API: saiba as vantagens de fazer integração bancária com ERP

API: saiba as vantagens de fazer integração bancária com ERP

Quem é responsável pelo departamento financeiro de uma empresa já conhece largamente os benefícios de se usar um sistema integrado de gestão, os famosos ERPs.

Porém, mesmo plataformas de tal abrangência deixam de lado alguns recursos desejáveis, como a integração bancária. Isso pode comprometer a segurança e a integridade das informações, além de tornar necessária a consulta e a atualização manual de muitos dados sobre pagamentos e cobranças. Definitivamente, essa é uma questão a ser resolvida.

Hoje, felizmente, já é possível encontrar uma solução pensada sob medida para esse problema: o uso de APIs para integrar, de maneira automática e robusta, os dados bancários e financeiros com o ERP.

Quer saber mais sobre APIs e como elas podem ajudar suas tarefas de gestão? Leia nosso post e fique por dentro do assunto!

O que é API?

API é a sigla para Application Programming Interface. Em tradução livre para o português, isso quer dizer “interface de programação de aplicativos”.

Trocando em miúdos, trata-se de uma série de comandos e instruções de programação que um determinado aplicativo oferece aos demais. O objetivo é permitir que outros sistemas se integrem a seus serviços.

As APIs atuam como um “tradutor” entre as rotinas de cada um deles. Dessa forma, mesmo que cada um dos sistemas tenha sido criado por times e empresas diferentes, eles podem acessar informações um do outro por meio desses comandos.

Assim, é possível criar uma conexão em que a troca de dados ocorra de maneira rápida e praticamente invisível para o usuário.

As APIs são bastante antigas no universo da tecnologia da informação. Sistemas operacionais como o Windows, por exemplo, possuem suas próprias interfaces desse tipo desde versões muito antigas. O intuito é facilitar o trabalho de desenvolvedores.

Entretanto, esse tipo de recurso vem ganhando força nas últimas décadas pelas inúmeras possibilidades que as APIs oferecem para sistemas conectados à internet.

Hoje, desde serviços básicos como redes sociais, serviços de streaming e mapas, até produtos mais complexos, como plataformas comerciais e bancárias, oferecem APIs para outros desenvolvedores criarem suas próprias soluções.

Um exemplo de uso de APIs é o pagamento por cartão de crédito das lojas online. É uma dessas interfaces que faz o “meio de campo” entre a operadora do cartão ou o banco e o sistema de e-commerce.

Outros casos de uso bastante comuns são os mapas do Google, que, graças a sua API, podem ser usados por diversos outros sites e aplicativos, e o login com informações do Facebook, que agiliza o cadastro de usuários em diversos sistemas.

Quais as vantagens de se usar uma API?

A conexão feita por meio de uma API oferece vantagens bastante interessantes para o sistema do seu negócio, qualquer que seja a área de atuação dele.

Ela permite criar uma integração bastante robusta e estável entre dois sistemas, o que contribui não só para a gestão interna e a automatização de processos, mas também para a personalização dos serviços e o estabelecimento de parcerias.

Detalhamos, a seguir, um pouco mais sobre cada uma das vantagens mencionadas. Continue lendo!

Integração robusta

A conexão entre dois sistemas usando uma API é feita de forma simples, rápida e altamente confiável. Dessa forma, é possível acessar informações rapidamente e manter bancos de dados interdependentes sempre atualizados. O usuário de uma dessas plataformas nem ao menos perceberá o que está acontecendo nos “bastidores” do sistema.

Melhorias na gestão interna

Com dados mais confiáveis, é possível ter informações mais precisas sobre seu negócio, que podem dar origem a relatórios mais completos para orientar a tomada de decisões.

Automatização de processos

Uma API permite que tarefas como preenchimento de planilhas e atualização de endereços sejam feitas de forma automática — e isso para ficar só em trabalhos mais simples.

Assim, várias rotinas passam a ocorrer de maneira automática, não dependendo mais de processos humanos, que sempre estão sujeitos a erros e esquecimentos. Graças a isso, a consistência dos dados é garantida.

Serviços personalizados

As APIs permitem desenvolver soluções sob medida para sua empresa, mesmo que ela use os sistemas mais consagrados do mercado. É possível, por exemplo, ter mais informações sobre seus usuários sem que seja necessário recorrer a pesquisas. A partir disso, você poderá oferecer produtos e serviços mais adequados ao seu público.

Possibilidade de parcerias

Como dissemos, as APIs facilitam a integração entre diferentes sistemas. Dessa forma, você pode imaginar o leque de possibilidades que essa ferramenta abre para aproximar seu negócio a parceiros de diferentes ramos.

Como integrar dados bancários ao seu ERP?

Um uso bastante prático das interfaces de programação de aplicativos é a integração de dados bancários ao ERP (Enterprise Resource Planning), nome dado aos sistemas integrados de gestão empresarial.

Graças a essa integração, o ERP passa a ler automaticamente os arquivos dos extratos bancários, o que permite a sua empresa eliminar processos manuais, que dependem de acessos a sites de internet banking.

A partir daí, uma série de possibilidades de otimizar a gestão se abre.

Sua empresa poderá, por exemplo, antecipar o fluxo de caixa durante a madrugada de maneira automatizada, tornando possível saber exatamente qual a situação financeira do negócio. Sua plataforma de e-commerce também poderá contar com a opção de gerar segunda via de boletos para os clientes.

Tudo isso é feito de maneira segura e confiável, já que a integração conta com camada de criptografia, conexão fechada com os bancos e padronização dos diversos layouts em um formato único. Além disso, ela é homologada pelas maiores empresas de serviços financeiros do país e auditada por consultorias internacionalmente reconhecidas.

O melhor de tudo é que sua empresa já pode adotar uma integração bancária desse tipo. Existem, no mercado, soluções para todos os tamanhos de negócios e todos os volumes de transações.

Ao contar com um produto desses, você poderá até mesmo deixar de acessar o internet banking, pois todas as informações que precisará acessar estarão no sistema integrado da sua empresa.

Gostou do nosso post sobre APIs e sua relação com a integração bancária com ERP? Curta nossa página no Facebook e acompanhe nossos textos para ficar bem informado!