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Saiba como o boleto bancário pode ajudar a reduzir a inadimplência

boleto bancário

Utilizar boleto bancário é um diferencial importante para a gestão eficiente de um negócio. Seu uso permite a ampliação e diversificação dos meios de pagamento, bem como possibilita o atendimento a clientes que preferem quitar os débitos diretamente no banco ou via internet banking, assim como aqueles que não desejam usar cartão de crédito para realizar uma compra.

Neste artigo, vamos falar a respeito deste tema e abordar as vantagens do uso do boleto bancário para melhorar as vendas, controlar prazos e, principalmente, diminuir o nível de inadimplência, visto que esse é um grande problema especialmente para pequenos e médios negócios. Continue a leitura e mantenha-se atualizado.

Por que o boleto bancário é uma forma eficiente de fazer cobranças?

Realizar pagamentos por meio do boleto bancário é um hábito comum de muitos consumidores. Por isso, oferecer essa possibilidade é uma estratégia fundamental para a consolidação e o crescimento de qualquer negócio. O boleto bancário é uma forma simples e eficaz de quitar compras de produtos e serviços e apresenta funcionalidades relevantes, tanto com relação à cobrança quanto ao controle de recebimentos.

Uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a E-commerce Brasil, apontou que 75% dos consumidores brasileiros consideram que o boleto bancário é a melhor forma de pagamento. Esse dado também é comprovado por meio dos 3,6 bilhões de documentos desse tipo emitidos anualmente.

Como o boleto bancário pode ajudar a diminuir a inadimplência dos clientes?

boleto bancário pode ajudar a combater a inadimplência, pois otimiza as cobranças realizadas pela empresa e possibilita o rastreamento de cada documento.

Um dos problemas mais graves enfrentados pelas empresas, a inadimplência pode acarretar sérios problemas financeiros, uma vez que a falta de pagamento pelos produtos e serviços comercializados gera prejuízos e compromete a rentabilidade, o lucro e, consequentemente, a capacidade de novos investimentos.

Dessa forma, é possível saber quando o boleto foi entregue, se foi aberto e visualizado. Também é possível adotar ações preventivas, como entrar em contato com os clientes que ainda não tenham visualizado o boleto.

Outra ferramenta muito útil é a régua de cobrança, que permite o envio de avisos de vencimento para cada cliente, reforçando assim a data de pagamento ou mesmo a ausência de quitação.

O que é necessário para começar a usar o boleto bancário nas cobranças?

Atualmente existem várias ferramentas para a geração desse documento de pagamento. Isso permite que a emissão de boletos bancários seja feita tanto por pessoas físicas quanto jurídicas; estas, inclusive, são as que mais fazem uso desse recurso.

Para fazer a emissão por meio de uma instituição bancária, a empresa precisa ter uma conta-corrente aberta no banco. As tarifas podem variar de acordo com a instituição, porém é sempre necessário ficar atento e seguir corretamente os procedimentos exigidos.

O ideal é procurar o gerente, informar-se sobre as condições e, caso seja interessante, solicitar um carteira de cobrança com vínculo à conta-corrente.

Depois de assinar o contrato com o banco, dependendo da instituição financeira,  empresa pode optar por emitir seu boletos diretamente de seu site instituicional. Também é preciso conferir constantemente o extrato e somente enviar a mercadoria após a confirmação do pagamento e compensação do valor.

A empresa também pode utilizar o serviço de internet banking da instituição bancária em que o contrato foi firmado. Essa opção é indicada para empresas que estejam em busca de diversificar suas opções de cobranças e melhorar os resultados pretendidos.

Como automatizar processos e usar o boleto bancário nas cobranças?

Automatizar processos de emissão de boletos bancários é fundamental para atingir bons resultados e diminuir a inadimplência. Com essa função, existem ferramentas no mercado que facilitam muito a vida do gestor, ao permitirem que procedimentos sejam realizados com eficiência e rapidez.

É fundamental, portanto, designar uma pessoa que ficará com a função de acompanhar e mapear os processos e suas devidas etapas. Um fluxograma das etapas de cobrança funciona bem nesse caso.

Além de gerar novos boletos para os clientes, os softwares para emissão de boletos também oferecem outras possibilidades, como o envio de e-mails para os clientes. O indicado é buscar por softwares confiáveis, a fim de manter a segurança de dados, assim como a consistência das informações impressas no boleto.

Antes de começar a utilizar o boleto, é indicado realizar alguns testes de emissão para ter garantia de que o sistema funcionará da maneira ideal. Um desses testes pode ser o envio de uma série de boletos para a equipe gerencial. De posse desses documentos, os gestores terão condições de analisar se os procedimentos e informações estão sendo realizados corretamente.

Quais os benefícios de usar o boleto como forma de fazer cobranças?

O boleto bancário apresenta vários benefícios para o gestor e contribui para a diminuição significativa da taxa de inadimplência. Entre as principais vantagens do boleto bancário podemos citar:

  • aceitação em todo o território nacional;
  • único modo de pagamento disponível para empresas que realizam vendas de produtos para órgãos governamentais ou outras pessoas jurídicas;
  • método de pagamento utilizado por muitas pessoas que não se adaptam às demais opções, como cartão de crédito e pagamento online;
  • possibilidade de oferecer descontos para o pagamento por boleto;
  • redução nos custos de cobrança.

O importante é analisar de maneira realista as possibilidades e considerar o uso do boleto, com o objetivo de otimizar os recursos e, por conseguinte, potencializar os ganhos. Com conhecimento e estratégia é possível implementar boas práticas que facilitam uma administração bem estruturada e produtiva.

Agora que você já conhece a importância do boleto bancário e sabe como sua utilização ser muito útil como estratégia de gestão financeira, pode considerá-lo como uma forma de otimizar recursos e melhorar os resultados da empresa.

Quanto mais conhecimento e controle o gestor apresentar, maior será seu poder de tomar decisões que vão refletir no sucesso e fortalecimento da empresa no mercado.

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