Financeiro

6 benefícios de investir na integração bancária automática

O todo tempo as empresas estão sob a iminência de transações relacionadas às suas atividades. A integração bancária automática é um mecanismo que proporciona muitos benefícios no cumprimento dessas obrigações e no controle da situação financeira da empresa.

Cada vez mais as organizações estão entendendo essa necessidade e recorrendo à automatização das tarefas bancárias. Este post vai mostrar como esse procedimento é vantajoso, por meio de 6 benefícios principais. Confira!

1. Aumento na produtividade

A tecnologia está sempre do lado de quem precisa exercer esforço de trabalho. Nas empresas, os distintos processos e obrigações demandam tempo e aplicação dos colaboradores, o que não é diferente quando se trata de operações bancárias de todos os tipos. Nesse caso automatizar

é a melhor saída.

O principal benefício obtido nesse sentido é o aumento da produtividade. Com o alto fluxo de obrigações a serem executadas, procedimentos básicos acabam por necessitar de mais tempo do que deveriam. Nenhum colaborador precisa participar dessas etapas se um sistema consegue realizar atividades variadas.

Como consequência, funcionários e departamentos podem direcionar o foco para obrigações mais complexas e que realmente demandam a participação de profissionais dedicados. Assim, sobra mais tempo para tarefas estratégicas e importantes. A produtividade aumenta muito, e a empresa sai ganhando!

2. Redução de erros e riscos

A intervenção humana está sempre sob a iminência de erros. Desempenhar uma série de obrigações durante o dia faz com que esse risco aumente, ainda mais, já que existem fatores como o cansaço e a falta de atenção. A integração bancária automática é um procedimento que mantém essas hipóteses afastadas.

Tarefas controladas por sistemas seguem ordens específicas e são realizadas com base em padrões de execução totalmente confiáveis. Dessa forma, o risco de erros cai drasticamente, o que é uma grande vantagem em qualquer segmento profissional. Além disso, sistemas tecnológicos têm foco em segurança.

Os riscos são baixíssimos, uma vez que todas as tecnologias bancárias são desenvolvidas com parâmetros de segurança avançados. Essas características proporcionam a tranquilidade que qualquer instituição precisa para automatizar as atividades.

Como consequência, essa integração bancária também favorece os clientes. Em muitas soluções, como no internet banking, eles têm acesso a essas funções. Assim, podem programar, por exemplo, o pagamento de faturas.

3. Melhoria no processo de gestão financeira

Gerir finanças é uma demanda comum a qualquer empresa, de qualquer segmento. Esse é um trabalho que requer muito detalhamento e a checagem profunda e dedicada de informações. Dados incompatíveis geram transtornos enormes e podem prejudicar as contas. Entretanto, a integração bancária automática pode agir nisso.

Os demonstrativos são documentos de extrema importância e quando são desenvolvidos sob sistemas automáticos, a credibilidade aumenta. Assim, o baixo risco de erros permite que os gestores tenham bases consistentes ao fazer o planejamento da organização a longo prazo.

Os resultados também são fiéis e livres de qualquer chance de manipulação ou até mesmo desencontro de informações. Qualquer atividade financeira, quando feita com a integração automática, é devidamente computada com a certeza de dados sólidos.

Esses registros são a plataforma de um trabalho de gestão desenvolvido com transparência, livre de desconfiança e que serão muito positivos à companhia. Assim, integração bancária automática é importante para ter equilíbrio financeiro!

4. Maior controle sobre recebimentos e pagamentos

Controlar entradas e saídas é uma tarefa de grande importância para a administração das finanças de qualquer companhia. Entretanto, se essa empresa tem um alto volume diário, fica difícil ter precisão nas informações. Nesse contexto, automatizar o processo confere mais confiabilidade para ela.

Com sistemas ágeis e transparentes, é possível saber tudo que a empresa precisou arcar e quais valores entraram no caixa. A diferença entre essas obrigações constitui cifras que precisam de um acompanhamento mais próximo e transparente. Os lucros da empresa são de extremo interesse!

Para monitorar a diferença entre pagamentos e recebimentos, colocam-se em boas posições o gestor financeiro e o departamento responsável. Assim, o apontamento em documentos e relatórios pode ser feito com precisão e transparência.

Isso é possível, pois, essas informações são transmitidas automaticamente, graças à integração. Desse modo, não há erros ou a perda de qualquer registro, devido a um grande fluxo de movimentação, por exemplo.

5. Antecipação do fluxo de caixa

O fluxo de caixa é parte importante do planejamento financeiro de uma empresa. Ele é o apontamento de tudo que entra e o que sai da conta de uma empresa. Com um foco maior na movimentação, o fluxo é fundamental para entender o volume de transações que a companhia realiza em momentos específicos.

Realizar esse controle manualmente não é a melhor forma de se fazê-lo. Quanto maior o número de transações, mais complexa essa tarefa ficaria. Quando há a integração bancária automática, o apontamento é mais prático, realizado por meio de um sistema capacitado para evitar erros. Essa possibilidade é um grande facilitador.

Os resultados são observados periodicamente, e o fluxo de caixa geralmente é avaliado diária, semanal ou mensalmente. Essa análise depende do volume de movimentação, algo que varia de uma empresa para outra. A automatização por meio da integração não permite espaço para qualquer engano ou falha.

6. Agilidade elevada nos processos financeiros

Uma empresa tem uma série de operações financeiras inerentes às suas atividades rotineiras. Pagamentos, transferências, empréstimos, emissões de NFEs, tudo isso proporciona variadas demandas no cotidiano. Ter que lidar com elas pode ser mais trabalhoso do que deveria, a não ser que haja a automatização.

Assim, por meio de comandos simples, colaboradores podem autorizar qualquer tipo de transação, sem que ocorra alguma burocracia. Como resultado, qualquer atividade financeira é executada com muito mais agilidade. Com isso, a companhia ganha em produtividade, sem que isso represente perda de controle ou erros.

A integração bancária automática é uma necessidade em meio aos avanços tecnológicos aos quais as empresas têm acesso. Essa possibilidade torna os procedimentos mais práticos, ágeis e proporciona resultados satisfatórios. Tudo isso é feito com muita transparência e sem falhas.

Em busca de uma solução de integração bancária para o seu negócio? Entre em contato conosco e descubra como o Interbancos pode auxiliar neste e em outros processos financeiros!