logo-esales-branco-2

Institucional

Soluções

estratégia de distribuição

Saiba como desenvolver uma estratégia de distribuição eficiente

08/03/2020

O sucesso da operação logística depende, muitas vezes, de atividades que são executadas antes do embarque das mercadorias no veículo. É nesse aspecto que a criação de uma estratégia de distribuição demonstra a sua importância, uma vez que propicia os meios para que as mercadorias cheguem até o seu destinatário em perfeitas condições.

Por isso, a relação entre todos os integrantes da cadeia de suprimentos é a chave para conquistar resultados cada vez mais expressivos. Essa é uma mudança essencial que resulta no aumento da produtividade e, por consequência, da lucratividade.

Nós elaboramos este conteúdo para ajudar você a conhecer mais detalhes sobre esse conceito. Continue lendo e saiba mais!

Aprimore os controles de estoque de produtos

Frequentemente, problemas como atraso no envio de pedidos ou erros de remessa são causados pela gestão ineficiente dos armazéns. Quando isso acontece, a empresa está sujeita a enfrentar devoluções de pedidos, o que causa o aumento dos custos e o retrabalho.

Por esse motivo, é recomendado otimizar os processos de estocagem em todas as etapas do processo. A ideia aqui é prevenir a incidência de ruptura de estoque, que pode ocasionar a perda de vendas e impactar negativamente o relacionamento com clientes.

Invista em tecnologia na estratégia de distribuição

A gestão da informação já não pode ser separada da operação de movimentação de mercadorias. Isso ocorre porque a adoção de novas tecnologias pode otimizar diversas áreas, como a roteirização do trajeto de entrega e a automatização de tarefas.

Além disso, os sistemas são parametrizados para controlar diversas funções, desde o planejamento até a execução. Com isso, é possível emitir relatórios gerenciais com intuito de avaliar indicadores de desempenho e fornecer informações confiáveis para a tomada de decisão.

Realize o gerenciamento da frota

Os veículos da empresa são considerados essenciais para o sucesso da empresa, além de representarem um patrimônio de alto valor. Isso quer dizer que o gestor deve dedicar tempo e recursos para garantir que a frota seja mantida em perfeitas condições para circulação.

Essa prática envolve a manutenção preventiva, o acompanhamento da quilometragem rodada e o controle dos gastos com combustível. Como resultado, é possível prolongar a vida útil da frota e conquistar um diferencial perante a concorrência.

Programe o abastecimento conforme a demanda

Um dos maiores desafios dos fabricantes de produtos é a previsibilidade da demanda. Nesse caso, a palavra-chave é equilíbrio. Afinal, o excedente de estoque gera:

  • a imobilização de capital da empresa;
  • a depreciação dos produtos guardados;
  • a queda no preço de venda de artigos defasados; 
  • o aumento do número de mercadorias encalhadas.

Esse problema fica ainda mais claro quando consideramos a atuação de distribuidores e varejistas que não dispõem de informações concretas sobre o consumo dos clientes.

Uma das formas de contornar esse cenário é por meio da utilização de ferramentas capazes de estimar a demanda com base em dados históricos, previsões dos revendedores e eventuais variações do preço.

O objetivo do desenvolvimento de uma estratégia de distribuição é aprimorar os serviços logísticos, a fim de aumentar a acessibilidade do mercado aos produtos fabricados pela sua empresa. Assim, é essencial seguir as nossas recomendações para propiciar o crescimento do negócio.

Gostou desse conteúdo? Siga-nos no Facebook, Instagram e Linkedin para ficar sabendo em primeira mão sobre nossos posts e outras novidades!

Relacionados

Gestão de Vendas e VMI

Vale-pedágio obrigatório: tire suas dúvidas sobre o assunto

Gestão de Vendas e VMI

Giro de mercadoria: como resolver definitivamente esse problema?

Gestão de Vendas e VMI

Conheça o VMI e suas vantagens para as áreas de Logística e Supply Chain

Gestão de Vendas e VMI

Como o S&OP impacta diretamente o planejamento de vendas da sua empresa?

Gestão de Vendas e VMI

O que é Sell Through e qual a sua importância nos KPIs logísticos?

Gestão de Vendas e VMI

Sugestão de pedidos para fornecedores: como esse processo pode contribuir para manter o ritmo das vendas?

Gestão de Vendas e VMI

Gestão logística e trade marketing: entenda a relação

Gestão de Vendas e VMI

Conheça 4 ações de sell out que podem ser usadas em seu negócio

Gestão de Vendas e VMI

Qual é a importância de acompanhar o phase-in e o phase-out? Entenda!

Gestão de Vendas e VMI

Quais são os impactos e o que sua empresa deve fazer para evitar a ruptura de estoque?

Open chat
Olá! Tudo bem? Que tal ter uma demonstração das nossas soluções?