a importância da implementação da TI em seus negócios. Logo, as empresas que possuem tal serviço contam com um diferencial a mais. Afinal, com a automação das cobranças e, consequentemente, emissão de boletos, os clientes agora terão a chance de escolher o local de pagamento, como aplicativos online, bancos e casas lotéricas.
Outra questão favorável é que, além do serviço de gerenciamento, os sistemas são capazes de enviar os códigos de barras da fatura para smartphones e encaminhar lembretes com as datas dos pagamentos. Essas características, com certeza, agregam valor à empresa.
6. Proporciona um melhor gerenciamento dos clientes
Por meio da cobrança automatizada, a companhia consegue ter um maior controle em relação aos seus clientes e às principais necessidades. Isso significa que, identificando o perfil, é possível propiciar as melhores formas de pagamento, sem provocar atrasos para a empresa, além de oferecer ao consumidor a chance de realizar o pagamento da dívida sem multa ou juros.
7. Reduz a inadimplência
Por meio da automatização dos processos de cobrança, é possível que o responsável e o cliente, juntos, possam escolher a melhor data de pagamento, evitando que o atraso ocorra. Além disso, todos os procedimentos se tornam mais organizados, rápidos e eficientes, com uma diminuição significativa de falhas.
8. Permite o controle do fluxo de caixa
Um sistema de automatização de cobranças permite um controle adequado e frequente do fluxo de caixa, prazos de pagamentos e recebimentos, além de que os gestores contem com relatório de acompanhamento e funcionalidades automáticas de cálculos e demais movimentações, como avisos da data de vencimento, envio de boletos, entre outros.
Também evita os erros de informações importantes, já que o uso de uma ferramenta elimina de vez o uso das planilhas do Excel.
9. Realiza o armazenamento em nuvem
Ter todas as informações e os dados da empresa arquivados em um único local, protegidos e seguros por certificados eletrônicos, sendo possível de ser acessados a qualquer hora e de qualquer lugar, simplifica o trabalho de todo o time.
Além disso, diminui os gatos com cópias físicas, locais para arquivamento de pastas e demais, além de proporcionar que a busca por informações aconteça de maneira mais ágil.
Diante de tantos benefícios, ter uma cobrança automatizada é item obrigatório nas empresas e, por isso, deve constar na lista de prioridades, pois, além de contribuir com os processos organizacionais, os recursos facilitam o dia a dia dos colaboradores, dos diretores administrativos e, claro, dos clientes.
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